Macbook de 12″ polegadas: Primeiras impressões

2015-05-22 12.53.20

Na semana passada eu encontrei pela primeira vez o novo Macbook de 12″ polegadas, que por coincidência estava bem ao lado de um Macbook Air de 11″ polegadas com processador i5 muito semelhante ao meu, deste modo pude fazer alguns testes com os dois modelos ao mesmo tempo.

O Macbook de 12″ polegadas é realmente um notebook impressionante, muito bonito e com uma construção impecável, com uma bela tela de alta resolução e um corpo absurdamente fino construído em alumínio, com uma aparência muito resistente. O teclado ficou com as teclas aparentemente maiores e com um toque muito curto, o que na minha opinião deixou a digitação muito agradável.

A tela retina de 12″ polegadas tem uma resolução de 2340 x 1440 com a proporção de 16:10 tem um aspecto muito bonito e parece muito a tela do meu Dell XPS 13, mas acaba perdendo na comparação por uma polegada e a borda infinita do notebook com o Windows. O trackpad Force Touch que segundo a Apple possibilita cliques uniformes e responsivos em toda sua superfície e tem sensores de força que detectam quanta pressão você está aplicando e criam novas maneiras de interagir com o Mac, pode ser usado com um toque forte para fazer mais, como consultar a definição de uma palavra ou clicar e manter pressionado o trackpad para visualizar um arquivo e conta com vibrações do trackpad que criam a sensação de que você está tocando o que vê na tela, entretanto em um primeiro contato ele pareceu muito superior ao encontrado no PC, mas apenas um pouco melhor do que o encontrado no meu Macbook Air, mas acredito que com o tempo e o costume ele deve se mostrar muito superior.

A nova porta USB-C é reversível e conta com apenas um terço do tamanho de uma USB e pode ser usada para carregar, transferir dados com a velocidade de uma USB 3 e até mesmo como saída de vídeo, o que é impressionante, entretanto a loja que visitei ainda não tinha nenhum conector disponível para venda, o que pode ser um grande problema. De qualquer forma a sensação de futuro é interessante e acredito que este pode ser o futuro dos notebooks. O equipamento possui um processador Intel Core M de quinta geração que usa apenas 5 watts de energia, a bateria tem uma autonomia de até 9 horas de uso e o equipamento não possui ventoinha, o que deixa tudo extremamente silencioso.

Comparando o novo Macbook de 12″ polegadas com um Macbook Air de 11″ polegadas com um processador i5 em um simples teste de abertura de softwares e navegação na web pude notar que na maior parte do tempo o Macbook de 12″ é um pouco mais rápido do que o Macbook Air, mas a vantagem acabava quando softwares como o editor de vídeo ou o Garage Band eram executados, sendo que nestas ocasiões o i5 mostrava sua força sobre o Intel Core M.

O tamanho do equipamento é realmente ideal e o desempenho não deixa a desejar na maior parte do tempo, sendo que eu realmente fiquei com vontade de vender o meu Macbook Air de 11″ polegadas para comprar este novo equipamento. Infelizmente o preço praticado pela Apple Brasil de R$ 8.500 é complemente absurdo, mas o valor do mercado americano de 1.300 dólares é um pouco elevado mas muito mais razoável. De qualquer forma eu só penso em comprar este novo modelo para substituir o meu Macbook Air de 11″ polegadas de 2013 se conseguir vender o equipamento antes de sair de férias no início de julho, pensando na troca mais por uma questão de renovação da frota do que nas vantagens tecnológicas acima listadas, se bem que a tela na minha opinião já pode justificar a compra do novo modelo. Vamos ver se eu consigo vender o meu Mac nos próximos 40 dias!

9 Comments

  1. Mark (@markbierast) 25/05/2015
    • rodrigostoledo.com 26/05/2015
  2. Aline Beatrice Pelliciotti 25/05/2015
    • rodrigostoledo.com 25/05/2015
  3. Augusto 25/05/2015
    • rodrigostoledo.com 26/05/2015
  4. Luiz santos 26/05/2015
    • rodrigostoledo.com 26/05/2015
  5. Rogerio Ponce 10/05/2016

Leave a Reply