OCAS – Saindo das Ruas

Outro dia, saindo da loja Fnac em São Paulo, quando presenciei uma cena (infelizmente) comum mas desagradável. Um senhor, muito educado por sinal abordou uma madame na porta da loja oferecendo de forma gentil umas revistas, quando a mesma respondeu de forma grosseira e ríspida que “não queria ver coisa nenhuma”.

Como estava ao lado desta “educada” senhora, fui conversar com o senhor para ver o que ele estava vendendo. Conversando com o realmente educado senhor, descobri que o mesmo vendia as revistas para sobreviver e sair das ruas.

Acabei comprando duas revistas, a minha e a da “educada senhora” e descobri que além de ajudar o senhor com 2/3 do valor da capa, adquiri uma excelente revista, que tem textos excelentes e retratam de forma crua e honesta temas muito interessantes e demonstra a situação do povo brasileiro.

Mais tarde, navegando pelo site da revista, http://www.ocas.org.br/v2/index.htm, descobri que o senhor que vendeu a revista era o Daniel Gomes, cuja foto aparece lá para todos verem e conhecerem.

Segundo informações contidas no próprio site, a Ocas é uma Revista vendida exclusivamente por pessoas em situação de rua, que tem neste trabalho a chance de mudança efetiva de suas vidas. O Resultado decorrente da venda da revista – ficam com 2/3 do preço da capa – permite que estabeleçam novos contatos, ampliem seu círculo de relacionamento e dêem passos rumo à autonomia financeira e saída da situação de rua.

Ocas é uma revista de temas culturais, políticos e sociais, com vendagem efetuada exclusivamente nas ruas, sendo uma alternativa de mudança concreta contra a marginalização.

É uma boa leitura e uma oportunidade de ajudar as pessoas que realmente precisam de ajuda, e estão lutando para melhorar de vida.

Leave a Reply