Vivo Zap 3G x Modem Tim USB

tim_web.pngtim_gprs.pngtim_edge.png

Até o momento eu ainda não consegui realizar o teste da placa USB da empresa Tim. Bem que eu tentei, mas ainda não encontrei nas lojas de São Paulo um aparelho para fazer os testes e avaliar o desempenho.

Entretanto, a Bia Kunze e o Guileite conseguiram um exemplar para teste!

Apesar da instalação extremamente tranquila no Mac, segundo o Gui Leite, “em testes feitos no interior de SP e na capital, a página principal de um grande provedor nacional chegou a demorar até 2 minutos e 46 segundos para carregar completamente quando o modem estava conectado por GPRS. Quando a conexão é por EDGE a situação melhora um pouco, com a mesma página sendo carregada em 52 segundos, mas, apesar de ter obtido este resultado uma vez, a média ficou bem acima disto, 1 minuto e 32 segundos.”

Nos dias de lentidão total da rede da Vivo em São Paulo tenho conseguido velocidades entre 125 e 200 kbps, o que ainda deixa a Vivo Zap 3G em vantagem no quesito velocidade, mas o que certamente tem atrapalhado muito é a instabilidade da rede. No último mês a conexão tem apresentado constantes quedas, o que tem atrapalhado muito a navegação e utilização do serviço da Vivo.

Como podemos ver nas imagens dos testes de velocidade, mesmo em EDGE a velocidade ainda é extremamente baixa. Enquanto isso a conexão da Vivo Zap 3G estava funcionando a uma velocidade de 275,54 kbps segundo o medidor da RJNET, mas enquanto eu escrevia 2 posts no blog a conexão caiu nada menos do que 4 vezes!!

Em breve vou iniciar testes na rede da Operadora Claro para poder avaliar os progressos da rede de conexão de dados, que apesar de não ser tão veloz quanto a Vivo Zap 3G, em meus testes há alguns meses atrás sempre foi muito mais estável.

Vale a pena ler o review do Gui Leite!! Acesse no link
http://www.guileite.com/2007/07/30/modem-tim-usb-no-macbook/

Leave a Reply