Renovando a frota de celulares

Seguindo o caminho de muitos usuários eu também comecei a gostar de celulares com os aparelhos da Nokia, mais especificamente um N80 e logo em seguida o N95, mas com o passar dos anos resolvi experimentar outras plataformas e passei por vários Androids e iPhones de modelos diferentes, sempre sem o menor preconceito e com a intenção de conhecer o que cada aparelho apresentava de melhor.

Neste ano comecei com um Galaxy Note que apesar do tamanho foi o melhor Android que usei até hoje e o Lumia 800, que mesmo com uma configuração mais modesta me deixou com uma ótima impressão por conte de um sistema operacional moderno e com um conceito totalmente diferente dos seus concorrentes.

Eu sempre achei melhor testar com calma e muito tempo um determinado aparelho do que cair na armadilha dos reviews expressos feitos com pressa por conta do pequeno prazo que temos para avaliar os aparelhos encaminhados pelas empresas. Na verdade eu prefiro comprar os aparelhos e passar uma boa temporada fazendo textos sobre minhas experiências e soluções para os problemas encontrados durante o uso. Gosto muito de reviews, mas acho que posso ajudar mais leitores fazendo algo um pouco diferente dos milhares de reviews espalhados pela web.

Como eu gosto muito de fotografia e também achei todo o conceito do sistema operacional Windows Phone muito interessante, resolvi deixar as preocupações com atualizações de lado e decidi trocar meus aparelhos pelo Nokia 808 PureView com sua excelente câmera e o Lumia 900 por conta da tela, câmera frontal e sistema e fiquei muito satisfeito com a troca.

O Symbian pode não ser perfeito, mas como muitos já comentaram, não é um Smartphone e sim um Smartcamera, que além de entregar fotos e vídeos sensacionais possui um sistema competente com muitos aplicativos disponíveis que deixam a experiência de uso muito boa, sendo que é possível executar praticamente todas as tarefas do iPhone ou Android no meu dia a dia sem nenhum grande problema.

O Lumia 900 sofre um pouco de preconceito após o anúncio de que o sistema operacional Windows Phone 8 não seria compatível, mas a maior parte das diferenças encontradas na nova versão estão relacionadas ao hardware, tais como o NFC, os processadores multi core e a resolução da tela, mas na essência o sistema deverá permanecer muito semelhante ao que existe hoje. Neste caso eu gostei do conceito do sistema e como ele trata e integra as informações, e pela primeira vez em alguns anos me senti com um aparelho realmente diferente e novo nas mãos.

Gosto muito do iPhone e reconheço a imensa vantagem de poder usar um launcher para alterar a interface do Android, mas nenhuma alteração pode ser tão profunda quanto a forma como o Windows Phone trata as informações das redes sociais. Outro ponto interessante é ver a curiosidade das pessoas em saber qual o modelo e sistema do celular azul!! Com a grande popularização do iPhone e do Android, é muito legal poder usar algo realmente diferente para variar um pouco.

Continuo usando o Android, mas agora alternando entre vários aparelhos encaminhados para testes, mas posso dizer que estou muito satisfeito com os novos aparelhos, que acabaram me surpreendendo muito mais do que eu poderia esperar!

28 Comentários

  1. @rubenspn said:

    Rodrigo, como você, entrei no mundo dos smartphones com um Nokia, no caso o N95, depois fui para um iPhone 3G, depois iPhone 4, cheguei ao mundo Android com o Xperia Neo, e agora tenho um Atrix. Minha frota será renovada com um Galaxy Note em breve, mais quero muito testar um Windows Phone, de preferencia da Nokia mesmo, mais vou esperar sair do forno os novos aparelhos com WP8 para poder entrar nesse mundo que acho que vai ser o que mais vai me agradar.

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      O conceito do Windows Phone é diferente e a sensação é de estar usando um produto realmente novo, o que é muito bom! Sabe que após usar o Android por muito tempo eu nem sentina que estava trocando de aparelho? Usava sempre os mesmos programas, da mesma forma e não sentia mais que estava trocando de aparelho, a não ser por conta de um pouco mais de velocidade em cada troca, que nem sempre conseguia justificar o investimento. Por este motivo resolvi radicalizar e usar algo diferente por algum tempo. Abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  2. said:

    Rodrigo

    Meu coração quer bater novamente por um Nokia… mas acho que ele só vai fazer isso quando tivermos um Windows 8 + PureView…..

    A Nokia tem esse conceito flagship na mão… só precisa investir mais em desenvolvimento para um produto assim sair logo.

    Algo com uma tela parecida com a Retina Display, 4.3 Polegadas, Windows Phone 8 e PureView iria finalmente abalar um pouco o mercado.

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Este é o aparelho que todos estão esperando, mas eu ainda acho que não será na próxima leva de aparelhos. Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  3. said:

    Concordo que sua avaliação mais abrangente é um “diferencial”, difunde mais informações. Há público para textos mais concisos e há público para textos mais profundos. Parabéns pelo trabalho.
    Uma opinião: a troca do Symbian pelo WP, bem como a substituição do Windows Mobile 6.x pelo WP não eram realmente necessárias. Embora divulgado que os sistemas não comportavam mais mudanças, acredito que o verdadeiro interesse foi comercial, vendas. Os sistemas móveis atuais são a base para apps rodarem, per si são responsáveis por gerenciar bateria, video/tela, memória e performance.
    Havendo apps, os sistemas móveis ficam muito parecidos. A decisão de compra vai então para preço, hardware, integração com outras ferramentas (Google, Mac, Windows). Talvez essa seja a explicação do porque a Nokia foi para o WP, ela não conseguiria montar um ecossistema mais abrangente e lucrativo. Por outro lado, é impressionante ver as ações da Nokia subirem porque surgiu um boato que a Lenovo estava interessada em comprá-la…

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Obrigado Júlio!!! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  4. Marcio Teixeira said:

    Rodrigo, se vc tiver a oportunidade, não deixe de testar o SGS3, te todos os Androids que usei, é de longe o melhor.

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Espero receber ele em breve para testes!! Pelo pouco que pude ver até agora você tem razão! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  5. Diego Sansana said:

    Concordo com o WinPhone 8 e a tela de 4.3”, mas retina display é um nome fanfarrão para uma tela com 330ppi. Meu ex-N900 tinha uma tela com 267ppi e olhando lado a lado com o iPhone 4 não fazia feio. Talvez se só aumentassem um pouco a resolução, junto com uma tela AMOLED já tava bom. Já o Pureview acredito que ele está onde tem que estar. Um smartphone com todas essas características ia custar uns 3 mil reais brincando. Se não me engano eles escolheram justamente o Symbian pois ele requer menos processamento, e trabalhar com fotos de 42mp não é brincadeira. Agora quem sabe se houver suporte para dois núcleos no WinPhone 8, quem sabe não aparece um Pureview -2 com esse sistema.

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Na verdade a escolha do Symbian foi por causa do início do projeto, que tem 5 anos e era do tempo em que o sistema era muito mais forte no mercado. Abs!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  6. maria josé said:

    Enfim um texto sensato, porque na maioria das vezes o que se le por ai é algo muito tendencioso….puro modismo.parabéns rodrigo

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Obrigado Maria!! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  7. said:

    Cara, que isso! Meu sonho era ter a oportunidade de receber gadgets das empresas para poder fazer testes, assim como vc!

    Parabéns!!

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Fala Samuel!! Estes foram comprados mesmo, as empresas acabam demorando muito tempo para mandar e ai precisamos resolver o problema da forma que dá! A sorte foi conseguir vender por bons preços alguns outros aparelhos que estavam em casa para fazer um caixa para a troca! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  8. Tiago Laporti said:

    Pois eh Rodrigo. Vários aparelhos estão entrando no mercado e mostrando que cada aparelho tem seu melhor. Por exemplo, lançado o galaxy S3… cara, fiquei louco para comprar, o que me desanimou? Várias pessoas dizendo sobre a tela do mesmo. Será mesmo Gorilla Glass 2? Gostaria de um review seu Rodrigo. Os pontos Fortes do aparelho, mas especificamente sobre a tela e áudio tanto nos fones quanto no autofalante. É um sonho de consumo… mas se o que andam dizendo é verdade, poxa, o que a Samsung pensa neh?

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Estou esperando pelo aparelho, e assim que chegar eu confirmo para você! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  9. Edinho Dias said:

    Parabens pelos otimos posts publicados aqui. Seu ponto de vista é imparcial e muito util pra nós leitores que viemos aqui antes de tomar qualquer decisão antes de comprar.

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Muito obrigado Edinho! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  10. Joaquim said:

    Rapaz eu só posso dizer que você fez uma ótima e inteligente escolha 808 câmera imbatível e Lumia 900 aparelho lindo rápido completo para o uso diário deixando vários atrás de sua performance, cara você só tem que ficar feliz mesmo.

    Estou encaminhando para o Lumia 900 também e já amo o aparelho antes mesmo de ter o mesmo comigo rs.

    Sobre os WP8 deixarei para mudar para um bem completo em 2014 pois tenho certeza que este lumia 900 e suas melhorias que ainda esta por vim, ele vai me atender mais do que espero, como você rodrigo rs.

    Parabéns!

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Sabe que eu gostei muito mais do que eu esperava? Também vou deixar o WP 8 para 2013/2014, pois acho que o Lumia 900 poderá me atender bem durante um bom tempo! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  11. Vinicius VRM said:

    Eu estava com uma dupla parecida, só que mais humilde hahahaha N8 + Lumia 710.
    Fiquei muito satisfeito!
    Sinto muita falta do N8, gosto do symbiam, fora o hardware da Nokia que não tem igual. Qualidade excepcional na ligação, ótima saida de audio p2, camera etc..
    Vou esperar uma oportunidade para adquirir o 808.
    Abraço Rodrigo!

    2 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Bela dupla meu amigo, e quando substituir o N8 pelo PureView ficará ainda mais satisfeito! Um abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  12. Paulo said:

    Por isso que nunca deixei de acompanhar seu blog, considero você e o Npossibilidades os mais imparciais. tambem sou um Nokia lover, desde o meu E61 (tenho até hoje :-) ), passando pelo N82, 5800 e hoje mantendo uma dupla quase igual a sua, mas como disse m amigo nosso ai, um pouco mais modesta, Lumia 800 Cyan e N8 ( ex Camera King ). Tambem fiquei louco para pegar o 808, uma pena a nokia não por nas operadoras, parece até que não quer que venda, mas mesmo assim vou tentar vender meu N8 ( já tive várias propostas, mas na hora H desisto ) para adquirir o 808, pois desde o N82 não utilizo mais máquina digital para viajar ou em festas de minhas filhas, filmo em HD ( em breve FULLHD ) tiro fotos de 12mp com ótima qualidade e hoje com o Lumia 800 para completar.
    Penso que a Nokia deveria fazer como a Samsung nesse pontode sistemas, poderia ter colocado o Wp como principal, mas mantendo sua essencia no Symbian e inovação no Meego, como podemos ver na Samsung ( java, bada, WP, Androide )

    3 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Legal Paulo, acho que vou deixar a câmera em casa muito mais a partir de agora!! Corra para vender o N8 e ainda pegar um bom preço e compre o PureView, pois não existe a menor chance de arrependimento! Parcele o que falta e seja feliz! Depois me conte o que achou! Um grande abraço!

      3 de agosto de 2012
      Responder
  13. Marcio Teixeira said:

    Tiago, segundo a Samsung, é Gorilla Glass 2 na versão brasileira. Não testei, até porque teria que ser um teste destrutivo. O que posso te falar é que a tela é excelente, muito melhor do que o SGS2. É uma tela retina, como o iPhone 4 e 4S, só que maior e com um contraste muito bom.

    3 de agosto de 2012
    Responder
    • rtoledo said:

      Se os aparelhos são bons temos que comentar!! Abs!

      4 de agosto de 2012
      Responder
  14. Vitor Peixoto said:

    Rodrigo, parabéns pelas excelentes matérias.
    Atualmente possuo o nokia 701 (com Belle FP1) e com relação a sua nova aquisição, o 808 pureview, gostaria de humildemente (pois sei que corro o risco de estar “ensinando o padre a rezar missa”) lhe sugerir 3 aplicativos que ao meu ver, não podem falar no teu 808 (se é que já não os têm):
    1. Opera – Um excelente navegador com uma função rara e pouco comentada: A justificação do texto na tela de qualquer página após qualquer ajuste de zoom (função não encontrada na maioria dos browsers -inclusive no Iphone).
    2. Teclado Swype (versão a partir de 2.0).
    3. Vox track (não tem na Nokia Store) – Um gravador de ligações telefônicas que já me quebrou muitos galhos: aquele endereço que me passaram por telefone, número de uma conta para depósito, etc. E como eu uso um fone bluetooth enquanto dirijo, esse programa acaba se tornando um bloco de notas que está sempre em ação durante as ligações. Destaco ainda que é possível definir por quanto tempo o programa deve manter as gravações (eu defini por 3 meses), assim ele mesmo vai apagando as gravações para não lotar a memória. E se você tiver instalado em seu telefone o patch “TremovRecTone_Belle” para remover o beep diretamente no telefone, fica ainda mais limpa a gravação.
    Só para encerrar, gostaria de sugerir que experimente usar a função USB-to-go do teu 808 (se é que já não experimentou). Eu sou músico e às vezes, após um ensaio, faço cópias da gravação do ensaio (gravado no telefone) diretamente para os pen-drives dos outros músicos (usando o cabo da Nokia que comprei no ebay – não sei se o 808 já não vem com o cabo) – um grande recurso quando não se pode usar o bluetooth.
    Desculpe por me estender demais, mas como dá pra perceber, eu ainda gosto muito do Symbian e ainda espero ter um 808.

    4 de agosto de 2012
    Responder

Deixe uma resposta