Trabalhando em casa… Algumas observações importantes pra essa mudança dar certo

casa.jpgAh, trabalhar em casa é maravilhoso… Mas, pensando bem, algumas condições precisam ser respeitadas, senão, esta ilusão do trabalho tranqüilo, sem stress, cada vez mais comum no homem contemporâneo, cai por terra.

Em primeiro lugar, você precisa ter definido um espaço – está certo, sua casa não é nenhum palacete, mas delimitar território é importante, porque senão você corre o risco da sua vida ficar uma bagunça, uma completa mistura entre vida pessoal e profissional. Se você tem um cômodo só pra isso, fantástico! Se não, deve ficar claro para os moradores da casa que a mesa de trabalho, a estante e outros objetos fazem parte do seu trabalho – assim, não devem mexer, principalmente se você tiver crianças em casa.

O horário é outra questão importante. Grande parte das pessoas que começa a trabalhar em casa relata que passou a trabalhar mais, muito mais do que imaginava. Cuidado: é fundamental colocar limites de horário, se não você vai se tornar um workaholic enfurnado dentro de casa. Estabeleça uma rotina: acorde, faça seus exercícios, tome seu café, banho e coloque uma roupa pra “ir trabalhar”.

Muitos profissionais que trabalham em casa acabam sentindo falta do contato com outras pessoas, então estabeleça dias para manter sua rede de contatos: neste dia procure marcar almoços, happy hour, enfim o que você preferir.  A participação em alguma entidade também é bem-vinda, o trabalhador em home-office precisa garantir que a sua aprendizagem e troca de informações com o mercado acontecerá e não só pela Internet. 

Por fim, trabalhar em casa pressupõe que dois elementos estejam em harmonia: você e as outras pessoas que moram na sua casa – ambos tem que se adaptar. É uma transformação da rotina que atinge a todos, então antes de tomar esta decisão, consulte-os. Se você está louco para mudar de vida, cuidado! Não se deixe levar pelo emocional, decida analisando os fatos e condições concretas desta grande mudança.

Adriana Saba – Consultora

http://www.oficinadamudanca.com.br/

Para ler mais textos da Consultora Adriana Saba, clique em Carreira na lista de assuntos do blog que fica no lado direito desta página.

One Response

  1. Trabalhar em casa 03/10/2008

Leave a Reply