Nokia E61i – Review (segunda impressão)

Hoje usei durante o dia todo o Smartphone Nokia E61i, e resolvi colocar as minhas considerações em uma espécie de review. Claro que não será um review tradicional, pois já existem dezenas de textos assim espalhados pela internet, então resolvi colocar algumas impressões de usuário mesmo, tendo como ponto de referência o Nokia N95, que é o celular que eu utilizo atualmente.

Em princípio, o hardware do aparelho é muito bom, e a sua construção é muito forte e robusta, sendo que algumas partes como a tampa traseira e a moldura da tela são feitas de metal (alumínio) e deixam o aparelho com um visual muito bom e uma aparência muito resistente. Apesar do metal ser bonito, ele marca facilmente, ficando com marcas dos dedos, mas mesmo assim a inclusão do metal no corpo do aparelho foi uma idéia muito boa.

O aparelho conta com um teclado QWERTY completo, teclas de volume e gravação na lateral esquerda , uma luz de aviso e sensor de iluminação e uma câmera de 2MP sem flash e a foco automático. Os pontos fracos do hardware ficam por conta do cabo com conexão e fone de ouvido em formato proprietário da Nokia. Como o aparelho se destina ao mercado corporativo, não vejo propriamente como defeitos a falta de um flash e foco automático da câmera e do jack padrão para fones de ouvido, mas certamente estas especificações seriam muito bem vindas. A tecla de navegação do E61i deixou uma impressão muito boa, sendo na minha opinião muito melhor do que a encontrada no meu Nokia N95, sendo mais firme, robusta e menos barulhenta.

O Nokia E61i é muito fino, entretanto é largo, mas por incrível que pareça acomoda melhor no bolso do que o N95, que é muito mais gordo(!), e o uso é muito agradável. A sua tela é muito grande, brilhante e possui uma boa resolução e a digitação com o teclado QWERTY é um show à parte! Para quem utiliza muito para enviar mensagens SMS, MSN, digitação de textos, e-mails e navegação na internet, o E61i é certamente a melhor escolha, pois graças ao seu excelente teclado estas tarefas ficam muito mais simples e rápidas. O WiFi também funciona muito bem e parece conseguir captar sinais que muitas vezes o N95 não conseguia enxergar.

No meu ponto de vista o Nokia E61i não pode substituir o N95, mas certamente deve ser utilizado como um aparelho complementar, para ser utilizados nas tarefas onde precisamos de um bom teclado e uma tela maior. O N95 é um aparelho mais destinado à música, vídeos e games e GPS, já o E61i é mais focado na produtividade. Com pouco mais de 2 dias de uso, já concentrei o uso da internet e email no E61i, e apesar do peso extra no bolso, não consigo mais digitar textos em T9 depois de utilizar este pequeno e completo teclado QWERTY. Neste pequeno período de uso posso afirmar que utilizei mais a internet e enviei e-mails do que nos últimos 15 dias no N95! O MSN então, nem se fala!

O browser nativo e o Opera conseguiram suportar toda a manutenção do blog, redação de posts, bem como a leitura do meu Google Reader, o que fez com que a experiência de uso deste smartphone na internet fosse extremamente produtiva. Hoje se o meu Notebook quebrar eu posso fazer praticamente todo o meu trabalho do blog no próprio E61i tranquilamente!! Com este aparelho eu vou utilizar muito mais a internet móvel, como há muito tempo eu não fazia!!

Para finalizar, o único ponto negativo ficou por conta do firmware da Claro, que impede não só a atualização do aparelho, como o seu reconhecimento por vários programas como o Nemesis. Estou preso ao primeiro firmware do aparelho por conta da operadora, que aparentemente estava com medo de ter a concorrência do Voip do aparelho (que funciona perfeitamente com o Fring!) Vou continuar tentando fazer a atualização no aparelho, mas até agora já testei todas as combinações possíveis mais as dicas de muitos leitores sem sucesso.

Como o meu foco neste aparelho é a produtividade e a internet móvel, vou instalar somente programas para ler, editar e criar documentos, rss, messenger, skype, ftp e tudo mais que pode tornar a utilização dos recursos web melhores e mais amigáveis. Recomendo a aparelho, que em breve estará rodando na rede 3G em 2100!!

Powered by Qumana

17 comentários em “Nokia E61i – Review (segunda impressão)

  1. Nemesis é um problema generalizado com a última versão do NSU, mas o pessoal do NSS falou que tá trabalhando nisso :>

    O meu E61i é um americano unbranded e eu troquei no passado sem problemas.

    Agora outra coisa que eu sinto entre o E61i e o N95 é que o N95 é bem mais rápido para várias coisas (viva o processador de 330 contra o de 220 :P) e o fato do E61i sem FP1 ter os 2 browsers separados (Web e WAP/Services) assim um monte de links (especialmente os que vem por e-mail) acabam abrindo no WAP/Services e não no Web 😦

  2. Rodrigo, uma dica: A tecla de navegação perde a capa de metal muito facilmente. Cuidado com a unha na hora de usá-la.

    Uma leitora lá do blog me falou sobre isso e eu achei que só tivesse problemas quem tivesse unha grande. No caso do meu E65, que tem a mesma tecla, ela já apresenta sinais e riscos onde a unha do polegar acerta. E olha que minha unha está sempre pequena e ele só tem uns dois meses de uso.

    Fora isso, o E61i é um espetáculo de aparelho, como você mesmo disse! Parabéns pela compra!

    Um abraço, José Antonio

  3. vá em uma Assistência técnica Nokia, de preferência a da predroso de morais e solicite que atualize o firmware com as ferramentas de serviço da propria Nokia. Eles consegue fazer atualizaçã com qualquer product code.

  4. Olá,

    Voce comenta em seu post que usa o skype e o fring para voip em suas experiencias moveis com a operadora claro. A minha experiencia com a Claro / fring / Nokia 6120 e que quando uso o voip sou tarifado em R$ 1,00 o minuto, o que é um absurdo, e inviabiliza o uso do voip via smartphone 3g.

    Abraços,

    João Paulo

  5. Rodrigo.
    Sou leitor diário deste seu maravilhoso espaço.
    Dou parabens pelo texto sobre o E61i, tenho um E61 e me sinto exatamente como você.
    Feliz, muito feliz por ter um aparelho deste, eu praticamente uso meu notebook em casa para fazer o backup do aparelho.
    Pois de resto ele me supre quase todas as minhas necessidades diárias de informática.
    Quando não, entro em um PC mais próximo, realizo minha tarefa e mando uma cópia por email para o meu Nokia.
    Vou te contar algo que me faz sorrir cada vez que uso meu E61: Teclas Crtl+C e Crtl+V… Já testou???
    Abraços
    Santoro

  6. Boa tarde Santoro! Muito obrigado por ler o blog! Excelente aparelho o E61i!!! Quase completo, e o teclado é show de bola! Gostei muito do Crtl+C e Crtl+V!! Quebra um bom galho!! Grande Abraço!

  7. Rodrigo, estou querendo trocar meu aparelho e estou em dúvida entre o Nokia E61i, o HTC Atlas, o Samsung i617 e o Sonny Ericsson K850.
    Qual deles vc recomenda?
    Obg e parabéns pelo site.

  8. como encontro o nokia e61i…pra eu compra estou muito afim desse celular… mais naw axo nem uma loja q tenha ele…
    ostaria de sugestois de site..?

    valew!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.