A evolução do mercado de apps

Apps-21

Atualmente, a maioria das pessoas utilizam celulares smartphones ou tablets com a finalidade de interagir nas redes sociais, acessar emails, contas bancárias, jogar online e uma infinidade de opções através dos aplicativos. Mas que significa APP? App é a sigla de “applications” (aplicativos) e eles foram criados justamente para facilitar a vida de todo mundo! Seja para jogos, calendários, previsão do tempo, calculadora, redes sociais, música, etc.

A Nokia foi uma das primeiras empresas que percebeu que os celulares poderiam fazer muito mais do que chamadas ou enviar textos em forma de mensagens, as chamadas SMS. Por volta do ano de 1997, a empresa fez uma revolução no mercado de celulares ao lançar jogos simples, como o SNAKE (aquele jogo da cobrinha) e abriu desta forma a oportunidade de crescimento no ramo dos aplicativos.

No ano de 2002, os primeiros celulares com linguagem de programação JAVA chegaram ao mercado definitivamente e as empresas e usuários começaram a criar cada vez mais aplicativos e jogos para a plataforma móvel. O mercado atualmente é dominado pelos aplicativos produzidos especialmente para a plataforma iOS (Apple), mas a cada dia o sistema Android ganha mais espaço e usuários, já que oferece um número bem maior de aplicativos gratuitos. A Nokia se distanciou dos projetos ligados aos smartphones e busca manufaturar os Windows Phone’s, se ausentando da briga gerada entre a Apple, com seu iPhone, e a Google, com seu Android. Atualmente, jogos como os MMORPG’s ou os jogos de casino online como o poquer ou blackjack são muito procurados, o que revela bem como evoluiu este segmento e o que os usuários procuram também jogar no smartphone.

Muitas empresas perceberam o poder dos aplicativos e começaram a investir nesse sistema inovador. No começo, eram órgãos de comunicação, que utilizavam os aplicativos para divulgar seus conteúdos, entretanto hoje em dia empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar dessa tecnologia da mesma forma. Isso só prova que os aplicativos chegaram com força para ficar e que com a divulgação e conhecimento, as empresas deste mercado tendem a crescer cada vez mais.

Este texto é uma colaboração de Ronaldo Peres.

No Responses

Leave a Reply