Nokia SU-33W – TV Digital via Bluetooth

Confesso que desde que eu tive acesso ao post do Symbian-freak que indicou este novo produto da Nokia não senti muita vontade de publicá-lo, entretanto, para não deixar passar em branco o lançamento deste produto que infelizmente não vai funcionar no Brasil, vou escrever um pequeno post.

O Nokia SU-33w é um conversor de TV Digital que funciona no padrão europeu DVB-H que envia os sinais da TV via Bluetooth para celulares Nokia compatíveis. Será que a Nokia vai lançar conversores e aparelhos especialmente para o mercado Brasileiro? E qual será o tempo de espera para estes aparelhos compatíveis chegarem por aqui?

É esperar para ver!!

Veja mais no blog do Rodrigopiccelli.

Powered by Qumana

8 comentários em “Nokia SU-33W – TV Digital via Bluetooth

  1. Rodrigo,

    desde a época em que no brasil se estava estudando qual padrão adotar, a Nokia sempre deixou claro seu comprometimento com o padrão europeu (DVB). E também deixou claro que não tem interesse nenhum em produzir aparelho compatíveis com outros formatos.

    É bom lembrar que o mercado da Nokia é o Europeu, é lá que ela lança primeiro os aparelhos e foi lá que ela se tornou a numero 1 no mercado de telefonia móvel.

    A nós, resta esperar que a tv digital fique popular de verdade e os chips sejam compatíveis com todos os tipos de transmissão como acontece hoje com o PAL-M e o NTSC. Mas isso vai demorar um tempo ainda (talvez 10 anos).

    Parabéns pelo excelente blog.

  2. amigo rodrigo… o 4º encontro nokia n95 são paulo será dia 09 ok….

    ENTAÃO…

    acredito que o maior mercado da nokia não é o europeu apenas, as maiores fabricas deles estão na india, e o 2º mercado que ela mais arrecado em quantidade de aparelhos vendidos é O MERCADO BRASILEIRO… e para quem estuda marketing como eu, saberá dizer que será uma ofensa a marca e ao mercado importante que ela tem no brasil, se não APROVEITAR A ONDA DA MODA ” TV DIGITAL NO BRAZIL ” e se o n95 chegou aqui, e foi diferente na china, imagina se eles não trarão o n96 com o ádrão nosso ? pq não ?
    seria burrice da nokia, não aproveitar essa onda no brazil, já que brasileiro paga 6mil em tv ridicula achando q vai mudar tudo rs

    E SE A NOKIA DISSE Q NÃO, ANTES ERA JOGADA DE MARKETING NÉ RODRIGO ?

    POIS….

    ASSIM ELA ECONOMIZA LANÇANDO UM UNICO APARELHO PARA O MUNDO TUDO… TENTANDO FAZER COM QUE PAISES E MAIS PAISES ADERICEM A ESSE MODELO…

    PORÉM AGORA Q ELA JÁ SABE Q AQUI É OUTRO

    ACREDITO FRIAMENTE Q ELA TRARA O N96 PARA CÁ COM O NOSSO PADRÃO

    ASSIM COMO EXISTE O N95 AMERICANO, O CHINÊS ETC…

  3. é JULIO, esperemos então…………longos anos……….

    rsrsrsrsrsr

    pois não será da noite pro dia que virá ao BRASIL.

    pode sim e virá mais demorará.

    quanto tempo?

    depende de midia, e aparelhos mais acessiveis ao bolso do brasileiro.

    pois como vc mesmo disse marketing será a alma do negocio, e convercer o cidadao de ter uma tv de bolso de preço alto, é complicado só apaixonado como vc e eu né……….

  4. Parece que ele é apenas compativel com o N73 que roda a firmware 4.0812.4.x em diante, é uma aposta interessante pois permite que mediante atualização de firmware qualquer proprietário de N73 que more na Europa tenha TV Digital na tela do celular, o que é curioso que é que mesmo sendo um aparelho de tecnologia Bluetooth seja compativel apenas com o N73…Bem que algum fabricante poderia criar um receptor desses bluetooth universal para o sistema brasileiro…será que isso é tecnicamente viavel ? Será que a plataforma symbian permite isso ? ou existiriam limitações por conta dos diversos tipos de hardware existente… seria tipo um streaming de video por bluetooth…de qq forma acho interessante este dispositivo…

  5. Se o Congresso e a ANATEL legislarem e regularem no sentido de disponibilizar frequencias em UHF para a prestação de serviço de TV paga no celular, à semelhança do serviço de TV por assinatura fixo, ainda existe uma chance de que se traga ao Brasil o padrão mundial de TV digital (no caso a variante DVB-H), permitindo que os consumidores brasileiros desfrutem de produtos de primeiro mundo, como aquele indicado acima, a preços aceitáveis.

    Se ficarmos exclusivamente com o padrão brasileiro de TV Digital o consumidor só vai ter acesso a produtos de nicho, caros, como aqueles recentemente anunciados (e com aquela ridícula antena telescópica dos anos 50, onde só falta colocar bom-bril na ponta, para “pegar melhor”!).

    A Nokia dificilmente vai vender celulares com TV para o padrão brasileiro. Não há volumes que justifiquem (para o caso de padrões com volume abaixo de 10% do volume mundial total, uma empresa como a Nokia nem sequer entra na briga. De outra forma já estaria vendendo para o mercado japonês).

  6. Só pra atualizar…

    6 de maio de 2010.
    acabo de receber um e-mail de uma lista de discussão com a noticia que o aparelhinho citado acima já adaptado para ISDB (brasil) será comercializado a partir de junho no brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.