Blockbuster – o modelo de negócio que virou peça de museu

Este vídeo produzido pelo The Onion é uma sátira muito interessante sobre a forma como as pessoas tinham acesso aos filmes em locadoras de vídeo antes da Internet e de serviços como o NetFlix e Netmovies. De acordo com o vídeo, há muito tempo existiu uma loja onde os clientes pagariam para um curto prazo da utilização de vídeos em um arcaico sistema chamado de aluguel. Agora podemos visitar o Museu Blockbuster Viver a reviver os dias de glória deste formato de negócio.

O último filme que eu aluguei, foi há mais de 3 anos em um Blockbuster que acabou sendo comprada pelas Americanas! E pensar que quando chegou ao Brasil a Blockbuster conseguiu um mercado enorme e acabou com várias pequenas locadoras de bairro que não aguentaram a concorrência. Os tempos mudam, e os negócios também!!

E você, como assiste aos filmes? Ainda utiliza locadora?

Fonte: Consumerist.

11 comentários em “Blockbuster – o modelo de negócio que virou peça de museu

  1. Rodrigo,

    Eu acesso internet desde 2001 mais não tinha em casa. Somente agora em 2008 acesso de casa. Não tenho experiência em sites de filmes, mas tem uma blockbuster aqui perto. Qual´é o caminho mais fácil na net para baixar filmes sem preocupação??

    (De Fortaleza)

  2. Aqui na minha cidade (Niteroi/RJ) tem uma blockbuster. Eles foram aumentando de preço, até que chegou a 9 ou 10 reais um aluguel por dia. Agora a loja fica vazia, sempre tem filme disponivel, qualquer lançamento.

    Eles agora diminuiram o preço, mas não resolveu.

    As locadoras menores estão ganhando, pois oferecem serviço melhor, por exemplo, a CAHU (creio ser a maior de niteroi) ele entrega e busca em casa no mesmo dia, sem cobrar nada. É só entrar no site, escolher o filme e ligar para a loja. Em 1 hora o filme tá na sua porta. Sem custo. Acabou de ver? Liga e eles pegam de volta.

    Eu assisto muito filme alugado, é a maneira mais prática, haja visto que em minha cidade só tem 1 cinema decente que vive lotado. Filas. Muitas filas.

    O sistema de aluguel não é arcaico. Se fosse assim, ninguém ganhava dinheiro com aluguel, e hoje se aluga tudo: filme, carro, avião, equipamentos, computadores, móveis e imóveis.

    Mudando um pouco de assunto, alguém sabe de algum programa para NOKIA N95 que faça a simples tarefa de girar a tela ao apertar um botão programado (exemplo, ao apertar o botão da camera, gira a tela). Já tentei o rotateme etc, mas está impossível assinar. Pode ser programa pago, nao tem problema, eu pago o valor do software.

    O N95 é tão poderoso, tem vários programas fantásticos, mas girar a tela ao toque de um botão parece ser algo impossível de ser feito por um programa normal (PAGOU – BAIXOU – INSTALOU).

    Obrigado.

  3. Oi Antônio, tudo bem? Vou verificar se encontro alguma coisa legal, mas uma opção inicial seria os sites filmes e comunidades no Orkut. Vou tentar encontrar alguma coisa da sua cidade para indicar!! Um abraço!!!

  4. Uma vez participei de um processo seletivo da Blockbuster uns 3 anos atrás para trainee . Putz os caras eram muito arrogantes na palestra para nós , mostrando gráficos e projeçoes como se o negócio estivesse bombando .Ahh sim 6 dias de trabalho por semana , feriádos idem com folga escolhido por eles para ganhar uns 1200 reais .Mas passado uns anos sem alugar mas voltei alugar filmes não da Blockbuster , mas de uma locadora nanica (Animatrix) pois esta aluga DVDs de muitos seriados que eu não pego na minha casa ( pego poucos canais a cabo ) .

  5. om dia Malandro, tudo bem? O mercado muda e o mundo dá voltas!! A arrogância de ontem hoje não é mais nada. Me fala uma coisa, e o seu problema com o celular da Nokia, foi resolvido? Alguém entrou em contato com você? Se quiser, me mande um email para eu tentar dar uma ajuda nessa! Um Abraço!!

  6. Puxa , obrigado Rodrigo ! Bem os papéis com as ordens de serviço foram entregues para o nosso advogado mas este nos retornou alguns dias depois dizendo que o Procon do Rio exige para abrir a queixa , a presença do dono do celular . Provavelmente esta segunda agora ou no máximo semana que vem estaremos lá . E nada do pós-venda da Nokia ligar . Estou 3 meses sem celular sem previsão , nada!!!!

  7. Rodrigo , estava falando agora com o meu pai e queria saber a sua opinião e ,se possível, a de outras pessoas . O que acham melhor ? Entrar nas pequenas causas já ou tentar Procon primeiro?

  8. Boa noite Malandro!! Eu começaria com o Procon, mas vou passar o seu email novamente para alguns amigos que tem contato na Nokia para ver se eles conseguem acelerar o processo sem precisar de Procon ou processo. Abraço!!

  9. Seria muito interessante, se os links fossem abertos em uma nova página ou aba. Assim, seu site ficaria aberto e não daria lugar ao link…

    [ ]´s
    Guilherme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.