Conheça os benefícios da tecnologia 4K

Tvs 4k - foto de divulgação Sony

Atualmente é praticamente impossível pensar numa vida sem tecnologia ou equipamentos eletrônicos, especialmente, tendo em conta a quantidade de funções e utilidades que proporcionam. Assim, desde que as primeiras televisões surgiram houve uma evolução e desenvolvimento completamente revolucionários não só em termos de equipamentos, mas também em termos da qualidade das telas.

Desde as primeiras televisões a preto e branco até as telas em 4K ou Ultra HD mas também à sua presença em smartphones, tablets e computadores existe uma grande variedade, com vários tipos de tendência e com grandes definições de qualidade, a evolução é permanente e constante.

O termo 4K ou Ultra High Definition (UHD), já existe há algum tempo, mas vem se popularizando no Brasil desde 2014, com a chegada dessas TVs nas lojas. A TV 4K se diferencia por exibir uma quantidade de pixels – pontos finos que formam a imagem – extremamente superior às demais. O nome “4K” deve-se aos quase oito milhões de pixels que compõem a imagem exibida pela tela de maior dimensão deste padrão, lembrando que quanto mais “pontinhos” a tela tiver, mais nítida e claramente veremos a imagem da TV.

Ao comprar uma televisão, o consumidor foca cada vez mais a sua atenção na resolução da tela pois é um dos principais indicadores da qualidade da imagem exibida. Os televisores com tecnologia 4k têm sido uma grande tendência especialmente neste ano, sejam elas com telas planas tradicionais, curvas ou até mesmo flexíveis, são muito apreciadas pelos consumidores mais exigentes do mercado. Diante disto, os fabricantes apostam cada vez mais em modelos de TV de alta definição.

Numa fase inicial, as televisões de 4K raramente eram menores que 50 polegadas e o motivo para isso é que apenas os equipamentos dessa dimensão reuniam condições para conjugar a capacidade técnica desta nova tecnologia com a qualidade de imagem muito superior. No entanto, com algum tempo de desenvolvimento, este tipo de ecrãs vai passar a ser encontrado também em smartphones e tablets pelo que permite que sejam incorporados em TVs de qualquer dimensão. Logicamente que a qualidade para ver televisão, ver um filme ou até jogar vão ser totalmente superiores com uma capacidade de resolução e possibilidade de introdução de novas funcionalidades muito melhores.

Tendo em conta que esta tecnologia pode ser aliada a outras como a internet, 3D, jogos ou realidade virtual e tudo isto com desempenhos de consumo muito mais econômicos e claros, estão reunidas as condições para uma verdadeira revolução no que a TVs e equipamentos com telas de alta resolução.

Várias são as empresas e áreas que têm isto em conta e estão atentamente a trabalhar no sentido de tirar o máximo partido desta tecnologia como, por exemplo, a Netflix, Amazon, Sony, Microsoft, Samsung, Apple ou LG. Assim, apesar de no imediato ainda não existir muito conteúdo produzido de forma a suportar este novo formato, a tendência é que rapidamente isso mude, uma vez que, os principais eventos que ocorreram desde o anúncio desta tecnologia como o Campeonato do Mundo de 2014, final da NBA 2015, Copa América 2015 e alguns outros torneios esportivos  importantes foram transmitidos neste formato, bem como, praticamente todos os programas, seriados e filmes que foram produzidos a partir do início de 2015.

Tudo isto revela a tendência forte em apostar nesta tecnologia por parte dos grandes intervenientes do mercado e o impacto que vai ter em termos de qualidade para os espetadores.

Apesar da era dos televisores estar em constante fase de desenvolvimento, a tecnologia 4K oferece uma excelente qualidade de imagem com menor consumo de energia permitindo a otimização de realização de atividades lúdicas como jogar e ver filmes.

Um texto elaborado por Francisco Cortes.

2 Comments

  1. Wilson 30/07/2015
  2. karambola 30/07/2015

Leave a Reply