A Internet vai matar os aplicativos para celulares?

Um interessante artigo foi escrito no Intomobile fazendo uma referência a um post do Michael Mace, um ex funcionário e um blogger brilhante, no qual indicava que os aplicativos para celulares iriam migrar para a Web.
Fora do Brasil os planos de dados ilimitados com preços bem razoáveis estão se tornando mais populares a cada dia, o que por consequência torna a utilização de programas na Web um caminho mais lógico, inclusive no ponto de vista da integração destas aplicações com os desktops e Notebooks.

No meu ponto de vista, as coisas não são tão simples assim, pois existem vários aplicativos que não podem rodar direto na Web, necessitando a instalação no celular. Outro ponto que merece uma atenção especial é o fato de a internet nos celulares ainda é um pouco lenta, instável e muito cara. No caso dos programas, pelo menos no Symbian existem muitos programas excelentes e de grande utilidade que não podem ser portados para a Web, tais como a secretária eletrônica que grava as mensagens na memória do celular, o Best Profiles, Black List entre vários outros. Não devemos esquecer também dos games, pois não há como comparar um jogo desenvolvido para N-Gage com aqueles desenvolvidos em Java.

Por isso acho que a resposta para esta questão ainda não pode ser uma migração total dos desenvolvedores de softwares para celulares para a Web, e sim a abertura de mais um mercado para quem deseja trabalhar com novos softwares para aplicações móveis.

Veja mais um ponto de vista sobre o assunto no Intomobile.

Powered by Qumana

Um comentário em “A Internet vai matar os aplicativos para celulares?

  1. Fale Xará… continua excelente o blog!! andei sumido ams to voltando aos poucos.

    Acho que ao principal ponto com essa migração geral pra aplicativos online é a questão da segurança. Como se sabe, nada neste mundo é 100% seguro ou a prova de intrometidos.

    Eu pelo menos nao confio em enviar o conteudo pela rede de arquivos confidenciais e/ou importantes, quanto mais enviar, renovar (auto-save) e manter tais arquivos acessíveis, mesmo que encriptados, online.

    Acho que tem futuro, para aplicações não importantes, ou uma utilizada emergencial somente. Para o dia a dia e coisas importantes, quanto mais perto de mim fisicamente, e longe de qq tipo de conectividade fora um bluetooth/cable/rede wifi da minha casa os aplicativos rodarem, melhor.

    []s
    Rodrigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.