Marketplace: Vale a pena trocar a loja brasileira pela americana?

Quando comecei a utilizar o Windows Phone com o Lumia 800 percebi que estava com a loja americana cadastrada no minha conta sem qualquer possibilidade de alteração do país, e como preciso de uma loja brasileira para fazer testes de aplicativos nacionais precisei criar uma segunda conta e formatar o aparelho para poder concluir o processo.

O problema da loja nacional é a baixa quantidade de jogos disponíveis, que muitas vezes são de baixa qualidade, sendo que a diferença para a loja americana é gigante, até nos títulos gratuitos, e o problema está na Constituição federal, que prevê em seu artigo 220, parágrafo terceiro, que produtos e eventos de entretenimento oferecidos ao público brasileiro sejam previamente avaliados pelo Ministério da Justiça, criando um problema bastante conhecido dos usuários do iPhone, que acabou há pouco tempo.

Se por um lado eu preciso da loja brasileira para alguns aplicativos que só existem por aqui, por outro vejo que a loja americana não conta somente com bons jogos, mas com muitos aplicativos interessantes para a produtividade que provavelmente não chegarão ao Brasil, o que cria um problema para quem gosta de instalar novidades no celular.

Seguindo a receita utilizada no passado pelos usuários do iPhone, sempre existe algum tipo de gambiarra para fazer o Cartão de Crédito Internacional do Brasil funcionar na loja, mas sempre pode ocorrer o risco da porta fechar, como foi o caso da App Store da Argentina. Apesar do risco, por hora acho que a troca só se justifica para quem gosta muito de games, mas confesso que ainda vou fazer uma avaliação com um pouco mais de calma para ver se no meu caso a troca realmente é interessante.

É duro querer comprar as coisas para utilizar de forma legal e não conseguir!!

4 Comentários

  1. Oi, Rodrigo! Eu acho que não vale a pena trocar a loja brasileira pela dos EUA. Você lembrou bem o problema que houve no caso da Apple e some também o fato da conta Microsoft servir como e-mail Outlook.com, conta da live no Xbox e login no vindouro Windows 8. Se der problema por causa da gambiarra arriscará simultaneamente o funcionamento de muitos serviços associados a uma única ID. Se for para testar a loja dos EUA é melhor ter uma conta em separado apenas para o Windows Phone.

    6 de agosto de 2012
    Responder
  2. Até onde sei a única forma de trocar a loja do Windows Phone de país é criar uma nova conta para aquele país. Não tem como migrar sua conta atual para outro país, inclusive tem gente reclamando nos Fórums por terem ido morar noutro país e não conseguem fazer a mudança de suas contas (sendo que ficam presos ao cartão de crédito do país de origem o qual provavelmente cancelaram já que não moram mais por lá).

    Eu comecei com uma conta brasileira e achei uma droga a ausência de jogos e de muitos aplicativos, em função disto uso uma conta americana atualmente. Uma consequência é que não comprei, nem pretendo comprar, qualquer app. Tendo em vista a possibilidade de ver minha conta bloqueada ou de ser obrigado a desistir dela e voltar para uma conta brasileira. Mesmo assim tenho muito mais aplicativos do que tinha com a conta Brasil, especialmente jogos gratuitos. Lá fora sempre rola um app pago que fica gratuito por um ou dois dias, estou sempre ligado.

    Uma coisa importante a ser notada é que nem todos os apps brasileiros estão disponíveis na loja americana. “Mercado Livre” e “Troca Jogo” são dois que posso citar desde já. É difícil entender por que não publicam logo em todo o mundo, mas o Troca Jogo alegou que iria “avaliar o interesse pelo app” para decidir se valeria a pena publicá-lo mundialmente. O Mercado Livre, a vergonha em atendimento no Brasil, nem tentei (novamente) achar uma forma de contato já que o site deles sempre coloca o visitante num looping interminável e nunca leva a uma opção de entrar contato direto (não sei como o PROCOM não fechou este site ainda).

    Desde o princípio, quando todos ficavam soltando as bobagens sobre a falta de apps para o Windows Phone, eu comentava que este não era o problema. O verdadeiro problema do Windows Phone é sua política de uma única conta por aparelho. Pior ainda, você fica amarrado também com o Messenger e o Xbox Live. Enquanto com iPhone e Android é bem fácil trafegar entre suas contas e instalar apps de qualquer loja, pagos ou não, no Windows Phone você tem que resetar o aparelho e perder todos os seus apps. Assim fica bem difícil!

    (Pra não perder a viagem: que droga esse Nokia Drive 3! O GPS do Lumia 710 é horrível, se desligo o 3G ou saio da área de cobertura ele passa mais tempo perdido do que qualquer outra coisa e o Nokia Drive 3 nem se importa de avisar que está perdido).

    6 de agosto de 2012
    Responder
  3. Gilberto said:

    É verdade, às vezes dificultam tanto as vias legais que nos deixam sem opções, a não ser os métodos “alternativos”. Aí depois reclamam! Eu, por exemplo, há alguns meses tive um problema com a Nokia Store no meu Nokia 701. Sempre que eu tentava pagar um aplicativo o cartão de crédito cadastrado sumia, e depois de refeito o cadastro, dava sempre erro. Contatei o suporte na área de ajuda. Aí sabem o que disseram? Formate o aparelho e tente novamente!! Sem comentários, não precisa nem falar que eu desconsiderei esta resposta e baixei de graça no mediafire o app que eu queria comprar! Resumo: No Brasil, quando se está com dor de cabeça é mais fácil cortar a cabeça do que conseguir o remédio!

    7 de agosto de 2012
    Responder
  4. lipe satiro said:

    É o problema é que o ministerio da justiça tbm não esta ajudando!
    Si for pra eles escolherem tudo o que vai vim para o nokia lumia ja podemos desistir! Por que os jogos maneiros são kuase sempre violentos e todos sabem q o ministerio da justiça não adimitirá esses jogos! Intão neim adianta fica esperando pq so vaai viir oq eles acham bom!

    6 de setembro de 2012
    Responder

Deixe uma resposta