Tecnologia ajuda no diagnóstico de câncer de maneira simples e barata

Câncer-Diagnóstico-Miroculus

Veja que notícia interessante, a startup Miroculus criou uma nova tecnologia prática e de baixo custo apresentada em outubro do ano passado durante a conferência TEDGlobal 2014, no Rio de Janeiro e que chegará ao formato adequado para uso em 18 meses e que promete auxiliar no diagnóstico de câncer de maneira mais simples e barata.

A tecnologia é baseada na análise de moléculas microRNAs do sangue, que têm como função a regulação do processo de expressão dos genes, mas também podem indicar alterações no organismo. Um paciente com câncer no pulmão tem uma determinada combinação de microRNAs no sangue que pode ser utilizada para detectar a doença.

Segundo o Globo, a plataforma reúne três partes essenciais: a molécula química para a detecção dos microRNAs nas amostras de sangue, o dispositivo em que a reação química ocorre e a base de dados digitais na nuvem, utilizada pelo software desenvolvido para fazer o diagnóstico. Para utilizar basta coletar uma pequena amostra de sangue do paciente e colocar em uma placa preenchida com o composto químico feito pela startup e dentro de um cilindro produzido com impressora 3D. Com a ajuda de um smartphone acoplado à máquina, é possível conferir com um app que controla a câmera do aparelho a presença de até 96 tipos de microRNAs na amostra.

Os padrões encontrados são comparados com a base de dados da Miroculus na nuvem, sendo que depois de 60 minutos o app instalado no celular notifica a existência de alguma doença e em qual estágio está. Um grande avanço que poderá ajudar muita gente e que eu espero que não demore para chegar no mercado.

Via O Globo.

Leave a Reply