Confide: App ajuda você compartilhar dados que desaparecem depois de lidos

confide_app 625

A startup Confide desenvolveu um app voltado para o ambiente corporativo que tem como objetivo facilitar a troca de mensagens e dados importantes e confidenciais evitando sua potencial interceptação por terceiros. Com versões para Android e iOS, o app permite aos usuários o compartilhamento de documentos sensíveis e fotos usando um processo à prova de captura de tela (screenshot) e com criptografia ponto a ponto. Uma vez que o item compartilhado tenha sido lido pelo destinatário ele desaparece para sempre. “No minuto em que você aperta o botão ‘enviar’  a mensagem é criptografada – nem nós conseguimos ler”, diz o co-fundador e presidente da Confide, Jon Brod.

Para ler a mensagem o destinatário precisa ter uma chave única residente no seu smartphone que é obtida quando ele faz o download do Confide, sendo que na hipótese dele não for usuário ainda do app ao receber uma mensagem, o mesmo receberá um link para fazer o download, para que com a chave presente, seja possível abrir o documento. O conteúdo da mensagem aparece coberto por um borrão na tela e apenas vai se revelando na medida em que o usuário vai descendo o dedo pela tela, como se fosse uma varinha mágica, explica Brod. Se tentar capturar a tela, o usuário é imediatamente retirado da mensagem e um alerta é enviado para as duas pontas. “Screenshots são os inimigos do efêmero”, diz Brod.

A nova versão do Confide agora permite anexar documentos e fotos armazenados em serviços como Dropbox, Box, Google Drive, OneDrive, e suporte arquivos Word, Excel, PowerPoint e PDF. Atualmente o app é gratuito, mas uma versão premium, paga, com recursos focados no ambiente corporativo deverá chegar ao mercado em breve e vai incluir suporte a lista de endereços e lista de distribuição de emails corporativos.

Vale a pena experimentar este app e manter sua informação segura!

Via IDG.

Leave a Reply