Trabalhando em Casa – Parte II

gw400h300.jpgO telefone é um ponto fundamental para  o sucesso do seu trabalho no home office. No meu caso, por exemplo, tenho duas linhas em casa, cada aparelho tem uma cor (branco – linha residencial e preto – comercial, no home office) para que a minha empregada não se confunda. Ela foi orientada para não atender o preto e esse esquema funciona bem. É muito desagradável quando você liga para um telefone comercial e atende alguém de uma maneira que você percebe que é a residência da pessoa.

São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença e transmitem uma imagem mais profissional para o seu cliente! Algumas pessoas, apesar de todos os cuidados que discutimos, não se adaptam ao trabalho em casa. Esta adaptação depende de dois aspectos: da personalidade do profissional e do momento de vida e carreira pelo qual ele está passando. Há pessoas que tem necessidade constante de estar em contato com outras e se ressentem muito de ficar isoladas. Outras, ao contrário, consideram um conforto se refugiar em um escritório em que podem controlar boa parte das variáveis.

Acredito que organização, disciplina para fazer uma boa gestão do tempo, independência e determinação para perseguir suas metas são características fundamentais para alguém que pretende trabalhar em casa. Além disso, o momento pelo qual o profissional passa é essencial: seus interesses precisam estar voltados para uma grande mudança em todo o seu esquema de trabalho. Assim, é comum o home office ser um dos elementos de uma transição de carreira mais ampla. Cada vez mais freqüente, no entanto, é a situação de funcionários que são submetidos a esta mudança a partir de uma determinação da empresa, neste caso a organização se responsabiliza pela instalação de micro e telefone na casa do seu colaborador e algumas chegam a oferecer treinamento para o funcionário se inserir nesta nova condição, o que é bastante recomendável.

De qualquer forma, observamos a tendência mundial de crescimento vertiginoso dos home offices. As micro e pequenas empresas, que cresceram cerca de 500% em uma década no Brasil podem se valer desta estratégia com sucesso. 

Adriana Saba – Consultora http://www.oficinadamudanca.com.br/

Para ler mais textos da Consultora Adriana Saba, clique em Carreira na lista de assuntos do blog que fica no lado direito desta página.

6 Comments

  1. dumpa 16/08/2007
  2. Adriana Saba 21/08/2007
  3. dumpa 21/08/2007
  4. Adriana Saba 21/08/2007
  5. rodrigostoledo 25/08/2007
  6. Trabalhar em casa 03/10/2008

Leave a Reply