HP anuncia novas workstations móveis e desktops de alto desempenho

zbook14_hero_tcm_245_1484054

No mês passado eu estive no evento da HP em São Paulo para o lançamento das novas workstations móveis e desktops de alto desempenho, o que chamou a minha atenção pois estou estudando a troca do meu Macbook Pro de 15″ de 2011 e como os preços da Apple estão extremamente elevados, estou começando a considerar outras opções, incluindo a volta para o Windows.

Neste evento a HP Brasil apresentou sua nova linha Z de workstations, sendo três novos desktops, três notebooks e dois ultrabooks. Segundo a empresa, a linha de HP Z Desktops e HP ZBook Mobile Workstations foi criada para proteger os investimentos e solucionar as limitações de setores que fazem uso intenso da computação, incluindo mídia e entretenimento, design gráfico, CAD, arquitetura, fotografia, manufatura, setor financeiro, área da saúde, imagens científicas e exploração de gás e petróleo.

“A HP investe constantemente no aprimoramento de suas tecnologias, com objetivo de superar as necessidades dos clientes e permitir que usem as workstations HP para os mais diferentes tipos de projetos – seja para desenhar um novo produto, renderizar imagens ou gerenciar bilhões de dólares em aplicações financeiras complexas”, afirma Fabiano Takahashi, diretor de sistemas pessoais da HP Brasil.

As novas HP Z840, Z640 e Z440 Desktop apresentam a mais recente linha de processadores Intel® Xeon®(1) e opções de gráficos profissionais NVIDIA® e AMD. Já as HP ZBook 14 G2, 15 G2 e 17 G2 e 15u Mobile Workstations, incluem os processadores Intel quad-core (opcional em alguns modelos) e gráficos profissionais NVIDIA® Quadro® e AMD FirePro™ com certificação de ISVs.

“Com o lançamento, passamos a oferecer o mais completo portfólio de workstations do mercado brasileiro”, destaca Antonio Brunetti, gerente de categoria de workstations da HP Brasil. “Também é uma forma de reforçar nossa liderança, hoje mais de 45% das workstations desktop e cerca de 41% das móveis vendidas no mundo são HP”, conclui.

HP Z Desktop Workstations

As novas HP Z Desktop Workstations adotam o Thunderbolt™  2 como forma de armazenagem ultra rápida, essas portas de alta velocidade garantem extremo conforto na transferência de grandes arquivos, inclusive 4K, o HP Z Turbo Drive é uma solução revolucionária de armazenamento SSD com base em PCIe para ajudar a eliminar gargalos no armazenamento, o HP Performance Advisor(3) para monitoramento do sistema e o software HP Remote Graphics(4) para colaboração a distância em aplicativos com gráficos sofisticados. Além de rodar Microsoft Windows 7 ou 8.1, a HP oferece ampla cobertura para Linux, incluindo o Ubuntu e possui certificações para aplicativos da Adobe®, Autodesk, Avid, Dassault, ESRI, SolidWorks, Siemens, entre outros.

Com foco permanente em desempenho, inovação e confiabilidade, as três novas HP Z Workstations possue um chassi que dispensa  o uso de ferramentas, alças integradas e projeto visualmente livre de cabos para garantir facilidade de manutenção e alta capacidade de expansão. As workstations incluem ainda porta de carregamento para dispositivos móveis, memória DDR4 14% mais rápida para melhor desempenho de aplicações e aprimoramentos de BIOS para permitir melhor desempenho do sistema e maior segurança.

·   Construída para oferecer uma experiência avançada de computação, a HP Z840 Workstation conta com processador duplo que garante alto desempenho, projeto industrial premiado e manutenção sem o uso de ferramentas. O equipamento oferece seis portas SATA e 8 portas SAS, suporte para memória DDR4, 16 slots de memória e suporte para até 2 TB de memória.(5)

·   Com até 18 núcleos e 33% mais memória, a HP Z640 Workstation inclui substancial poder de computação e visualização. Com design inovador, o chassi que dispensa o uso de ferramentas apresenta alças integradas e uma fonte de alimentação que garante uma solução de computação praticamente silenciosa para ambientes com restrição de espaço.

·   A HP Z440 Workstation apresenta capacidade de expansão profissional em um formato de minitorre que dispensa o uso de ferramentas, incluindo aumento de 100% na memória do sistema em comparação ao modelo anterior. O chassi da HP Z440 foi redesenhado para melhor atender às necessidades da maioria dos clientes, incluindo fabricantes de equipamentos originais (OEMs) que usam a HP Z440 em soluções customizadas. 

HP ZBook Mobile Workstations

As novas ZBook Mobile Workstations possuem uma inovadora porta de de fácil acesso para a remoção unidades de disco sem o uso de ferramentas. As novas opções de disco, como o Z Turbo Drive  e a rápida conectividade do Thunderbolt 2 ajudam a ampliar a velocidade de criação.

A HP ZBook 15 G2 Mobile Workstation possui um design fino, tela  de altíssima resolução Quad-HD de 15 polegadas na diagonal e resolução de 3.200 x 1.800. A HP ZBook 17 G2 Mobile Workstation oferece tela HP DreamColor de 17,3″ na diagonal para uma experiência de cores consistentes em todo o fluxo de trabalho.

A HP ZBook 14 G2 é a workstation móvel mais leve e portátil da linha HP Z, com capacidade para até 16GB de memória e 1.25TB de armazenamento. Para completar a família Z, a HP ZBook 15u possui uma tela com 15.6 polegadas na diagonal e suporte ao inovador HP Z Turbo Drive.

Preço e disponibilidade

·   As HP Z440, Z640 e Z840 Workstations já estão disponíveis no mercado brasileiro, com valor sugerido a partir de R$6999

·   As HP ZBook 15 G2 e ZBook 17 G2 Mobile Workstations já estão disponíveis no mercado brasileiro, com valor sugerido a partir de R$7999.

Os preços das máquinas que mais me interessaram não são baixos, mas as configurações são respeitáveis e fazem destas máquinas opções interessantes, mas ainda tenho que fazer a conta dos valores investidos em software no Mac após mais de 7 anos de uso, o que pode acabar fazendo a diferença na hora da troca. De qualquer forma as máquinas são realmente muito boas e podem atender com folga mesmo os usuários mais exigentes.

One Response

  1. RoderickOl 01/02/2015

Leave a Reply