Vivo Zap 3G – Yiso x Kyocera – Qual é a melhor placa?

07082007008.jpg07082007010.jpg07082007011.jpg

Ontem fui até a loja Fnac de Pinheiros em São Paulo – Brasil para encontrar com a leitora e amiga Goretti. O local foi estrategicamente escolhido, por ser uma área com sinal 3G, próximo à Marginal Pinheiros e livre de edifícios, o que daria excelentes condições de conexão.

Após um ótimo bate papo sobre internet, blogs, sites e trabalho sacamos dois Notebooks com configurações muito semelhantes (um HP e um Sony Vaio), ambos com Windows Vista e duas placas da Vivo Zap 3G, uma da Yiso e outra da Kyocera.

Eu particularmente acho a placa da Kyocera mais bonita, mas é questão de gosto, a final de contas, como a finalidade dos equipamentos e a mesma, pouco importa a parte estética de um aparelho que fica praticamente inteiro inserido dentro do Notebook.

As duas placas foram inseridas, os Notebooks foram ligados, e chegou a hora de avaliar o desempenho e a velocidade de conexão de cada placa. Era o momento de ver uma bela briga, que teoricamente deveria terminar empatada, mas não foi isto que aconteceu.

A velocidade começou razoável mas em pouco tempo ficou muito baixa, e a estabilidade praticamente não existia! No primeiro teste a Kyocera conectou a 585kbps contra 390kbps da Yiso, mas a conexão da segunda placa logo caiu.

Nos testes seguintes a performance da Kyocera caiu para uma velocidade que oscilava entre 145 e 220kbps e a Yiso curiosamente ficou sempre com uma conexão em média 25% mais lenta do que sua concorrente. A Yiso também apresentou praticamente o dobro de quedas de conexão, precisando ser conectada após perder o sinal mais de 10 vezes em um período de 2 horas de café, testes e bate papo.

No balanço final dos testes chegamos a conclusão de que a placa Vivo Zap 3G da Kyocera apresentou um produto com uma conexão muito mais estável e com uma velocidade superior.

O site para medir a velocidade de conexão utilizado para a realização dos testes foi o http://www.speedtest.net/.

Agradecimento especial para a leitora Goretti pela grande ajuda nos testes!!

3 Comments

  1. Jonathas Koerich 14/09/2007
  2. josé carlos 01/08/2008
  3. Beatriz 26/02/2009

Leave a Reply