Atualização do Samsung Galaxy Note para o Android 4.0.3

Há alguns anos quando ainda utilizava o Nokia N80 sempre enfrentava uma fila de espera por vários product codes até a nova versão do firmware chegar ao Brasil, dependendo sempre da boa vontade da fabricante e operadora, até que acabei cansando desta história e coloquei uma ROM Europe 1 com o Português de Portugal e resolvi o problema por conta própria. A partir deste dia passei a receber as atualizações bem mais cedo e como ponto negativo fiquei com algumas palavras do sistema diferentes como ecrâ e ficheiro, mas sair da espera compensava muito este pequeno inconveniente.

Após um tempo de espera sem nenhuma previsão concreta de atualização, na última sexta-feira resolvi instalar o update para a versão 4.0.3 ICS seguindo um pequeno e simples tutorial do Diário do Android, o que resolveu em poucos instantes o meu problema com uma ROM Alemã. O procedimento é simples, mas deve ser executado somente por usuários que realmente sabem o que estão fazendo, pois sempre existe a chance de transformar o aparelho em um peso de papel.

A atualização foi feita em poucos minutos e saiu tudo de forma perfeita, sendo que não precisei reinstalar um aplicativo ou colocar uma única senha, e além das novidades conhecidas do Android 4.0 ganhei um aparelho mais rápido e estável, mas como achei um pouco difícil encontrar uma lista de pequenos problemas encontrados nesta atualização resolvi comentar neste post para ajudar um pouco quem pretende fazer a atualização por este método.

Em primeiro lugar, vale lembrar que este tipo de atualização pode invalidar a garantia do aparelho, pois você estará fazendo um procedimento por um caminho não recomendado pelo fabricante, então é preciso ter muito cuidado antes de entrar nessa! Outro problema encontrado está na digitação dos números de telefones, que agora aparecem como 12 3456-78 e não 1234-5678 como estamos acostumados aqui no Brasil, o que não faz nenhuma grande diferença, mas fica um pouco esquisito.

Outros dois pontos que valem a pena mencionar é o fato de que o update do firmware via Kies deixou de funcionar após a atualização por meio do Odin, e ainda notei um discreto aumento no consumo da bateria, que não chegou a atrapalhar no meu uso, mas é perceptível.

Em linhas gerais eu gostei muito do resultado da atualização e acredito que os problemas são muito pequenos e fáceis de conviver, mas vale sempre a pena lembra que o risco de perder o aparelho existe e não deve ser ignorado.

59 Comentários para: “Atualização do Samsung Galaxy Note para o Android 4.0.3

  1. Rodrigo, tudo bem? Fiz negócio em um Note, que veio com o 4.0.3 ele não é de operadora…. Desconfio que ele foi atualizado com uma Rom dessas, até porque o número do telefone discado fica com essa configuração que vc mencionou. Perguntas: Quando sair a oficial é possível atualizada? Tenho como saber se ela não é oficial ?

  2. Rodrigo
    Estava lendo por aí, acho que no diário do android mesmo, que a room russa está melhor que essa alemã, mais leve e fluida. Eu tou com uma tremenda duvida, pois ganhei um Galaxy Note da Claro que deve chegar por esses dias, em atualizar para ICS com a room Alemã ou Russa, ou ficar com a room original e manter a garantia…

    • Estou pensando em testar esta ROM, mas vou pesquisar um pouco mais para ver se o ganho vale o risco, já que está tudo funcionando bem por aqui. Um abraço!

  3. Já que estão utilizando outras Roms, existe várias disponíveis e customizadas no xda developers. Meu HTC one x por exemplo já tentei umas 6 diferentes e a última que foi lançada ontem pra mim parece ter sido a melhor até agora.

  4. Belo post, Rodrigo.
    É lamentável que tenhamos de nos valer de “expedientes paralelos” para atualizar um aparelho como o Galaxy Note.
    Se as ROMs alemã e russa já têm suporte ao idioma português, por que que a Samsung não as libera, via Kies (que, diga-se de passagem, é horroroso), para os usuários brasileiros (ao menos para aqueles que estão com a versão retail do aparelho, como é o nosso caso).
    Ainda estou na dúvida se faço o procedimento descrito no post ou se aguardo mais alguns dias para ver se a Samsung me “faz o grande favor” de fornecer a atualização “no amor”.
    Por favor, não deixe de comentar suas impressões sobre o uso do aparelho após alguns dias de convívio com a ROM alemã, ok?
    Obrigado e forte abraço.

    • É muito chato precisar atualizar desta forma, mas por hora não temos muita saída, e no final das contas até prefiro não depender da empresa no Brasil. Acho que o negócio é comprar um Nexus e ficar muito mais tranquilo com o aparelho sempre atualizado! Por hora só estou com um consumo de bateria um pouco maior, de resto, tudo 100%! Um abraço!

      • Estava normal, durando um dia inteiro numa boa. Mas de ontem para cá eu notei que está gastando demais mesmo sem usar o celular. Tirei o aplicativo do clima (Accuweather) e alguns outros, coloquei no modo de economia e agora vou prestar atenção para ver se melhorou.

        • Notei a mesma coisa por aqui, no começo a diferença era pequena, mas depois aumentou muito! Com o Juice defender ligado durante a noite toda eu chegava na manhã com 93% de carga e agora estou acordando com 60%. Preciso tentar descobrir o que está acontecendo, mas acredito que seja algum aplicativo sem um bom suporte para a nova versão do Android. Um abraço!

  5. Rodrigo, eu fiquei um tempo com a alemã, até umas semanas atrás, quando saiu a rom nacional da vivo. Está muito boa e fluida. Acho que é a melhor solução.
    Mas já decidi que meu próximo aparelho será um nexus. Já tive um nexus s, mas acabei perdendo-o, deixando-o cair na água. Resolvi pegar um hardware melhor, mas a esta altura, se tivesse permanecido com um Google Phone estaria menos frustrado, e mesmo com o single core do nexus, teria a garantia de conseguir o Jelly Bean, o que é um sonho distante no note.
    As fabricantes/operadoras matam o Android.

  6. Olá Rodrigo, e pessoal! Tenho um galaxy note comprado na Claro com aquelas alterações horrorosas! Depois que descobri a simplicidade em como usar o Odin, ganhei coragem, baixei a Rom retail 2.3 do galaxy note, do ‘sammobile’, e instalei tranquilamente. Em seguida, surge essa Rom alemã, que tive receio de instalar, mas instalei, também tranquilamente, com opção do português BR logo no início das configurações. No meu caso, formatei totalmente as duas memórias. Eu notei um ganho substancial na autonomia da bateria, porém, sinto o sistema um pouco pesado e menos fluido, apesar dos novos efeitos, além da questão de como os números ficam dispostos no discador do telefone. Fora isso, essa versão é excelente.

  7. Atualizei o meu tb Rodrigo, mas usei essa rom da vivo ae que o pessoal falou!! Acho que a vivo aproveitou a alemã viu, pq não tem o TECLADO com swype em PT-BR, só PT-PT, mas nem uso mto o swype nele pq “cansa o braço” hehehe!

    Atualizei hoje mesmo de manhã, ainda não testei muito mas gostei bastante do que vi!

    Abs!

  8. Cara, tinha feito o meu com a outra rom, e agora tb fiz com a nacional. Ok, parece até que a nacional preserva a bateria um pouco melhor MAAAASSS… Não sei se vc notou, mas o aplicativo “Armazenamento de Calendário” consome ele sozinho em torno de 23% da bateria.

    Faça o teste, e vai comprovar.

  9. Rodrigo, sobre a garantia, andei estudando o problema, pois comprei o Galaxy S3, da Claro, que fez vários bloqueios. Pelo que entendi, se vc não fizer o “root” e não instalar um firmware não oficial, vc não perde a garantia. O importante é o contador de firmwares inseguros, estar zerado.
    Tb estou com este problema, dos números, no meu Galaxy S3, mesmo estando usando a versão oficial para o Brasil.

  10. Quanto ao swype, dá pra baixar a verão nova, e bem melhor, no endereço: beta.swype.com.

    E nessa versão vc pode baixar o idioma pt-br.

  11. Rodrigo, fiquei surpreso em ler este artigo pois a Rom oficial do Android 4.0.3 brasileiro já saiu! Inclusive já estou com ela em meu Note faz quase uma semana!!!

    Sem dúvida esta muito melhor que a versão alemã!

    Por enquanto, saiu apenas para a operadora Vivo, mas esta não “matou” a Rom como de costume. Tem a logo na inicialização e alguns poucos apps instalados.

    Um forte abraço!

  12. Interessante q o meu com a rom alemã continuou com a digitação 1234-5678 e acho q a bateria continua no mesmo consumo. Mas de qualquer forma adorei a atualização.

  13. Olá Rodrigo!!!
    Neste exato momento conectei o GNote no pc e abri o Kies e tinha uma atualização para ele… Obs o meu note é RETAIL
    tomara que seja ICS hehe…

  14. Boa tarde Rodrigo,

    Atualizei meu Galaxy Note Vivo via Kies, pela atualização oficial da VIVO. Na primeira semana não tive problemas, mas hoje o consumo de bateria aumentou muito, inclusive com o Note ficando extremamente quente, mesmo com todos os aplicativos fechados. O consumo de bateria era maior que a capacidade de carregamento via USB, ou seja, mesmo conectado via usb, o nível da bateria continuava caindo. Desliguei, retirei a bateria durante alguns minutos e quando religuei parece que não voltou ao normal. Alguém passou por algo parecido? Alguma solução?

    Atenciosamente

    Daniel

    • Aconteceu a mesma coisa com a ROM Alemã que testei. Agora estou com a retail e parece tudo bem, acho que vale um teste! Qualquer novidade eu aviso! Um abs!

  15. Boa noite Rodrigostoledo,

    Meu galaxy Note é da claro e estou seco para mudar a ROM dele para essa retail aí que saiu, mas nunca fiz tal procedimento. Eu queria saber se quando eu trocar a ROM vou perder meus dados… se tenho que fazer backup ou se geralmente tudo fica como antes.

    Abraço

  16. Oi Rodrigo,
    Já saiu atualização ICS para o Brasil, acabei de instalar direto pelo Kies, e o meu NOTE comprei pela OI e não tem customização da operadora.

  17. Meu aparelho é retail.
    Atualizei bonitinho pelo Kies.
    Aparentemente, estava tudo certo. Todavia, não consigo acessar o desbloqueio de face (não está habilitado). Aliás, também não consigo deixar o celular sem qualquer tipo de bloqueio de tela. Aparecem os seguintes dizeres (Desativado por administrador, política de criptografia ou armazenamento de credencial).
    Alguém sabe como resolver esse problema?

      • No meu caso, não deu certo apenas desinstalar o e-mail corporativo, Rodrigo.
        Resolvi o problema restaurando o aparelho para o padrão de fábrica (configurações/fazer o backup e redefinir/restaurar padrão de fábrica).
        Deu um pouco de trabalho, mas, agora, está tudo funcionando.
        Vamos ver como nossos Notes se comportam com essa ROM.
        Obrigado pela ajuda de sempre.
        Abraço,
        Rodrigo

  18. o meu está instável, de qdo em qdo reboot do nada.
    bateria está esquentando, e consumo alto.
    a minha e RETAIL, atualizado pelo Kies, e pasmem, teclado em portugês de portugal,
    no teclado para discagem, normal
    visualmente não senti grandes diferenças para a 2.3 que estava no aparelho,
    tenho visto alguns tutoriais com a storm e a stock, parecem muito mais rápidos, e um visual bem mais clean,
    alguém tem alguma rom instalada que aproveite legal a capacidade do note?
    e preincipalmente, o uso da caneta?

  19. Rodrigo, meu galaxy note atualizou pelo Kies para o android 4.03, porém a tela perdeu brilho e contraste. o que fazer, pq o suporte da samsung…(“caiu a rede”, ‘volte a ligar…”). dá raiva.

  20. Atualizei o meu galaxy note para o ics 4.0.3 pelo kies só que o botão power e o bloqueio de tela estão com problemas, o botão power quando deixa segurado ele apenas desliga, não mostra as opções de dados de avião etc, como mostrava na versão anterior, e já no bloqueio de tela ele simplesmente não bloqueia, já coloquei todas as opções, a padrão, a que arrasta o dedo, a de pin, etc, nenhuma está pegando, o que posso fazer?

  21. Rodrigo, atualizei o meu galaxy note para a versão 4.0.3 pelo kies e depois disso passei a ter os seguintes problemas: Ao colocar o aparelho na base veicular e tentar discar ele apaga a tela por alguns segundos e ao retornar aparece a mensagem “o aplicativo androidphone executou um erro” e um ok. A ligação que a esta altura ja se completou cai e a conexão com o Bluetooth é perdida, não sendo mais restaurada automaticamente. Também não consigo alternar entre telas enquanto conectado na base veicular e, além disso, o consumo da bateria aumentou absurdamente! Estou muito insatisfeito com o aparelho e já sinto saudade do Motorola ATRIX.

Deixe uma resposta