PagSeguro NFC: Pagando a conta com o celular

Eu estava esperando um novo iPhone com NFC e desta vez a Apple não colocou este útil recurso em seu novo smartphone, entretanto algumas pessoas chegaram a comentar que não foi uma grande falta, pois não seria muito útil, mas para mostrar que as coisas estão mudando com passos largos, hoje fiz uma pequena experiência para comprovar como pode ser legal usar um aparelho com NFC.

Sai para almoçar na região da Av. Brigadeiro Faria Lima em São Paulo sem a minha carteira, somente com dois aparelhos celulares, sendo que um contava com o chip NFC, e além de utilizar todos os recursos do aparelho para redes sociais como o Twitter e Foursquare, email e navegação na internet, consegui pagar a conta do almoço em um restaurante e da sobremesa e café em outro, de forma simples e rápida apenas com o meu telefone celular!

O número de aparelhos com NFC só deve crescer nos próximos meses e quem tem uma conta no PagSeguro e um celular compatível poderá utilizar o celular para pagar a conta agora, pois o produto já é uma realidade, e não algo que só poderemos utilizar no futuro. É muito bom poder deixar a carteira na gaveta e pagar as contas com o aparelho celular com NFC! Quem gosta de tecnologia e de recursos que facilitam a vida com certeza irão gostar muito de realizar pagamentos utilizando somente um celular! Veja como funciona no vídeo abaixo e visite este site para conhecer mais detalhes.

20 Comentários para: “PagSeguro NFC: Pagando a conta com o celular

  1. O que acho legal no NFC não seria nem realizar pagamento em si, mas no reconhecimento entre os eletrônicos que basta apenas aproximar ou encostar que já reconhece o aparelho e troca informação utilizando o Bluetooth ou o wifi direct. Já o pareamento entre os aparelho utilizando apenas o Bluetooth é um processo demorado e que as vezes não funciona.

  2. Rodrigo, sei que aqui não é o foro adequado e sei tb que vc esta trabalhando um projeto de pagamentos utilizando NFC. Só queria alertar que o NFC nao é só esta maravilha não, existe problemasde segurança e privacidade que devem ser melhor analisado. Na verdade o NFC não é uma imposição para se fazer transações financeiras, e sim, um facilitador.
    A proposta, da Apple, não é, não permitir transações financeiras com o iPhone e sim fazê-las sem o NFC.
    Na verdade, estou fazendo um estudo, sobre o assunto, para um grupo financeiro, e, provavelmente (na contramão do Google), vou sugerir não utilizar NFC.

    • Oi Márcio, tudo bem? No caso da empresa em que trabalho, nenhum dado fica armazenado ou trafega pelos celulares, sendo que os mesmos estão armazenados em um ambiente seguro e que atende as mais rígidas normas de segurança, deste modo a transação é realmente muito segura. Um abraço!

  3. Rodrigo, quando comentei sobre segurança, não estava me referindo à transação feita por sua empresa, pois acredito que vcs devem ter feito um ótimo produto. Eu estava me referindo à tecnologia NFC e algumas limitações desta tecnologia. Na verdade só de deixar habilitado, o NFC, já é um risco.

  4. Não sei como é a implementação nos aparelhos da Nokia, mas no Galaxy Nexus (ou Galaxy X em terras brasilis) eu deixo o NFC permanentemente habilitado e ele só é efetivamente “ligado” quando o aparelho está desbloqueado (na tela de bloqueio ou com ela desligada nada acontece). Então acho que é mais arriscado manter o cartão de crédito na carteira do que o NFC ativo.

  5. Jorge não vou entrar em uma discussão muito técnica aqui (em respeito ao Rodrigo), se quiser aprofundar, no assunto, sugiro que vc leia os Datasheets das implementações do NFC. Ele pode ser “pareado” sem seu controle e de forma transparente (sem vc notar). Claro que se pode fazer vários bloqueios a nível de software, como este da Nokia, mas que tem eficiência questionável, pois o device já se conectou.
    Não acho, nem estou defendendo o uso do cartão tradicional, defendo o uso de smartphone, para fazer transações, mas sem o uso do NFC. Vou parar aqui, em respeito ao Rodrigo, que tem uma excelente solucao usando NFC. Lembrando que eu uso NFC, só que deixo- o desabilitado e só habilito no momento que preciso.

    • Um questão que vale a pena mencionar, o aplicativo do NFC só funciona com a senha do usuário e os dados estão em ambiente seguro no site do PagSeguro. Para uma compra acontecer precisamos de dois aparelhos registrados no PagSeguro (vendedor e comprador), senha do usuário, os dois aplicativos abertos e os aparelhos a uma distância de menos de 1 centímetro. Acho que vale a pena testar para conhecer os detalhes e ver o funcionamento! Um abraço Marcio!

  6. Dei uma olhada no site e vi os modelos que estão funcionando o sistema. Mas eu acredito que deve ter mais S3 no mercado do que a soma dos 3 modelos da Nokia que está no FAQ.

  7. Adriano, tenho certeza absoluta que só o 701 tem mais que o S3, como também o C7 também deve sozinho deve ter mais que o S3, o Galaxy s3 deve tar vendemos mais “hoje” mas o que já vendeu de C7 e vende o 701 ( claro tb pela grande diferença de valor ) vai levar um bom tempo para o S3 encostar nos nokias com NFC

  8. Rodrigo, obrigado pelas explicações, se funcionar em BH e com o Galaxy S3, irei testar, assim que voltar parar o Brasil.
    Só queria esclarecer, quem, em nenhum momento questionei o PagSeguro ou o uso que o aplicativo do PagSeguro faz do NFC, até porque eu não o conheço.
    Todo meu questionamento é sobre a segurança da tecnologia NFC, em meus testes, consegui estabelecer conexão, com bastante frequencia a 20 cm de distancia.

  9. Paulo, respeito sua opinião, mas voce trabalha na Nokia? Pois sem números de vendas não há como ter certeza absoluta de nada.
    Eu penso que a maioria das pessoas que tem acesso a lugares que se utiliza o pagSeguro NFC não utiliza Symbian. O proprio Rodrigo acabou de comprar um S3. Esses nokia e Meego que ele usa acredito que seja para testes apenas. Digo isso com base nos relatos dele no blog. Afinal quem ainda perde tempo com Symbian? Nem a própria Nokia.
    Antes que a resposta seja o pessoal do PagSeguro eles devem ter começado o projeto quando apenas os Nokia tinha NFC e antes de sua derrocada do Symbian.
    Para não começar o mimimi sobre plataformas penso que o pessoal envolvido no projeto, que é excelente por sinal, deve olhar para outras plataformas como iOS e Android (porque symbian…).

Deixe uma resposta