Quem precisa de um HD externo gigante?

Hoje eu encontrei uma notícia sobre o lançamento de um HD externo portátil da Western Digital com 2 TB de espaço para armazenamento e me lembrei do tempo em que precisava de muito espaço em disco para guardar arquivos de MP3, filmes e séries, fotos e outros arquivos pessoais e softwares.

Neste tempo não muito distante, eu precisava comprar um HD externo maior a cada ano, pois o espaço simplesmente desaparecia com tantos downloads e uma grande necessidade de baixar tudo o que aparecia pela frente!

Aos poucos fui eliminando a necessidade de tantos downloads, começando pelos meus mais de 65GB de música que foram encostados em um HD no fundo da gaveta e deletadas de todos os outros, seguido pelos filmes e séries, e por fim os softwares.

No lugar das músicas em formato MP3 e CD´s estou utilizando um serviço de streaming de áudio chamado Spotify e algumas rádios via internet, os filmes e séries foram trocados pela própria TV, o Netflix e o Netmovies, e os poucos arquivos baixados são consumidos e deletados imediatamente, e para terminar, os softwares do Mac estão hoje todos na loja de aplicativos e podem ser recuperados a qualquer hora sem a necessidade de nenhum tipo de backup.

No final das contas o HD portátil de 1TB que estava quase lotado hoje tem mais de 588GB livres, e a minha única necessidade de espaço em disco é para salvar fotos e vídeos pessoais, o que não chega a crescer em um ritmo tão rápido ao ponto de justificar a troca dos discos em curto prazo.

Apesar de geram muito conteúdo, consigo armazenar muita coisa na internet e vejo que hoje tenho uma necessidade muito maior de poder contar com espaço na rede do que em meus próprios HD´s, além de ter alterado o meu hábito de consumo para música, filmes e séries, pois hoje eu não preciso mais ter estes arquivos em casa, só preciso que eles estejam disponíveis em algum lugar para o meu uso.

Será que as pessoas ainda precisam de um HD gigante em casa?

One Response

  1. Antonio 27/04/2012

Leave a Reply