Bateria do Nokia Lumia 800: Um problema sem uma boa solução

Desde o lançamento venho utilizando o Nokia Lumia 800 com o sistema operacional Windows Phone, que salvo alguns problemas como a falta da funcionalidade de hotspot WiFi, vem me atendendo muito bem com seu belo software e aplicativos, entretanto o consumo de bateria ainda é um grande problema sem solução.

Eu fiz a atualização prometia triplicar o tempo de duração da bateria, melhorando de forma considerável o seu consumo, mas apesar do ganho de aproximadamente 20% de tempo de uso, o aparelho ainda está muito distante do que seria aceitável para um smartphone, que na minha opinião deveria chegar ao menos no final do dia, sempre com todos os serviços de mensagens e localização ativados.

Eu até tentei utilizar o aparelho desligando a rede 3G e WiFi quando estas não são necessárias, assim como o GPS, mas é muito ruim ter que ficar ligando e desligando tudo o tempo todo, e muitas vezes deixar de receber um contato importante via Twitter ou Whatsapp por estar desconectado, o que na minha opinião não é uma boa solução para o problema do alto consumo de energia.

Na minha opinião os smartphones são feitos para usarmos todos os seus recursos sem nenhuma economia, pois pagamos caro em um modelo super conectado e cheio de funções justamente para termos estes recursos sempre disponíveis.

Por hora o consumo de bateria do Nokia Lumia 800 continua sendo um problema sem solução, sendo que ao comparamos este modelo com seu primo / irmão Nokia N9 temos a certeza que o problema está no sistema operacional da Microsoft, pois o N9 consegue muitas vezes passar de um dia pesado de uso sem nenhum problema de falta de energia.

Espero que a Microsoft resolva logo este problema com a Nokia, pois até o momento não consegui colocar o Lumia 800 para rodar como aparelho principal nem nos finais de semana para não correr o risco de ficar na mão no meio do caminho. O Lumia 800 é um belo aparelho, mas sem uma boa bateria as coisas ficam realmente muito difíceis.

32 Comments

  1. rcmfrio said:

    Rodrigo eu tenho o Lumia 800 e o N9, e realmente a bateria do N9 dura bem mais, mas quando tu fala “sendo que ao comparamos este modelo com seu primo / irmão Nokia N9 temos a certeza que o problema está no sistema operacional da Microsoft” não podemos esquecer que o processador do Lumia tem 40% mais clock que o do N9 (1,4 contra 1,0), talvez isso explique um consumo maior do Lumia.

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      É verdade rcmfrio, mas será que a diferença está nestes 40% a mais de performance necessárias para rodar o sistema da Microsoft? Acho que deveriam ter colocando uma bateria um pouco maior, pois com certeza seria melhor sacrificar o tamanho no lugar da autonomia. Um abraço!

      21 de maio de 2012
      Reply
  2. Pablo Weyne said:

    Depois da atualização a bateria melhorou bastante, chegando a ser aceitável. Eu passei agora 1 ano com o Samsung Galaxy S2 e ele sim durava bem pouco, muito menos que o Lumia 800. Agora estou também com o Galaxy Note e a bateria é bem melhor. O problema é que a bateria não evoluiu como os celulares, ainda é um grande problema, sendo necessário ter que fazer o SO consumir pouca bateria.

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      É verdade Pablo Weyne, mas bem que poderiam ter pensado nisso, colocando uma bateria maior no aparelho, o que iria ajudar muito! Um abraço!

      21 de maio de 2012
      Reply
  3. Tiago Laporti said:

    Bom dia Rodrigo, rapaz, aproveitando este post, fui viajar esse final de semana, subi a serra e tudo mais. Muito frio. Não tinha rede de celular no local. Então resolvi colocar meu Lumia 800 em modo avião, desativando assim a rede 3g, edge, enfim, não conectado a rede da vivo. Incrivelmente quando retirei o celular da gaveta da pousada 2 dias depois, ainda restavam 40% de bateria, e estava a 2 dias e 5 horas sem carregar. Pergunto a você, seria alguma problema com a rede da vivo, de conectividade, autenticação, que impediria o celular de ficar em standy by até a proxima ligação? Ou realmente um problema com o sistema operacional? A experiência que obtive me fez ter várias dúvidas sobre isso. Meu xperia play durava 2 dias, teve tempos que o iphone 4 passou por uma atualização que corrigiu o problema acima por mim informado correto? Obrigado, parabéns pelo blog.

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Bom dia Tiago Laporti! Também sou usuário da Vivo, o que pode reforçar a ideia da existência deste problema. Vou desligar a rede por aqui para ver se as coisas melhoram, e também vou desligar a rede 3G para ver como fica o consumo. De qualquer forma acredito que a Nokia deveria apresentar uma solução para o problema, que mesmo sendo pior para uma parcela dos usuários, com certeza afeta muita gente! Um abraço e obrigado por ler e comentar no blog!! ;-)

      21 de maio de 2012
      Reply
  4. Felipe Dias said:

    Rodrigo, tive um problema parecido no Lumia 800 que minha mãe possui, mas no caso dela a bateria não aguentava um dia. Pensei até que fosse um problema da propria bateria. Consegui resolver esse problema removendo alguns aplicativos que foram oferecidos pela Nokia. Todos os aplicativos que estavam instalados no aparelho eu deixei, mas os outros que eram disponibilizados pra download, eu removi. Não lembro ao certo qual aplicativo, mas no caso dela, que nem usa pacote 3G, não havia justificativa para um consumo tão grande da bateria. Não sei se você ja viu, mas dê uma olhada nos aplicativos que você tem instalado, as vezes eles podem ser os grandes culpados por isso.

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Obrigado pela dica Felipe!! Vou fazer uma boa pesquisa por aqui para tentar encontrar os aplicativos! Um abraço!

      21 de maio de 2012
      Reply
  5. Arthur Amorim said:

    Rodrigo,
    Acredito que o problema não seja no SO “puro”. A Nokia tem uma certa liberdade a mais para fazer algumas modificações no Windows Phone. Eu tenho um HTC Ultimate, e minha namorada tem um Samsung Omnia W e ambos tem uma performance energetica muito boa. O meu dura 1 dia tranquilo usando tudo, e o dela 2,5 usando poucas coisas. Tente retirar alguns aplicativos que rodam em segundo plano que não são primordiais para o seu dia a dia. Vá em configurações, arraste para o lado em Aplicativos e depois vá em tarefas em segundo plano. Eu fiz isso e minha bateria deu uma melhorada, pouca mas melhorou. O que me impede de mudar para Nokia hoje é exatamente esse problema. Ela esta mexendo muito no sistema e está causando certos problemas.

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Obrigado pela dica Arthur Amorim! Vou testar por aqui para ver se melhora alguma coisa! Um abraço!

      21 de maio de 2012
      Reply
  6. Pablo Weyne said:

    Um dos vilões da bateria é o e-mail, se tiver configurado o método “Receber e-mail quando chegar”, ou seja, ele fica sempre conectado no servidor e assim que chega um e-mail ele informa, isso consome muita bateria. Eu tenho 4 e-mails e os mais importantes eu mantenho assim, mas o menos importante eu peço para ele checar a cada 30 minutos.

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Vou tentar reconfigurar as coisas por aqui para ver se tenho algum ganho. Um abraço Pablo e valeu a ajuda!

      21 de maio de 2012
      Reply
  7. Paulo said:

    Bom dia Rodrigo, tambem tenho um Lumia 800 e de início senti a baeria sem querer durar o dia inteiro, dai fiz algumas mudanças sendo a principal foi utilizar a rede Edge em vez da 3G já que em casa e na empresa tenho Wifi, Tenho 4 contas de email ativas, meu msn fica on ( acho que tb consome bateria ) e todo o resto normal incluindo o titles ( whatsapp, foursquare, gismeteo, Xbox live ) que tambem consomem bateria.
    Com tudo isso minha bateria vem durando perfeitamente 1 dia inteiro ( como antes meu N8) desconectando as 6 e voltando a carga as 23 ainda com bateria.
    Tenta talvez rezetar, talvez seja algum bug

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Vou experimentar para ver se melhora! Obrigado pela dica Paulo!!

      21 de maio de 2012
      Reply
  8. said:

    Cara, em todos os celulares mantenho o wi-fi e 0 2g/3g desligado, se ficar ligado acaba logo (tenho um milestone).

    Só no emulador de playstation vai sugar a energia.

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Acho que tenho que seguir por este caminho Silva, ao menos enquanto não acertam o sistema operacional deste aparelho. Um abraço!

      21 de maio de 2012
      Reply
  9. MAURICIO OLIVA said:

    A queixa que tenho a respeito deste aparelho é apenas com a velocidade de carregamento via usb do computador. Comigo o parelho dura 1 dia e alguma coisa… o unico despositivo que fica desligado eh o GPS… possuo 3 contas de email ativas (15min check) alem de face, linkid, twitter, etc… acredito que seja algo na configuracao… abs

    21 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Está durando um bom tempo então Maurício! Um abraço!

      21 de maio de 2012
      Reply
  10. Alfatec said:

    E ae rodrigo blz? Bem eu era da época dos n95 da vida e ate tive a oportunidade de conhecer o rodrigo na época que era a “febre” nos primeiros nokias com gps embutido . Sou um analista e consultor técnico em smartphones e tenho um lumia 800 , lg optimus 3D e um N8 e nos fórums da vida sempre o pessoal reclamava da autonomia da bateria do p920 lg optimus que durava bem pouco devido aos recursos . No meu caso nem durava 1 dia a bateria do lg e eu reclamava mto mas depois que eu adquiri um lumia 800 foi uma decepção em relação a autonomia da carga da bateria . Em meu uso normal (3G ativado e sincronizando 4 caixas de emails de 30 /30 min) a bateria não chega durar 8 horas isso quase o maior tempo em screen off . O lumia tinha td para ser um grande smartphone mas na minha opnião esta deixando a desejar pelos seguintes fatores . 1- autonomia da bateria decepcionante / 2- o bluetooth é bloqueado para compartilhamento / 3- qdo vc conecta o cabo ele não funciona como pendrive(storage mass) /4 – vc não consegue customizar o toque das mensagens de sms e por fim , 5 – já mandei diversos emails para nokia reclamando de um velho problema , os mapas do nokia maps .Esses mapas é do ano de 2001 e nunca foram atualizados . Na região do abc SP falta muita rua e o numeral não eh informado corretamente .LAMENTÁVEL A NOKIA . O htc com o windows phone lançou recentemente um navegador que da de 10 a 0 no nokia maps que eh o HTC Locations , esse último sim é atualizado os mapas para o S.O. WP7. Mas voltando o caso da bateria os gringos do xda developers, lançaram uma firmware custom totalmente livre de bloqueio e com ela vc instala app de outros market (HTC, Samsung Nokia) e eles mecheram no clock do processador para trabalhar com uma frequencia baixa em screen off , resultado a bateria chega durar até 3 dias de uso moderado . Mas tem versões de HW que ainda não aceitam o desbloqueio para roms customizadas . Se vc for em about no WP e o final da versão da HW for 2.4 , dai pode esquecer que ainda os caras estão se batendo para achar uma solução , agora se for 2.3 , essa ultima vc consegue desbloquear e dai vc instala ateh aplicativos externos dispensando o Marketplace do WP . Nos lg optimus 3D já desenvolveram uma firmware customizada que aumenta a duração da bateria , eu instalei no meu e realmente aumentou mesmo e o segredo esta em abaixar a frequencia qdo o seu cell esta em stand-by . Mas uma dica importante para durar a bateria . Todo smartphone tem um arquivo de configuração de bateria e qdo vc instala uma nova firmware ou formata o smartphone vc tem que sempre certificar e realizar o procedimento com a carga em 100% e deixar descarregar até desligar e recarregar ateh 100% (sem mecher no cell de preferencia desligado) Com isso vc gravará no FW rádio do WP as informações de carga e descarga (nos androids fica no kernel) .Para dar um hard reset deixe carregar ateh 100% e sem desconectar do carregador com ele ligado pressione sem soltar o botao do power por 10 segundos , qdo ele desligar segure simultaneamente as teclas CAMERA + VOL – + POWER e só solte a tecla power e os outras mantenha pressionadas por 6 segundos . Qdo aparecer o logotipo da nokia solte as teclas .Pronto voltara aos valores de fábrica .Espero ter ajudado.

    Alfatec

    22 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      Mais um belo comentário Alfatec!! Legal ver você por aqui na casa nova!! Ainda não tive coragem de alterar o firmware do meu Lumia, mas vou fazer mais alguns testes para ver se consigo melhorar um pouco mais as coisas por aqui! Um abraço!!

      22 de maio de 2012
      Reply
  11. said:

    Rodrigo, te falo que isso não é um problema apenas do Lumia 800. Meu irmão “ganhou” um Lumia 710 da Vivo em função do plano que ele contratou e adorou o aparelho (de fato, mesmo eu – um usuário de longa data do iPhone – achei a estética do Windows Phone mais bonita que do Android) mas tem reclamado comigo a mesma coisa: a bateria dele muitas vezes não chega ao fim do dia, tendo que carregar pelo menos 1x ao longo do dia. E com base nas informações do N9, começo realmente a acreditar que o problema seja o SO e não hardware.

    22 de maio de 2012
    Reply
    • Rodrigostoledo said:

      É verdade Carlos, o consumo é absurdamente alto, mas estou testando tudo o que posso para tentar identificar se algum aplicativo ou função podem ser os culpados. Por hora é bom sempre andar com mais um celular só para garantir!! Um abraço!!

      22 de maio de 2012
      Reply
  12. Diogo said:

    Rodrigo, me tira uma dúvida.

    Eu tenho o Lumia 800 desde abril e percebo que a bateria dele só dura no máximo 20 horas. Isso em stand by ou usando 3G .
    Além disso, eu já fiz a atualização para 7.10.8107.79 e ele continua com essa bateria fraca.
    Outro caso que observei é que quando eu carrego o celular a bateria só vai ao máximo de 600 mAh.
    Eu queria saber se é o caso de tentar um master reset ou se o problema seria da própria bateria do aparelho?

    Obrigado pela ajuda!!

    11 de julho de 2012
    Reply
    • rtoledo said:

      Acho que o problema é software, e com o tempo deve melhorar! Pelo menos eu espero! Um abs!

      16 de julho de 2012
      Reply
  13. wiliam said:

    cara eu tenho o lumia 800 e quando ta no final da carga da bateria ele trava e fica um tempao travado nao sei oque é isso alguem poderia me ajudar?

    31 de julho de 2012
    Reply
    • rtoledo said:

      Eu vi isso acontecer uma vez com o 710, mas por hora não aconteceu nada parecido com o Lumia 800 ou 900 por aqui. Se descobrir algo eu aviso! Abs!

      3 de agosto de 2012
      Reply
  14. Douglas said:

    Não cheguei a ler todos os comentários, por isso não sei se alguém está com msm problema q eu, no Lumia 800.
    Então o problema é o seguinte: deixei o cel carregando, de ontem 17/10/2012 até hoje de manhã (obs: só carrego o cel quando acaba a bateria totalmente), quando eu peguei nele hj de manhã, ele estava muito mais muito quente, muito além do normal e agora são 09:00 e ele ainda está um pouco quente, ai vi o tempo estimado de bateria e está falando q só tem mais 12hs, quando o normalmente, depois da atualização do SW é de 2dias e 11hs, um outro detalhe é q eu não deixo o 3G, Wi-FI habilitados. Alguém está com esse problema? O que a autorizada fez e respondeu?
    Estou perguntando, só para ficar ciente, quando levar na autorizada.

    Att
    Douglas

    18 de outubro de 2012
    Reply
  15. Elias said:

    Bom dia pessoal. Eu ainda não possuo um smartphone, mas dentro de 30 dias penso em adquirir um. O Lumia 800 é o meu principal alvo – preço baixo, SO sem frescuras e puro, aparelho bonito e além disso, vem com o pacote office. Mas depois de ler este tópico fiquei meio preocupado. Sei que a bateria dos Smarts duram pouco, mas um dia pelo menos creio que seja o ideial. Vou comprar um importado (500,00). Em minha cidade o 3G é super péssimo e não tem wifi fácil, então na maioria do tempo eles ficaram desligados. Posso prosseguir com minha intenção de compra ou devo esperar pra ver ?
    Desculpem o entrometimento no tópico

    20 de outubro de 2012
    Reply
  16. ruan nunes said:

    pois é elias, eu estou com a mesma dúvida que você. lumia 800 também é meu alvo principal. tive muita dor de cabeça com bateria de celular e não to a fim de passar por isso novamente.
    se for por escolha de AUTONOMIA DE BATERIA eu vou ficar sem dúvida nenhuma com o RAZR MAXX da MOTOROLA.
    pelos reviews que eu vi,a bateria em uso PESADO dura aproximadamente 2 dias e meio.
    imagina pra uma pessoa como eu que escuto muita música,envio muitas mensagens não uso muito internet, e não gosto e jogos no celular? cara, vai durar uns 3 dias tranquilo.

    no final do mês vou decidir qual comprar: lumia 800 ou razr maxx … por enquanto eu fico om o razr, principalmente pela autonomia da bateria

    22 de outubro de 2012
    Reply
  17. Elias said:

    O Razr para mim está muito acima $$.

    26 de outubro de 2012
    Reply
  18. llcmv said:

    Bem… Eu comprei um Nokia Lumia 800, e não tenho nada a reclamar, pois a bateria do meu antigo celular (iPhone 4s) durava aproximadamente 9 a 10 horas, e o Nokia lumia800 dura de 10 a 12 horas, o que me surpreendeu, porque muitos reclamam de sua bateria! Talvez o problema seja com a primeira recarga que vocês tenham efetuado! Na questão dos mapas, eu não preciso fazer uso deles… Portanto, não me preocupo com eles! O que mais gostei é que o Lumia 800 possui o Microsoft, o que facilita, para ver documentos, ou até fazer um novo! Não gostei muito de ele não aceitar o cartão de memoria, e também tenho duvidas se posso usar o Skype no lumia 800… Alguém pode me responder?
    Rodrigo, meus parabéns pelo blog!! Recomendarei para uns amigos meus!!

    25 de janeiro de 2013
    Reply
  19. said:

    boa noite pode usar o skype sim!! :) e so baixar!!

    21 de abril de 2013
    Reply

Deixe uma resposta