Fotografia – Sebastião Salgado

 sebastiao-salgado6.jpgsebastiao-salgado8.jpgsebastiao-salgado7.jpgsebastiao-salgado4.jpgsebastiao-salgado3.jpgsebastiao-salgado11.jpgsalgado23.jpgsebastiao-salgado12.jpgsalgado19.jpg

Sebastião Ribeiro Salgado é um dos maiores fotógrafos brasileiros, reconhecido mundialmente por fotografar faces de um mundo esquecido pela sociedade.

Nascido em Minas Gerais em (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944), Sebastião Salgado é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.

Suas palavras certamente nos ajudam a entender muito sua proposta de trabalho.

Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair” diz Sebastião Salgado. “Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo“. – Sebastião Salgado.

Fotografando sempre em preto e branco, seu trabalho é carregado de imagens fortes e muitas vezes muito tristes, mas carregam uma beleza e singularidade ímpar.

Seu primeiro livro, Outras Américas, sobre a pobreza na América Latina, foi publicado em 1986. Na seqüência, publicou Sahel: O Homem em Pânico (também publicado em 1986), resultado de uma longa colaboração de quinze meses com a ONG Médicos sem Fronteiras cobrindo a seca no Norte da África. Entre 1986 e 1992, ele concentrou-se na documentação do trabalho manual em todo o mundo, publicada e exibida sob o nome Trabalhadores, um feito monumental que confirmou sua reputação como fotodocumentarista de primeira linha. De 1993 a 1999, ele voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamados internacionalmente. (Wikipédia).

Veja a lista de prêmios e a bibliografia de Sebastião Salgado:

Prêmios

  • Prêmio Príncipe de Asturias das Artes, 1998.
  • Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária.
  • Prêmio World Press Photo
  • The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental.
  • Eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciência’ nos Estados Unidos.
  • Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores.
  • Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos.
  • Prêmio Overseas Press Oub oí America.
  • Alfred Eisenstaedt Award pela Magazine Photography.
  • Prêmio Unesco categoria cultural no Brasil.

Bibliografia

Para conhecer melhor (ou rever) o trabalho deste excelente fotógrafo, visite o site http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado/index.htm.

6 Comments

  1. Maria Tânia Alves Cabral 09/10/2008
  2. jennifer e camila 29/03/2009
  3. fernanda 19/05/2009
  4. carina 20/10/2009
  5. ivo torres 10/11/2009
  6. jessica 17/11/2009

Leave a Reply