Nokia 808 PureView: A melhor opção para fotos e vídeos

Estou utilizando o Nokia 808 PureView há poucos dias, mas pude perceber que não se trata de um aparelho comum e sim um gadget para usuários com necessidades bastante específicas, que buscam um nível de qualidade de câmera para fotos e vídeos muito acima da média.

O Symbian está mais esperto e veloz, mas ainda carrega o DNA de um sistema operacional com muitos anos e que aparentemente evoluiu tudo o que podia, o que é notável em alguns momentos como por exemplo o download e instalação de um simples aplicativo na loja, onde um número de toques na tela acima da média são necessários, entretanto o PureView brilha na hora das fotos e vídeos, que são realmente impressionantes.

Eu gosto muito de fotografia, mas não tenho como levar minha Canon T3i para todos os lugares que vou, seja por questões de segurança ou até pelo peso e tamanho do equipamento, que precisa ser levado sempre em uma mochila, mas com o Nokia 808 eu consegui levar uma câmera de alto nível para fotos que apresenta um desempenho excelente no bolso! As fotos ficam próximas de uma câmera “de verdade” e os vídeos são muito superiores aos gravados em minha Canon, pois o aparelho conta com um foco automático e ainda grava em estéreo com ótimos resultados.

Se avaliarmos o PureView como um celular com o sistema operacional Symbian ele pode ficar em desvantagem frente aos concorrentes, mas se pensarmos que estamos tratando de uma câmera com um sistema operacional Symbian a situação muda bastante e o aparelho fica muito acima de muitos concorrentes diretos ou não. Quem realmente gosta e precisa de uma câmera portátil para gravar filmes em alta qualidade e tirar fotos com uma ótima definição em ambientes externos ou internos provavelmente não vai nem ligar para o Symbian, que será encarado como um plus para a nova câmera! Vale a pena experimentar o PureView!

No vídeo abaixo uma interessante demonstração da qualidade de gravação de áudio e vídeo no aparelho, que vale a pena conferir!

26 Comentários

  1. @rubenspn said:

    Rodrigo, para eu ter uma melhor noção da real qualidade da camera, o que vc considera uma câmera “de verdade”? Poderia sitar um modelo?

    31 de julho de 2012
    Responder
  2. Edson Olavo said:

    Uma pergunta? Ele sincroniza fotos automaticamente com Dropdbox, instant upload, etc?

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Estou sincronizando automaticamente com o Skydrive da Microsoft com 25GB de espaço na nuvem. Ainda não procurei por outras opções mas vou fazer uma busca.
      Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  3. Diego Sansana said:

    Não acho que precisa tantos toques….meu n8 com symbian belle instala automático pela Loja OVI. Antes sim era uma coisa ridícula, pois o Aplicativo instalado não servia de nada. Mas sei lá, fico com uma impressão que o declínio do symbian foi mais por preconceito do que falhas em si. Até porque falhas, todos os sistemas tem. Ficou na “moda” o iOS e o Android.

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Não são tantos assim, dá para conviver com isso numa boa, mas são mais toques do que no Android. Abs!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  4. Marcio Teixeira said:

    Rodrigo, seria interessante um comparativo com uma boa camara de bolso que tivesse um zoon otico de umas 5 vezes.

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Vou tentar fazer uma brincadeira dessas com o Canon T3i para ver o que vai dar!! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  5. Rodrigo, e a multitarefa do Nokia 808, funciona bem a RAM disponível ?
    Eu lembro que o forte do Symbian OS é a multitarefa (herdada do EPOC OS). Dependendo da RAM do smartphone Symbian, o pessoal consegue deixar até 30, 50 ou softwares realmente abertos, que ficam assim por semanas.
    Android, iOS e WP7 não tem multitarefa de verdade, i.e., você não controla 100% se um software fica aberto ou fechado. Daí que às vezes esses OS decidem suspender um navegador web, gerenciador de arquivos, etc, e aí quando você volta ele não mais está no mesmo lugar (reinícia um vídeo no YouTube, recarrega páginas que já tinham sido carregadas, volta para o diretório inicial, etc), comigo no Android 4.0 isso ocorre todo dia.

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Funciona muito bem sim, com muito mais folga do que mo N8! Alguns poucos engasgos uma vez ou outra, mas nada que incomode. Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  6. MauBirochi said:

    Diego eu acho o mesmo, no Belle só faltam algumas firulas de Widgets para ficar tão Cool como o Android, ainda estou gostando muito do meu N8 e qdo canso do visual, basta aplicar outro tema, o que pelo menos no iOS pelo que eu saiba não tem jeito.

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Estou usando o meu chip com linha de telefone e dados no Lumia 900 e o chip de dados no PureView, mas muitas vezes sinto uma grande vontade de invertes as coisas por conta da câmera e do conjunto do 808, que é realmente excelente! Abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
    • rtoledo said:

      Já adotei sua sugestão e estou chamando o aparelho de SmartCamera!! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  7. Diego Sansana said:

    Não e veja, é um sistema diferente, só isso. Pegam no pé dele porque acham antiquado, mas o próprio iOS tem o mesmo visual desde 2008! Ou seja, teoricamente o Belle é mais novo que o iOS que todos amam. Criticam por não se parecer com Android ou iOS, mas se colocam algo parecido, criticam que copiaram. AÍ já viu né, a “mídia” contra, menos desenvolvedores trabalhando em apps para ele….é um círculo vicioso que arruinou a Nokia.

    31 de julho de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      É exatamente este visual que não muda nunca que me fez querer mudar um pouco de sistema, deixando o iOS de lado para tentar usar coisas novas para variar um pouco. Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  8. Jr said:

    posta umas fotos ai pra agente ve a real resolução
    pode ser uma foto como nokia e com a canon

    1 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Pode deixar que em breve vou começar a publicar muitas fotos com ele!! Este final de semana vou viajar e aproveitar para usar bastante a câmera!! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  9. Eduardo PA said:

    Ola, estou com um 808 faz uma semana. Pelas fotos da internet achava que ele seria gordo e corcunda, mas não é, cabe no bolso como o N8.
    Também tenho um Lumia, mas ele já ficou de lado.
    A câmera é fantástica, as imagens ficam muito nítidas. Ela também é rápida para iniciar: Com o telefone travado, basta segurar o botão da câmera apertado e em menos de 1s ele fotografa. Não conheço câmera (de celular) mais rápida.
    O Symbian não me incomoda em nada, o aparelho é rápido e até agora não travou, a transferência de dados foi tranquila, todos os meus contatos (1800), agenda e notas estavam no N8, para transferir para o 808, foi rápido, alguns minutos e estava com o 808 pronto.
    IOs eu tenho no iPad e no Ipod, não gosto do iTunes.
    Também estava de olho no Android (Galaxy S3), mas não foi dessa vez.
    Abraços.

    1 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Que legal que você também comprou!! Mande o link das suas fotos com o PureView para eu ver o que você anda fazendo com o brinquedo novo! O Symbian também não me atrapalhou nem um pouco, e muitas vezes penso em deixar ele como aparelho principal e o Lumia como secundário! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  10. Jorge said:

    Bom dia Rodrigo, sai do N8 para o pure view, realmente é uma boa máquina o celular, amo fotografia, não estou conseguindo acessar a câmera frontal, esse aparelho vem com essa câmera?

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      O aparelho não tem câmera frontal, o que é um dos poucos pontos fracos dele! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  11. Leonardo said:

    Rodrigo, nao sei se é possivel mas tem como comparar a camera do 808 com uma camera comum? Do tipo uma sony de tal modelo? Seria apenas para ter ideia do poder da camera desse celular.

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Vou tentar pegar uma câmera comum com alguém da família para comparar, mas acho que vale a pena você ler o review do aparelho no site dpreview.com, especializado em fotografia e que falou muito bem do aparelho. Abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  12. MauBirochi said:

    Estava tentado a pegar um iPhone 4 no lugar do N8 , mas depois que lançaram o 808 fiquei na dúvida, acho o Symbian Duka e fotografo demais, então estou na dúvida , mas primeiro o 808 tem que baixar muito de preço para eu poder pensar em comprar-lo.

    3 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Se gosta de fotos não precisa nem pensar, o PureView vai resolver com folga!! Um abs!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  13. Stark said:

    Um Ponto que deve ser destacado nas avaliações desse aparelho, e também dos outros Symbian, é o REAL sistema de multi-tarefas igual do Windows que é espetacular! Você pode deixar um programa de torrent aberto por semanas e meses que o Symbian NUNCA irá matar esse processo, como no Android. Tenho um tablet Android e é impossível usar 3~4 programas ao mesmo tempo pois o sistema de multi-tarefas do Android é uma porcaria e vive matando os processos sem a nossa permissão, já no Symbian é igual o Gerenciador de Tarefas do Windows.

    O Nokia 808 Pureview é um aparelho espetacular!

    4 de agosto de 2012
    Responder

Deixe uma resposta