Como está o seu networking?

networking1.jpgMais uma vez vamos poder contar com um excelente texto da Consultora Adriana Saba.

Adriana Saba é Psicóloga, com experiência em Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, realizando assessment, coaching / consultoria de carreira individual e também orientação profissional, atualmente desenvolve seus trabalhos como Consultora na empresa Oficina da Mudança.

Como está o seu networking? Na semana passada, falamos sobre a possibilidade de mudança de carreira e o quanto a rede de contatos é fundamental. Mas como, de maneira prática, começar um trabalho de networking? Faça uma lista: de quem te conhece profissionalmente, ou seja, das pessoas que trabalharam com você (ex-chefes, subordinados e pares, fornecedores, etc) e de quem te conhece, mas apenas pessoalmente  (amigos, colegas de cursos, vizinhos, etc.) – esta é a sua rede de contatos. Analise quando foi a última vez que você falou, ao vivo ou por telefone, com essas pessoas. Se você fizer parte da imensa maioria da população, com certeza na sua lista deve haver pessoas com quem você não conversa há anos… e aposto que muitas delas são pessoas queridas, que você gostaria de ver e bater papo.

Os culpados, em geral, são a correria do dia-a-dia e a falta de foco, de hábito na manutenção dos relacionamentos. Mas são estas relações que podem  te dar um mínimo de sustentação social em um momento delicado, por exemplo. Não me refiro aqui àqueles contatos exclusivamente baseados em interesses comerciais, falo, ao contrário, de vínculos, de relações construídas ao longo do tempo.

Não adianta ter o nome e o email para enviar seu currículo quando está desempregado, muitas pessoas nem lêem, que dirá indicá-lo para uma vaga. Só irá te indicar para uma vaga ou oportunidade de negócio, alguém que te conheça de fato, até porque ao fazer a recomendação a pessoa também está sendo avaliada de alguma maneira – parte-se do pressuposto de que um bom profissional indicará alguém também competente e assim por diante.

Desta forma, é fundamental entender que a construção ou ampliação da sua rede de contatos é um processo que leva tempo… e exige alguma disciplina, mas que possibilitará colher frutos positivos, não só em momentos de desemprego, mas ao longo de toda a vida profissional.

Adriana Saba – Consultora

http://www.oficinadamudanca.com.br/

Para ler mais textos da Colsultora Adriana Saba, clique em Carreira na lista de assuntos do blog que fica no lado direito desta página.

2 Comments

  1. Rodrigo Toledo 15/07/2007

Leave a Reply