Novos apps permitem que o iPad funcione como dispositivo MIDI via USB no Mac sem adaptadores ou interfaces

music-io-mocks-no-logo

Olha só o meu amigo Marcus do excelente Musicapps com um novo post para me deixar com vontade de voltar para o iPad para poder trabalhar com apps de música! As novidades do dia são os apps Music IO: MIDI over USB e midimux que fazem o mesmo trabalho: permitem que o iPad atue como dispositivo MIDI em computadores Mac sem nenhum acessório adicional além do cabo USB/Lightning ou USB/30 pinos, aquele mesmo que você utiliza para carregar seu dispositivo.

O princípio de funcionamento é o mesmo: o app roda no iPad e um outro software cliente roda no Mac. A conexão é feita via USB e o iPad então passa a ser reconhecido e a reconhecer o Mac para finalidades MIDI. Os desenvolvedores de ambos prometem novos apps que serão capazes de transmitir áudio do iPad para o Mac, e o contrário, através de USB, sem nenhum adaptador ou interface. Dessa forma, você poderia gravar o áudio de qualquer app do iPad usando uma DAW para o Mac usando apenas o cabo USB-Lightning/30 pinos! No momento, os dois apps funcionam apenas com Macs, sendo que a funcionalidade não está disponível para computadores Windows.

Se funcionar com o Reason com certeza será uma vantagem mais do que interessante e que deverá fazer com que eu considere a compra de um iPad Air para poder voltar a trabalhar com música em qualquer lugar de maneira simples e sem muito peso na mochila!

Leave a Reply