Ford vai investir em serviços de mobilidade

Ford Smart Mobility

A Ford anunciou nesta semana a criação da Ford Smart Mobility LLC, uma nova subsidiária destinada a criar, montar, desenvolver e investir em serviços de mobilidade, que deverá ajudar a ampliar o modelo de negócios da Ford para ser uma companhia automotiva e também de mobilidade.

Jim Hackett, ex-vice-presidente e CEO da Steelcase, vai presidir a nova subsidiária. A Ford continuará a investir no seu foco principal de negócios: projetar, produzir, vender e financiar carros, SUVs, veículos comerciais e elétricos. Ao mesmo tempo, está buscando agressivamente novas oportunidades por meio do plano Ford Smart Mobility, para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados.

“O Ford Smart Mobility e a expansão nos serviços de mobilidade são grandes oportunidades de crescimento”, diz Mark Fields, presidente da Ford. “Nosso plano é rapidamente fazer parte do mercado crescente de serviços de transporte, que já representa um faturamento anual de US$ 5.4 trilhões. Jim Hackett é o líder visionário certo para esse trabalho, com extensa experiência em desenvolvimento de negócios para nos levar ao mercado de serviços de mobilidade do futuro”. 

Segundo a empresa, a nova Ford Smart Mobility LLC aproveitará os produtos, tecnologias e inovações já criados pela Ford. Trabalhando com as equipes de desenvolvimento do produto, pesquisa, engenharia avançada, marketing e análises de dados já existentes – que não serão alteradas –, a subsidiária desenvolverá serviços de mobilidade prontos para serem comercializados e investirá em novos negócios relacionados à mobilidade. 

Criada para competir como uma empresa startup, a Ford Smart Mobility LLC vai desenvolver serviços de mobilidade próprios, colaborando com empresas de tecnologia. “Para garantir o futuro da mobilidade é preciso que olhemos continuamente para além das necessidades atuais, interpretando o que ela significa para as futuras gerações”, diz Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. “Esta nova subsidiária nos permitirá desenvolver soluções de mobilidade para atender os desafios de transporte que mudam rapidamente num mundo cada vez mais populoso”.

Espero poder ver os frutos desta nova empresa em breve em soluções que deixem ainda mais inteligente a nossa relação com a tecnologia e a mobilidade urbana. 😉

Leave a Reply