Telefônica: 30 dias para transferir uma linha de telefone fixo com Speedy!

Nesta sexta-feira estarei mudando de apartamento para um bairro muito próximo de onde moro atualmente, sendo pouco mais de 10 minutos de carro, o que nesta cidade é algo realmente perto, e nesta semana resolvi ligar para a empresa Telefônica para solicitar a transferência de minha linha de telefone fixo e Speedy para o novo endereço.

Após a tradicional espera e da minha solicitação recebia a resposta de que o pedido seria atendido somente no prazo de 30 dias!! Tudo bem que eu não esperava que estas coisas fossem rápidas, e imaginava como razoável um prazo de 10 dias, mais 30 dias é um prazo realmente absurdo para quem depende da linha telefônica e da internet para poder trabalhar.

Descontente com o prazo, ainda tentei uma segunda ligação, mas a resposta foi a mesma, e não foi possível escapar deste prazo absurdo. Com o limite de 4GB de tráfego de dados no meu plano de internet pela rede 3G da Vivo, em poucos dias eu teria a redução da velocidade para 128kbps, o que prejudicaria muito o meu trabalho, mas pelo menos ainda teria uma ferramenta para acessar a internet.

Agora preciso decidir até amanhã se espero pelo prazo de 30 dias da Telefônica e me viro com a internet da Vivo e eventualmente da Vex em alguns locais espalhados pela cidade ou cancelo todos os serviços e assino um pacote com a Net com telefone, TV e Internet. Acho que as empresas estão tratando seus clientes de uma forma cada vez pior, e parecem não ligar a mínima para a concorrência, o que é lamentável.

43 Comentários

  1. Robert said:

    Pede a portabilidade linha para NET e pronto.
    Vai ser bem mais rápido.

    6 de outubro de 2010
    Responder
    • said:

      gostaria de saber como faço para transferir meu fixo com spedee para o novo endereço a mais ou menos 1 km e meio no mesmo bairro, espero resposta por e-mail

      24 de março de 2014
      Responder
  2. Rafael said:

    Chora pra NET, oferece um post patrocinado, descontos vão aparecer. Se bem que vc já sai ganhando deixando de dar dinheiro pra Telefônica, Speedy ficou uma droga (pelo menos onde eu moro).

    6 de outubro de 2010
    Responder
  3. Daniel said:

    Que concorrência? Virtua apesar de bom tem cota de download. A coisa só vai melhorar quando a GVT começar a atuar no mercado residencial de SP.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  4. said:

    E o valor cobrado pra transferir a linha? Ainda existe?
    Há uns 5 anos atrás eu mudei de um prédio para uma casa, que ficam a aproximadamente 300 metros em linha reta um do outro. Dois quarteirões de distância. E cobraram R$120,00 pra transferir.

    Se eu não precisasse manter o número teria saído pelo menos metade do preço cancelar a velha e solicitar uma nova.

    E nem adianta pensar que era outro tronco ou coisa assim, pois é o mesmo bairro.

    Agora vou mudar de novo, e se bobear cancelo o telefone fixo.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  5. Rodrigo said:

    Rodrigo,

    muitos que comentam aqui no seu blog tem memória curta ou não acompanham seus posts com tanta frequencia. Não seria uma contradição você contratar a NET depois de ter dito que estava abandonando a TV paga e optando por filmes por stream.

    http://www.rodrigostoledo.com/2010/03/fim-ao-desrespeito-cancele-a-assinatura-de-sua-tv-paga/

    http://www.rodrigostoledo.com/2010/03/boxee-o-melhor-software-para-media-center/

    De março para cá você mudou de opinião?

    Acho que você poderia cancelar esse speedy e contratar um novo speedy porque a instalação é mais rápida em novos contratos ou ligar na ouvidoria da telefonica e alegar que trabalha em casa e eles encurtam esse prazo.

    6 de outubro de 2010
    Responder
    • Está certo Rodrigo, mas é duro precisar trabalhar e ficar sem opções por 30 dias! Mas voltar para a Net também é de matar!! Vou acabar esperando ou vou consultar o Virtua! Um abraço!!

      6 de outubro de 2010
      Responder
  6. Celso said:

    Portabilidade para a Net, Rodrigo. Vc vai sair ganhando de várias formas, acredite. Eu fugi da Speedy já há alguns anos para o Virtua e mais recentemente fiz a portabilidade do telefone. Telefonica, pra mim, nunca mais.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  7. Diogo said:

    Outra solução é efetuar a transferência, anotar o protocolo e imediatamente abrir um processo na anatel pela demora de transferência de linha. Já fiz isso, mais de uma vez e lhe digo que o tratamento é outro, completamente diferente, normalmente os “gerentes da prestadora” ligam diariamente para passar o andamento do processo e você pode acompanhar o processo via web no site da Anatel.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  8. Paulo_gyn said:

    O problema de Brasil é que por mais que as empresas perdem clientes, seus ganhos são absurdos.
    Então, não se preocupa com fidelidade de clientes, ou migração de operadora.
    Com a portabilidade achei que algo mudaria, e o que aconteceu, alinhamento para as porcarias de serviços.
    Antes os planos 3G eram ilimitados por um valor X, hoje se paga o mesmo valor por uma internet limitada, de 3G depois de 4GB no seu caso da vivo, vai para 2G (128kb).

    Vai entender…

    6 de outubro de 2010
    Responder
  9. Diogo said:

    Esqueci de complementar que o tratamento é outro, pois se eles pagam multa quando ultrapassa o prazo legal! Você advogado deve saber qual é o prazo.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  10. David carvalho said:

    Rodrigo, boa tarde. Cara eu acho que voce deve ligar lá no onbudsman da Telefonica, porque esse prazo é um absurdo.
    Telefone 08007751212 espero que ajude. Abraço

    6 de outubro de 2010
    Responder
  11. Lavico said:

    Rodrigo, Existem indicadores operacionais de qualidade medidos pela Anatel e um deles é a de mudanca de endereço, ou seja, quem determina esse prazo não e a operadora, mas sim o órgão regulador. Quantas vezes vc ligar, serão as vezes que lhe informarão que o prazo e de 30 dias, uma vez que era no script de atendimento dos operadores. Trabalho na concorrência e tenho quase que absoluta certeza que farão em menor prazo. Brigue com a Anatel.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  12. jakehimUra said:

    Rodrigo, não vai dar certo, me mudei a pouco mais de 2 meses, pedi essa portabilidade completa, só veio a linha e tive q adquirir o speed, entrando na fila de espera, o mesmo veio faz pouco mais de 1 semana.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  13. Fernando said:

    Camarada, eu ODEIO a telefônica, só dá problema. Já tive tantos problemas com eles que só tenho o Speedy em casa porque não tem outro jeito. Se eu pudesse, com certeza mudaria para o da Net. Uma vez pedi pra mudar a velocidade de 2 pra 4 mega, nas duas primeiras semanas funcionou numa boa, depois parou de funcionar o speedy, liguei pra ver o que tinha de errado e depois de muito esperar descobri que a telefônica cancelou sozinho o meu speedy, e não teve jeito, tive que falar com Procon, Anatel, Ombudsman, etc, no final tive que refazer a assinatura pois não tinha como “cancelar” o cancelamento indevido! Aff, muita raiva! O problema atual é que a velocidade contratada nunca é atingida… Um saco…

    []s

    6 de outubro de 2010
    Responder
  14. said:

    Uso o Combo da NET em Porto Alegre. Tirando alguns desentendimentos que tive com valores, no início da contratação, considero muito estável o link de Internet, a TV oferece boas opções e o telefone… bem… eu prefiro usar meu celular pré-pago para fazer e receber ligações, portanto, não posso falar muito sobre esse serviço. Agora, tudo isso é MUITO MELHOR do que quando eu pagava uma fortuna para ter apenas telefone e Internet da abocanhada Brasil Telecom.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  15. Rafael P. said:

    Moro no interior do RS. Sou cliente da OI (telefone fixo) e mudei de endereço. Fiz o pedido e o prazo para mudar o telefone era de 3 dias e o adsl de 5 dias. No final tudo demorou 2 dias. Perfeito.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  16. Alex said:

    Virtua nao tem Quota. (tem mas eles nao aplicam) já fiz mais de 90GB de download em 1 mes e nao aconteceu nada. Uso virtua a mais de 6 anos, e nao troco pela Telefonica nem fodendo!

    6 de outubro de 2010
    Responder
  17. said:

    Sugiro se for usar vivo 3g:
    pegar linha usa até 4gb
    cancela e pega outra
    paga proporcional
    ja fiz isso por 4x
    pega só o chip
    É sem multa
    boassorte
    abraços
    21:39

    6 de outubro de 2010
    Responder
  18. Julio said:

    Rodrigo, eu acho o seguinte. Pega e abandona essa porcaria de tecnologia que escraviza o cérebro de muita gente. Compra um sítio, vai criar umas galinhas e umas vaquinhas e dá mais atenção para sua família. Você verá que longe dessa nova droga chamada internet/celular/tecnologia será extremamente mais feliz !!!

    6 de outubro de 2010
    Responder
  19. edw said:

    Salvo engano, o prazo é de 7 dias. Abra um processo na Anatel que resolvem rapidinho (já resolvi 3 pepinos com eles). Se passar 1 diazinho, não deixe de mover uma açãozinha básica por dano.
    Desconheço prazo para instalação de banda larga, se é que tem.

    6 de outubro de 2010
    Responder
  20. evandro said:

    Aplicativos PAGOS no Android Market brazuca!!! Uhuu!

    7 de outubro de 2010
    Responder
  21. MARCEL said:

    tbm passei por isso…

    levou ate um pouco mais de 30 dias…

    uma maravilha…

    mas eu nao tinha opçoes…era speedy..ou speedy…

    7 de outubro de 2010
    Responder
  22. said:

    Engraçado como serviço de internet no Brasil está cada vez pior.. parece mesmo q as empresas locais não estão nem ae, nem para os clientes e nem para a concorrência.

    Ainda bem q existe empresas de visão como a GVT. Espero que ela não fique “podre” como as outras tão cedo.

    7 de outubro de 2010
    Responder
  23. said:

    Eu tb to planejando criar galinhas
    alguem ai sabe a melhor variedade?
    nao citando os meus familiares please!

    7 de outubro de 2010
    Responder
  24. Rafael Brito said:

    Rodrigo faça o seguinte, na minha época de estudante também passei pelo mesmo problema,haviamos mudado de apartamento e pedimos a transferência de linha com a adsl, se não me engano na época era a brasil telecom… Bom eles queriam cobrar uma taixa de 90 reais e a demora de 15 dias, isso que eu estudava em uma cidadezinha do interior do paraná. Aquilo todos da republica ficaram em um impasse, era mais caro transferir do que pedir uma nova. Bom, ai surgiu a grande idéia de ameaçar eles, liguei lá e perguntei novamente sobre a taixa de transferência e logo após ela me informar eu soltei um “puts”… e perguntei: “E pra cancelar a linha, tem taixa?”.. rs… no mesmo momento ela pediu um minuto e retornou dizendo que eu era cliente antigo e que blá… blá… blá… e eles iriam cobrar somente 15 reais pela transferência e que em dois dias ela seria feita.. rs… no mesmo dia eu já estava com a linha telefônica em casa, só a adsl que demorou 2 dias mesmo. Recomendo tentar, qualquer coisa portabilidade, em uma semana eles migram tudo!!! Abraços

    7 de outubro de 2010
    Responder
  25. Patrick said:

    “Nesta sexta-feira [b]eu estarei mudando[/b] de apartamento em São Paulo”

    Desculpe, mas foi inevitável perceber este erro.
    Quanto ao seu problema, infelizmente a população de São Paulo não tem tantas opções.
    Em Curitiba temos a GVT que presta um bom serviço.
    Na minha residencia tenho um pacote de telefone + internet 10MB e pago 120,00, sendo 69,00 da internet.
    A Oi (antiga Brasil Telecom) também não nos oferece um serviço a agrado.
    De qualquer forma, boa sorte.

    7 de outubro de 2010
    Responder
  26. Avallone said:

    Rodrigo… sinceramente pula pra outra logo. no inicio do ano mudei pra um apartamento a duas quadras da casa em que eu morava em limeira, solicitei a transferencia duas semanas antes e fui informado assim como voce que levaria 10 dias pra linha telefonica e mais ou menos um mes para o speedy. apos 3 meses sem nem linha telefonica e muito menos o speedy e varias tentativas de cancelar a linha eles decidiram iniciar o procedimento de cancelamento que se estendeu por mais um mes( isso porque no segundo mes eu jah tinha pedido pra cancela tudo) fui mto mal tratado…. paguei varias contas e em apenas algumas recebi meu dinheiro de volta… e no final acabei fikando só com o meu 3g no ap porque net num chega lah.
    melhor já corre atras de outra.
    flow

    7 de outubro de 2010
    Responder
  27. Como esta o 3G da Tim ai em SP?
    Lembrando que comprando um chip pré-pago da para usar o 3G ilimitado por R$ 0,50 por dia.
    Aqui em Porto Alegre está funcionando bem.

    Abraço e boa sorte!

    7 de outubro de 2010
    Responder
  28. Sou de Marília, interior de SP, o único porém do Tim Infinity Web é a limitação na velocidade, apenas 300 kbps, em vários testes que faço a conexão “crava” nos 300, com certeza a velocidade poderia passar dos 300, mas como a intenção “via de regra” é acesso pelo celular 300 k está de bom tamanho.

    Uma colega minha é gerente da tim, nos testes que fazemos na sala da faculdade, consigo os limitados 300 kbps, já no iphone dela, como o plano é ilimitado, ela passa dos 700 com frequencia.

    Se no interior as coisas estão dessa forma, tenho certeza que na capital deve estar muito melhor.

    Ainda da pra utilizar o milestone como roteador wirelles, compartilhando a internet pro pessoal da sala rsrs.

    7 de outubro de 2010
    Responder
  29. Rodrigo, quando tive que transferi a minha linha com internet com a GVT o prazo foi de 24 horas, em 12 horas já tava com a internet e o telefone funcionando no novo endereço. Isso aqui em Porto Alegre. Sinceramente a GVT demoro pra chega em SP.

    7 de outubro de 2010
    Responder
  30. Eduardo PA said:

    Ola, estou em Curitiba e pedi a transferência de um número da GVT, fui atendido em 8 horas e eles ainda ligaram para saber como foi o atendimento.

    Abraços

    7 de outubro de 2010
    Responder
  31. Gustavo said:

    Acabei de ligar na ouvidoria, já que a ass de imprensa nao deu retorno.

    Me passaram um prazo de 1 semana para o retorno da ouvidoria…

    Mas queriam que eu espereca, 30 dias corridos, apartir da finalizacao da troca de endereco.

    Ou seja:

    8/9 – primeira solicitacao de mudanca de endereco
    28/9 – mudanca de endereco efetuada
    28/10 – prazo final do speedy

    tá de brincadeira ou quer mais?

    Vou aguardar a resposta da ouvidoria, caso nada seja feito… justiça neles.

    7 de outubro de 2010
    Responder
  32. John said:

    AHAHHAHAH Vc ainda tem Speedy?? hahahahahahah

    Ah paaaaaraaaa Rodrigo….

    Vai para Net e seja feliz!! Net respeita seu cliente de forma surpreendente. Só sendo assinante para ver. Eles mandam até SMS com uns 3 dias de antecedencia avisandoque tera eventuais manutençoes no sistema. Quanod for ligar por causa de uma queda de sinal na grua já diz que sua região está com alguns priblemas dá um prazo de retorno e volta muuuuuuuuuito antes do previsto.

    Para mim nota 1000

    Speeedy??? hahahahahaha é como comprar um nokia com seus “graaaaandes hardwares” com ios castrado hahahahahah

    7 de outubro de 2010
    Responder
  33. Junior Sotero said:

    exatamente isso que aconteceu comigo. Para instalarem o speedy depois então….fiquei quase 50 dias sem internet. E ainda por cima tem a taxa de transferencia que se me recordo bem foi de 90,00. Que adianta? Mudo pra NET? Outra porcaria. Somos escravos aqui no Brasil. Não temos nada a um preço decente e com qualidade. Pagamos caro para termos serviço de 5ª!!

    7 de outubro de 2010
    Responder
  34. Junior Sotero said:

    Sobre o comentario acima do John: Recebo esse torpedo da net toda semana avisando dos “eventuais problemas” faz 2 meses. Pq antes quando eu morava na minha mãe nós tinhamos net e o cadastro era no meu nome. Alias, recebo estes torpedos pq minha mae ainda tem net la. nao defendo a telefonica não. Outra porcaria.

    7 de outubro de 2010
    Responder
  35. said:

    Realmente, nós do SUL do país somos agraciados com a melhor operadora de telefonia. A GVT é 100% voltada ao seu cliente.
    Como um comentário acima falou, eu também pago R$120,00 pela linha com adsl de 10mb (com modem GRÁTIS -não, não tem assinatura/comodato, etc, também não tem gente te ligando 1min depois de efetuar o contato tentando te empurrar um provedor).

    PS: Vc sabia que a GVT também tem link de 100mb? :)

    Não consigo entender a demora da GVT em entrar em SP. Acredito que o maior problema é a instalação de novas centrais telefônicas em cada bairro, cada uma delas ligada ao backbone da empresa via fibra ótica.
    Para quem está no SUL (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) mudem JÁ para a GVT! Vocês não vão se arrepender..

    Ahhhh, mas R$120,00 é caro. Tudo bem, tem planos menores. ;)

    @rodrigostoledo, faça a portabilidade. Não pense 2x. A Telefônica é a nossa “OI” aqui. Só funciona na base da ANATEL/PROCOM. A Claro é outra que só funciona assim também. Acho que estou no melhor dos mundos. GVT e Vivo.. :) Pena eu não ter os planos da CTBC..

    8 de outubro de 2010
    Responder
  36. Levi said:

    Eu mudei de cidade e mesmo com o prazo de 30 dias para o Speedy em um dia tive a linha e Speedy transferidos tranquilamente…

    8 de outubro de 2010
    Responder
  37. RICARDO BOTTARI said:

    Rodrigo, boa noite. Não sei se o que vou lhe dizer vai ajudar na sua decisão, isso se já não tiver optado por um outro meio de comunicação via internet que não o da Telefônica. Infelizmente a Telefônica é um caso perdido. Não há qualquer esperança para que algum dia sirva para alguma coisa. O pior, ao se coligar com a TVA teve a capacidade de piorar o serviço da TVA, abrindo mão da qualidade de seus receptores, empurrando para os clientes um modelo que ao aquecer simplesmente perde o sinal. Mas arrumaram a solução imediatamente. Lançaram um tal cooler. Serve para refrigerar o aparelho e produzir um barulho insuportável para o pobre do usuário. Como você pode ver, sem esperanças. Apesar de não ser um “the best”, a net ainda é a melhor solução. Predisponha-se a reclamar, ligar todas as vezes que o sinal ficar abaixo do esperado mas, ainda assim vale a pena. Você não precisará pagar provedor, ficando livre de um gasto à mais. Sempre haverá as famosas desculpas que se o sinal não chega a sua casa é devido primeiro a sua maquina, depois aquela pecinha que fica na frente da tela (o pobre do usuário) e ainda mais vão querer provar que se você acessar o site da net para baixar a propaganda deles, o download vai estar em plena carga. Só que ninguem contrata serviço de internet para baixar propaganda do fornecedor do serviço, concorda? Mas como já falei, apesar de tudo ainda é o que temos de menos ruim. Custo, benefício verso chateação de atendentes mal educados, a Net ainda é uma boa opção.

    17 de outubro de 2010
    Responder
  38. FELIIPE said:

    CANCELA FALA QUE VAI CANCELAR E ELES RESOLVEM RAPIDINHO!!!

    14 de setembro de 2014
    Responder

Deixe uma resposta