Nokia 808 PureView: Impressões iniciais

 

Desde sexta-feira estou com o Nokia 808 PureView para testes e confesso que estou muito satisfeito com o aparelho, que apesar do sistema operacional Symbian que em vários momentos demonstra alguns sinais de cansaço, está realmente muito bom.

Como uso o Windows Phone e o Android e passei pelo iOS do iPhone 4, sinto que muitas coisas poderiam ser mais fáceis no Symbian, pois em muitos momentos temos mais cliques do que o necessário para executar algumas tarefas, e ainda faltam alguns widgets mais dinâmicos na home, mas se pensarmos que eles nem existem no iOS, o problema acaba ficando menor.

Inicialmente o que me chamou a atenção foi a belíssima câmera, que está muito acima dos concorrentes e deve ser considerada pelos usuários que realmente gostam de fotografia! Como por questões de segurança e até pelo peso que exige uma mochila não é possível sair o tempo todo com a minha Canon t3i, o PureView conseguiu resolver este problema com uma folga incrível e um tamanho excelente, pois o aparelho cabe tranquilamente no bolso e com certeza é muito mais discreto para levar em qualquer lugar sem nenhum grande problema.

A qualidade de construção também é notável e os materiais utilizados deixam uma impressão de valor no aparelho, que tem até um peso um pouco maior do que o esperado, o que deixa uma impressão de que estamos com um produto mais premium nas mãos.

Outros pontos que valem a pena comentar são a grande qualidade das chamadas, do áudio nos fones de ouvido e a duração da bateria, que é superior a encontrada em aparelhos com outros sistemas operacionais e passa mais de um dia de uso sem nenhuma economia. O Symbian pode não ser mais aquele belo sistema de antigamente, mas é competente e executa praticamente todas as tarefas dos seus concorrentes, mas eu ainda prefiro ver o Nokia 808 PureView como uma câmera com um smartphone, o que pode ser um detalhe, mas faz a diferença, pois passamos a ver o sistema como um extra e não como o motivo principal para a compra.

Gostei muito do aparelho, mas ainda vou manter um outro aparelho com Android, Windows Phone ou iOS para utilizar em conjunto, até pelo fato de que preciso de uma segunda linha, mas tenho a impressão de que o Nokia 808 PureView provavelmente não vai sair mais do meu bolso, e com certeza será obrigatório em passeios com a família e amigos, férias e eventos!

Para fechar, vale lembrar que para poder curtir o aparelho precisamos deixar o preconceito e preocupações com o tempo vida do Symbian de lado!

 

24 Comentários

  1. Stark said:

    Só pra lembrar são dois microfones stereo que capturam até 145db! Nenhum outro do mercado tem tanta qualidade. E a duração da bateria é simples a cauusa: o sistema é extremamente leve.. Testa uma hora aí o Hdmi com um HD externo!

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      O áudio é realmente muito bem cuidado no aparelho mesmo e até o falante para ligações tem uma qualidade superior. Abs!

      30 de julho de 2012
      Responder
  2. Rafael B. said:

    o 808 tem um problema muito maior que o sistema symbian… O PREÇO…

    Esse sim foi uma grande surpresa…

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      O preço é alto mesmo, e o aparelho deve ser considerado somente para quem busca qualidade de fotos e vídeos acima da média mesmo. É um aparelhos que atente um nicho específico do mercado. Abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
    • rtoledo said:

      Estou tirando muitas fotos e vou publicar em breve! A qualidade é muito grande mesmo!! Abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
  3. said:

    Pelo visto é bom mesmo, vamos ver o que a nokia fará com o mesmo hardware, quer dizer melhor, com um windows phone 8. E rodrigo, ele substitui mesmo com folga sua camera? Comparando o tipo de uso, acha que faltou alguma coisa?

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Ele é muito superior na gravação de vídeos e chega bem perto da câmera, e na maior parte do tempo consegue substituir bem, sem aquela sensação de estar com um quebra galho. Vale a pena experimentar! Abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
  4. Marcelo Martins said:

    Rodrigo, você comprou o aparelho ou recebeu ele para testes?

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Oi Marcelo, tudo bem? Foi compra, acho que por hora somente a mídia tradicional recebeu o aparelho. Um abraço!

      31 de julho de 2012
      Responder
  5. Alessandre said:

    Olá! Rodrigo, fiquei muito curioso com esse aparelho, bem que vc poderia fazer um review em video para a galera né, acredito que todos gostariam disso, faz uma forçinha e faz, valeuuu…!!!

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Pode deixar que no final do semana vou tentar fazer!! Um abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
  6. Sem duvida quando aposentar meu n8 vou comprar o Nokia 808 PureView, e não me incomoda nem um pouco o symbiam, pois penso que a grande maioria das pessoas nem sabem usar todos os recursos que um smartphone tem.Adoro fotografar por isso minha escolha.

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Se você gosta do seu N8 e de fotografia vai ficar realmente muito satisfeita com o PureView!! É muito melhor do que eu esperava, e eu nem usava mais Symbian há anos! Um Abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
  7. Allan said:

    Olá Rodrigo! Concordo com Alessandre, estou muito interessado pelo aparelho, se voce puder fazer o review será ótimo! Abs

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Em breve sai um review!!! Abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
  8. MauBirochi said:

    Única coisa que me faz não comprar ele para substituir o N8 é o preço , por enquanto fora da minha realidade, mas até o final do ano se baixar bem, me dou de presente de natal. Rodrigo ele me parece bem gordinho, como é a pegada dele? É boa ou ruim de segurar?

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Com o tempo deve cair um pouco, mas posso dizer que vale cada centavo, até para quem não usa mais Symbian, desde que goste de fotos e vídeos! É um pouco mais gordinho e pesado sim, mas não chega a incomodar! Um abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
  9. Edvar Vilar Neto said:

    Meu último contato com o Symbian foi com o longevo N95 a alguns anos atrás. Confesso que tenho curiosidade de conferir o atual estágio de SO, mas não tenho coragem de depositar a quantia de dinheiro que se pede num 808 Pure View, por exemplo. Torci muito pelo Symbian durante esse tempo doloroso para a Nokia, mas acredito que a mesma tenha tomado a decisão correta de abandoná-lo. Apenas acho que deveriam ter apostado no MeeGo.

    Rodrigo, se for permitido, gostaria de divulgar nesse comentário o meu blog. Sou novo nesse ramo e o blog por enquanto está me servindo como exercício. Se quiser fazer uma visita e dar alguma sugestão, ficaria muito agradecido. Aliás, todos estão convidados! Em breve farei algumas mudanças no layout. Grande abraço.

    http://www.mundobeta.com.br

    30 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Não tem milagre, mas melhorou bastante, além da excelente qualidade das fotos e vídeos, que fazem a compra valer a pena! Um abs!

      31 de julho de 2012
      Responder
  10. @adrianoduia said:

    Rodrigo,

    Fugindo um pouco do post me mate uma curiosidade: voce fez algum curso de fotografia para usar a T3i ou aprendeu sozinho na tentativa/erro e pesquisas do Google?

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Bom dia! Somente na tentativa e erro, web, livros e dicas de amigos fotógrafos! Um abraço!

      31 de julho de 2012
      Responder
  11. @adrianoduia said:

    Valeu Rodrigo!!
    Estou pensando em comprar uma T3i e vou fazer igual a voce.

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      A T3i é show, principalmente por conta da lente de 50mm, mas dá um pouco de medo de sair na rua com ela, então o PureView que cabe no bolso ficou muito mais discreto e entrega uma qualidade excelente. Abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder

Deixe uma resposta