Leitura em smartphones e tablets pode atrapalhar o sono

iPhone_Android

Se você tem o hábito de ler no smartphone ou tablet antes de dormir, vale a pena conhecer uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos onde avaliaram o sono de doze pessoas durante duas semanas e comparou o efeito da leitura em papel e de leitores digitais sobre seus leitores. A conclusão é a seguinte, as pessoas que se dedicaram a ler em tablets e afins levaram mais tempo para dormir do que aqueles que leram o mesmo livro porém no formato tradicional, sendo que da mesma forma, o primeiro grupo apresentou um sono de pior qualidade, logo se sentiram menos dispostos pela manhã.

Segundo este estudo as luzes LED emitidas pelos tablets e smartphones podem interferir com o relógio biológico e a luz dos aparelhos “enganaria” nosso corpo na tentativa inconsciente de diferenciar o que é dia e noite. A luz LED poderia ainda desacelerar ou impedir a produção de melatonina, um hormônio importante cuja função é regular nosso sono.

Durante cinco dias, os voluntários se debruçavam sobre os livros de papel. Nos outros cinco, continuaram a leitura no tablet. Pelos exames notaram que a produção de melatonina era reduzida durante o período dedicado a leitura digital. Eu normalmente sinto o efeito contrário e acabo ficando com mais sono ainda poucos minutos depois de começar a usar algum tipo de tela como o smartphone ou tablet, mas acredito que muita gente pode estar enfrentando este problema de insônia.

Via IDG.

One Response

  1. Moroni Granja 12/01/2015

Leave a Reply