Google explica falta de estabilização óptica de imagem no Google Pixel

google-pixel-lentes

O smartphone Google Pixel não conta com estabilização óptica de imagem e a empresa alega que a falta do recurso se deve a estabilização eletrônica de imagem de “classe mundial”. Em resposta aos consumidores no fórum de ajuda, o Googler “IsaacOnCamera” resolveu explicar os motivos que levavam o buscador a não seguir com a tendência do mercado de tecnologia (tradução aberta):

“EIS e OIS têm objetivos muito diferentes, então você não pode compará-los ou perguntar o que é melhor/pior. OIS melhora principalmente as fotografias com pouca luz e fisicamente compensar qualquer trepidação na mão dentro de cada único frame, o EIS melhora os vídeo tremidos pela manutenção do enquadramento consistente entre vários quadros de vídeo. OIS é principalmente para foto e EIS apenas para vídeo.

OIS ajuda ainda em fotos com pouca luz. Ele compensa a vibração da mão, permitindo exposições mais longas com pouca luz, mas este por sua vez aumenta o borrão de movimento dentro do quadro. E ele vem com algumas exigências, começando com seu tamanho físico (o que significa que seria mais difícil produzir um dispositivo magro como o Pixel).

E apesar da falta de OIS, Pixel é muito robusto em fotos com pouca luz, batendo outras câmeras que têm módulos OIS, sendo que isso acontece por conta de seus algoritmos de software de classe mundial, nomeadamente HDR+ e com algoritmos em vez de hardware OIS, o Pixel pode ficar melhor e melhor ao longo do tempo, o que pode ser muito interessante com as futuras atualizações do sistema operacional do aparelho.

No final do dia, Pixel tem algumas das melhores fotos com pouca luz que você vai encontrar em qualquer smartphone, mesmo sem OIS. E isso é o que realmente importa – fotos melhores, e não como Pixel faz”.

O funcionário ainda complementou que o Google Pixel oferece a tecnologia EIS em compatibilidade com a resolução 4K.

Via Google Discovery.

Leave a Reply