Será que precisamos realmente das mídias físicas?

A briga Blu-ray vs HD DVD praticamente está acabada, com uma boa quantidade de grandes players correndo para o lado do Blu-ray, mas nos últimos dias venho pensando muito sobre o destino das mídias físicas.

Com as músicas disponíveis para compra ou download em formato MP3 por toda a internet as vendas de CDs estão caindo no mundo inteiro, e muita gente que eu conheço não compra um CD há alguns anos. Eu mesmo transformei toda a minha biblioteca de CDs em arquivos de MP3, joguei todas as caixas de plástico no lixo e guardei em pastas de couro apenas os CDs como uma espécie de backup. Hoje todos os arquivos estão armazenados no meu HD externo e no iPod e tudo ficou muita mais fácil de usar, pois tenho todos os meus CDs disponíveis para ouvir quando bem entender.

Com filmes e shows em DVD acontece a mesma coisa, pois comprei vários durante minha vida, e hoje estou com um verdadeiro estoque de DVDs que nunca vejo, ou que assisti no máximo duas ou três vezes. Agora vem o Blu-ray e eu me pergunto, será que precisamos dele?

Para ser sincero eu não gosto nem de ter que ficar cuidando dos meus backups de arquivos de MP3, mas é necessário, pois nunca se sabe quando o iPod ou meu HD externo podem ter algum problema e me deixar na mão.

No meu ponto de vista isso tudo deveria acabar, pois qualquer CD, DVD, Blu-ray ou seja lá o que for só serve para ocupar espaço em casa e poluir o meio ambiente quando jogamos fora, então a melhor saída seria assinarmos (por preços honestos) serviços que deixariam à nossa disposição todos os arquivos de músicas, filmes e shows que quisermos. Quer ver um filme, clique e veja na hora, música, shows? A mesma coisa!

Eu sei que principalmente no Brasil estamos com uma conexão à internet ainda muito cara e lenta para que isso se torne uma realidade, mas com certeza no futuro eu não vou querer ficar estocando este plástico todo em casa.

Prefiro pagar para fazer o download de um arquivo em alta definição do que armazenar mais plástico em casa que um dia vai ficar obsoleto e virar lixo.

5 comentários em “Será que precisamos realmente das mídias físicas?

  1. Rodrigo, precisamos realmente de mídias físicas.

    Como eu escrevi em
    http://erainfo.blogspot.com/2008/01/guerra-acabou-definido-sucessor-do-dvd.html
    depois que tu ver um show em alta definição com uma tv que suporte full hd, tu nao vai querer nada menos que isso.

    E como a infra de internet que temos hoje, não vai suportar o download de programas em HD em alta escala, precisaremos das mídias fisicas para armazenar esses programas.

    Quem iria baixar na hora um filme de 50GB?

  2. Marcelo,

    A internet era de 54kbps há 10 anos, há 3 era de 1mb, hoje na suécia tem de 40mb, no canadá é 20mb pra todo mundo e a telefônica está experimentando 30mb em um bairro de São Paulo. Como disse e errou nosso colega Bill Gates, em 1998: “O mundo mudará em 10 o que mudou em 50”. Ele errou porque mudou em 8 ou até menos.

    Concordo com o Rodrigo. Um DVD de 6 ou 7 gb não leva mais que algumas horas para ser baixado usando a e-mule com link de 10mb, imagine se fosse link direto http. Aparelhos de vídeo e som já vem com HD e receberão diretamente dentro deles os arquivos ou pelo pc ou pelo sistema hdtv. Acho que Blu-ray e HD DVD são os últimos ou penúltimos da lista de mídias físicas. Após isso haverão mídias, mas somente para um seleto público, não mais impactante como foi a mudança de VHS – DVD, ou cassete – CD.

    abraços,

    VCVS

  3. Vitor, concordo que a internet vai evoluir, e acho que o blu-ray vai ser a ultima na lista de midias fisicas. Só que NESSE MOMENTO, nos precisamos dele, porque pelos proximos 10 anos nao vai ter como SUBSTITUIR a locadora de video pelos download via internet.

    Pensa em todas as pessoas que vão na locadora alugar filmes, e que nao querem saber da capa do filme, nem de colecionar. querem simplesmente ver o filme e deu. Esse é o tipo de usuario que faria download de filmes. Mas pensando no gigante brasil, quantos % dos usuarios das locadoras daqui a 10 anos terao internet de 54Kbps?

  4. Pessoal, concordo!
    Mas o modo como vamos comprar o conteúdo é que está mudando! Hoje já existe sim no Brasil um site que vende conteúdo legítimo sem a mídia! É o caso da eonde.com
    Com certeza a banda é um limitador mas isto está mudando.

  5. Concordo com tudo o que todo mundo disse, mas diferente do pensamento alheio, o Brasil está em uma evolução contínua e a tendencia realmente é não utilizar mais mídias para armazenar arquivos. Hoje temos muita gente que utilizar internet discada, sei disso pois trabalho na área de internet de um grande Banco e fazemos pesquisas constantemente. Mas a tendencia é mudar isso rapidamente, com as novas empresas chegando para oferecer internet de banda larga, o que irá acontecer é uma redução drástica nos preços, e isso irá proporcionar que outras faixas de renda no pais contratem internet com alta velocidade. Além disso, com a evolução da tecnologia, os filmes em HD com certeza, em pouco tempo, terão seu tamanho reduzido pela metade, também com a Apple TV, pen drives de 32gb, ficará mais fácil transportar arquivos de tamanha qualidade. Eu mesmo possuo uma tv LCD que tem entrada USB e a muito não utilizo meu DVD para assistir filmes, e isso não reduz a qualidade tão drasticamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.