2 em 1 – Windows travando Mac / você confia na web?

Ontem aconteceu uma fato, no mínimo, curioso com o meu MacBook. Como ocasionalmente preciso utilizar alguns programas do Windows, instalei um emulador no Mac e estava rodando o XP nele em algumas ocasiões. A frequência de uso não justificava o fato de ter que queimar 10GB do HD do Mac para o XP, mas o conforto de ter o bom e velho Windows sempre na mão torna este fato irrelevante.

Na prática, desde que comprei o Mac só utilizei o Windows para fazer o Imposto de Renda, atualizar o firmware do Nokia N95 e para o download de dois arquivos do Megaupload que necessitavam da instalação de uma barra no navegador. Fora isso, somente para MSN por força do hábito.

Sem nenhuma explicação aparente o Windows travou quando estava sendo executado no emulador e acabou travando o Mac inteiro! Após tentar todos os meios conhecidos para destravar a máquina, precisei dar um reset para conseguir reiniciar o Notebook. Ocorre que a atualização não funcionou e o sistema do Mac (provavelmente corrompido pelo Windows de alguma forma) não subiu mais. Como resultado da brincadeira, precisei reinstalar o Sistema operacional do Mac novamente e zerar a máquina.

Por sorte, uma série de fatores me ajudaram muito a tornar esta situação muito simples de resolver:

1) Hoje todos os meus arquivos são salvos no meu HD externo, e mensalmente este HD é inteiramente copiado para outro HD para uma segurança ainda maior.

2) Todos os meus feeds de mais de 150 sites que leio diariamente estão salvos no Google Reader, e também mensalmente são copiados em meu HD externo para maior segurança.

3) Os meus sites favoritos são salvos também mensalmente no meu HD externo e também estão constantemente sincronizados com o Opera, para que seja possível acessá-los pelo Opera Mini via celular (Nokia N95 ou E61i).

4) Meus contatos e agenda estão sempre sincronizados entre o Nokia N95, o E61i e o Notebook, então bastou fazer um novo sincronismo para recuperar todas as informações em segundos.

4) Apesar de ler os meus e-mails pelo programa Mail, sempre mantenho uma cópia das mensagens no servidor, e tenho o hábito de ler as mensagens diretamente pela internet, o que me ajudou a salvar vários e-mails importantes.

Em resumo, acredito que a cada dia as pessoas vão começar a deixar de lado a grande quantidade de CDs, DVDs e HDs externos que são estocados em grande quantidades em suas residências para passarem a utilizar serviços online para o armazenar suas informações.

Veja que em vários pontos neste meu problema com o computador eu fui salvo por serviços da Internet, o que só aumenta minha confiança nos produtos e serviços baseados na Web. E você, confia na web ou ainda prefere cuidar de todos os seus backups em casa?

11 comentários em “2 em 1 – Windows travando Mac / você confia na web?

  1. Eu sou particularmente cético em relação a esse monte de serviços online, por dois motivos:
    1- a disponibilidade do serviço em si
    2- a necessidade de uma conexão com a internet

    Não sei como é no exterior, mas aqui no Brasil acredito que todos saibamos que as conexões com a internet não são totalmente confiáveis.

    Vide você mesmo com os problemas que está tendo com a Claro! 🙂

    Isso sem contar, por exemplo, cabos da Embratel rompidos por aí, queda de hosts, problemas com DNS, e a própria lentidão da internet.

  2. Olá Rodrigo, também estou virando adepto do backup e outros serviços on-line, antes só fazia os backups em dvds agora tô começando a upar vídeos, fotos e documentos importantes para o SkyDrive que só cede 5Gb mas é gratuito, depois vou procurar algum serviço de armazenamento pago pois se acontecer alguma coisa errada quero ter alguém para poder processar. HE HE HE.
    Quanto aos feeds sempre usei o Google Reader e só recentemente comecei a fazer backup dos favoritos do navegador.
    Mas devo confessar que tenho MEDO de ataques hackers ao armazenamento online e só estou upando arquivos compactados com winrar ou KGBArchiver e com uma senha bem elaborada.
    E como todo cuidado é pouco também mantenho os backups em DVDs e PenDrives usados só para esse fim e futuramente num HD externo.
    Alguns dizem que é exagero da minha parte, mas só quem já perdeu arquivos importantes num HD queimado para saber a dor de cabeça que é.
    Abraço e até a proxima.

  3. Bom dia Artaud! Também tomo os mesmos cuidados que você, mas sempre fico pensando, e se pega fogo ou roubam minha casa? Perco tudo? Acho que estas empresas tem muito mais cuidado e competência do que eu para cuidar dos arquivos, até mesmo porque eles tem servidores diferentes e backups diários que fazem com que em caso de algum problema a perda seja muito pequena. Grande Abraço!

  4. É verdade Jorge, talvez no futuro a coisa melhore, mas hoje quando a internet fica ruim eu praticamente não trabalho, já que tudo o que eu faço roda pela internet. Eu vejo pelo servidor do meu blog, em doze meses só ficou umas 2 horas com problemas! Sempre está lá funcionando redondo. É de se pensar, mas temos riscos. Abraço!

  5. Oi rodrigo parabens pelo blog, vejo todo dia muito atualizado e sempre com novidades,minha duvida e a seguinte, quero comprar um mac mais quero botar windows nele, ja existe algum modelo que ja venha instalado ou eu posso instalar em qualquer mac, muito obrigado manoel

  6. Bom dia Manoel! Obrigado por ler o Blog!! Os Macs ainda não vem com Windows, mas você tem várias opções para resolver isto! Pode usar o Bootcamp, que faz um dual boot no sistema para você optar entre Mac ou Windows ou pode rodar via emulador, VMWare dentro do próprio sistema Mac OS. Se você não for utilizar jogos, a saída via emulador pode ser uma boa opção! Abraço!!

  7. Olá Rodrigo,
    Entrei por curiosidade no seu site, por ter ouvido comentários de muitos amigos e familiares e realmente gostaria de parabenizá-lo pelo mesmo, as dicas e informações são super interessantes. Parabéns, ganhou uma adepta, principalmente qdo vi que através deste poderia até mesmo saber como estão as rodovias….achei o máximo….Ganhou mais uma adepta !
    Vania

  8. Oi Vania, tudo bem? Que bom que você gostou!! Apesar de ter um foco mais direcionado para a área de tecnologia e celulares, procuro sempre publicar novidades que podem ajudar o nosso dia a dia! Tenho alguns textos sobre fórmula 1 e Moto velocidade do Marcelo que também valem uma leitura! Um grande abraço e continue por aqui, pois normalmente costumo publicar 10 novos artigos por dia! Obrigado pela visita!!!

  9. Bom dia Rodrigo,

    Seu artigo de 30 de abril me deixou confuso em relação ao emulador de windows,pois em resposta
    ao Manoel em 3 de maio,você não faz restrição ao uso do emulador desde que evite usar jogos,que não é o meu caso.
    Gostaria de rodar windows xp em meu macbook somente para rodar o autocad,que é minha ferramenta de trabalho.O que você acha?
    A proposito,sabe se existe autocad para mac?
    obrigado,
    Alfredo

  10. Boa noite Alfredo! Na verdade o artigo foi meio que um desabafo pelo problema enfrentado, mas no geral funcionou muito bem e bem estável. Se você tem algum programa que necessita utilizar no Windows, o emulador pode ser muito útil, caso contrário, é melhor ficar com o Mac OS mesmo. Acho que o Autocad só roda no Windows, mas vou procurar alguma coisa! Abraço!

  11. …a pergunta é: Com tantos erros e bugs enfrentados ao longo dos anos pelos usuoários do windows, esses mesmos problemas podem afetar um mac que utilize os dois sistemas?

    Tenho receio dos velhos bugs afetarem meu mac! É seguro instalar win vista nele?

    Gostaria de trabalhar e tb jogar no mesmo notebook… tenho uma maquina mac pra trabalhar, mas o notebook pra mim é mais como o velho “canivete suíço”… hehehe
    😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.