Networking Virtual

networking2.jpg  Ainda sobre networking, uma coisa que as pessoas em geral não se dão conta é o quanto os detalhes são importantes. Email é como telefonema, é fundamental retornar (não estamos nos referindo aqui às milhares mensagens de ppt, correntes, orações) e com a maior agilidade possível. Relacionamento é dar e receber, então é importante estar sempre em contato e a tecnologia nos ajuda neste sentido. Os sites de relacionamento profissional também podem ser uma boa fonte de contatos, se vc souber explorá-los e tiver disciplina. Não adianta se cadastrar e nunca mais acessar… 

O mais difundido no Brasil é o LinkedIn (www.linkedin.com). De início, começou a se espalhar entre o pessoal da área de TI, mas hoje agrega profissionais de todas as áreas. Tem mais de cento e cinqüenta mil brasileiros e seis milhões de membros no mundo. Do ponto de vista de carreira, embora exista a possibilidade de divulgar oportunidades em aberto, a imensa maioria das vagas divulgadas é do exterior.

No entanto, pode ser uma vitrine, pois o que algumas consultorias brasileiras vem fazendo é buscar candidatos e não publicar as oportunidades em aberto. O Via 6 (www.via6.com.br), criado no Brasil em setembro de 2005, é um site de relacionamentos profissionais com maior ênfase em troca de informações,  tem muitos profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing e vem crescendo. Seu perfil e histórico profissional ficam disponíveis, vc pode acessar diretamente uma pessoa que lhe interesse e participar de comunidades específicas.

Investir um tempo semanalmente para explorar estes sites pode ser uma estratégia interessante para ampliar seus contatos. 

Adriana Saba – Consultora

http://www.oficinadamudanca.com.br/ 

Para ler mais textos da Colsultora Adriana Saba, clique em Carreira na lista de assuntos do blog que fica no lado direito desta página.

Leave a Reply