Notebook em casa é uma boa? Depende do uso.

imac20

É impressionante com a vida sempre muda e as prioridades sempre acompanham estas mudanças, e não poderia ser diferente com a tecnologia. Como eu sempre digo, um equipamento é bom ou ruim não por suas especificações técnicas, mas sim pelas necessidades de cada usuário. Será que utilizar um Notebook em casa é uma boa? Depende do uso de cada um.

Há bem pouco tempo eu passava mais da metade de meu dia em trânsito, logo a utilização de um Notebook era extremamente necessária e vital para o meu trabalho, assim como a internet móvel. Nesta época acabei comprando um MacBook (troquei um notebook HP pelo Mac) e assinando o serviço de internet móvel da Claro (em substituição do Vivo Zap 3G) e ainda comprei um mouse bluetooth (chega de fios!!).

Com o passar do tempo eu mudei de casa e o meu trabalho migrou totalmente para a internet, sendo que hoje posso trabalhar em home office praticamente 100% do tempo. Apesar de acompanhar nos últimos tempos o grande aumento das vendas dos Notebooks, foi neste momento que comecei a perceber alguns problemas em sua utilização diária, por longos períodos de tempo. A tela do MacBook tem 13 polegadas, que torna o equipamento muito compacto, mas ao mesmo tempo extremamente cansativo de usar por muitas horas. Apesar de utilizar um suporte para elevar a altura da tela e aumentar um pouco o conforto, seu tamanho reduzido atrapalha muito o uso prolongado. O mouse bluetooth que era muito importante, pois evitava a utilização de mais fios pendurados ao notebook, hoje é pesado para o uso prolongado, e foi substituído por um modelo óptico muito leve e barato da microsoft.

Depois de estabilizar nos lugares que utilizo com maior frequência, a internet móvel da Claro tornou-se uma excelente solução, tanto dentro quanto fora de casa, com a grande vantagem de funcionar fora de minha cidade.

Hoje quando preciso sair ou viajar acabo optando pelo kit Nokia E61i (ou N95 ligado ou não na TV) + teclado bluetooth também da Nokia, que além de ser extremamente compacto tem uma autonomia de bateria maior do que qualquer notebook existente no mercado.

Hoje estou utilizando em casa os seguintes equipamentos:

– MacBook 13” Core 2 Duo com 2GB de RAM e HD de 80GB;

– HD externo USB de notebook da WD de 160GB;

– Modem Huawei E226;

– Teclado Digital Media Pro e mouse basic optical USB da Microsoft;

– Caixas de som da Creative modelo 245

– Hub USB da Targus com 4 portas.

Já na estrada, os equipamentos são:

– Nokia N95

– Nokia E61i

– Teclado Bluetooth da Nokia

Hoje eu gostaria muito de trocar o meu Notebook por um iMac com Core 2 Duo, HD de 250GB e tela de 20″, pois este computador certamente daria um conforto muito maior para trabalhar por longos períodos em casa. Agora no setup móvel, eu sinceramente até gostaria de comprar um Asus Eee, mas apesar de enfrentar ainda algumas pequenas limitações com os celulares, que com certeza não existem no Eee, a autonomia da bateria hoje faz uma diferença muito grande, tornando o casamento do N95 ou E61i com o teclado bluetooth  um conjunto muito forte.

Em resumo, hoje eu trocaria meus equipamentos facilmente por um iMac, mas ficaria com o meu setup móvel exatamente como está, mantendo também a internet móvel da Claro 3G, que por hora está com um desempenho muito satisfatório. Se eu conseguir comprar o meu iMac com tela de 20″ até o final deste ano, vou repensar a compra do Asus Eee para utilizar em viajens mais longas!

E você, quais equipamentos usa em casa e na estrada? Usa Notebook em casa?

15 comentários em “Notebook em casa é uma boa? Depende do uso.

  1. Que tal usar teclado e monitor externos com o Macbook? Assim você poderia ter mais ergonomia usando o notebook em seu home-office.

    Aqui em casa eu passo pela mesma situação, tenho um computador desktop bom mas acabo usando somente o notebook, um Acer Aspire 4520 com monitor de 15″, mas porque eu prefiro ficar sentado na poltrona ou na cama, todo torto com ele no colo… e a minha coluna indo pro espaço. Acabou que o desktop, que usava constantemente, ficou para o irmão menor jogar World of Warcraft o dia inteiro. 😛

    Mas respondendo ao tópico, em casa e raras vezes na rua uso o notebook e na rua é pra valer o Nokia N95 com o fone bluetooth Nokia BH-501 e o teclado bluetooth Nokia SU-8W. Combinação perfeita 🙂

    []

  2. Olá Rodrigo.

    Excelente seu post, ilustrativo e esclarecedor. Tenho um Nokia N95 8GB e viajo muito e recentemente assinei o Velox para acessar a rede WiFi nos aeroportos, etc, mas na hora de acessar a net e usar o MSN , responder emails, etc, usar o teclado do celular efetivamente é um martírio , simplesmente impraticável. Lendo seu post me convenci a acabo de comprar no site da Nokia o teclado bluetooth, acredito que meus problemas acabaram.

    Outro ponto interessante – que nem tinha pensado – é ligar o celular na tv, ou seja, quando eu viajar e o hotel que estiver hospedado tiver Tv em que eu possa conectar meu móvel acredito que nem meu notebook precise levar mais de posse do teclado bluetooth. Boa dica, parceiro, valeu.

    Um abraço e apareça no msn.

    Kiko.

  3. Olá Pessoal

    Também passo pelo mesmo problema, mas deixo o notebook somente para o trabalho. Ainda não se fez necessário usá-lo em casa. Qdo não estou, nem em um nem em outro, uso o velho e bom N95. Estou esperando o negócio melhorar para tomar decisão de novas aquisições.

  4. Ola a todos e em especial ao Rodrigo.
    Interessante este seu tópico. Eu uso hj um vaio ligado a um monitor de 20 com teclado e mouse sem fio. Normalmente em viagens levava o note mas depois do n95 não levo mais. Ainda uso o teclado do aparelho como agora para escrever este texto e com o uso do t9 tenho bastante agilidade. Mas vou comprar o teclado bt para melhorar o uso. Em casa tb abandonei o note e só uso o n95.
    Abraço mestre.

  5. Para solucionar o problema em casa, usei a dica Nighto, providenciei um monitor externo de 20″ da Dell, um teclado externo e um mouse.

    A situação está confortável em casa, mas me incomoda muito ter de carregar o notebook quando viajo, por isso, estou inclinado a comprar um Asus eee. Tá R$ 750 no Carrefour. Uma tentação!

    Abçs,
    Flavio

  6. Quanto ao ASUS eeePC, eu já pensei muito em comprar um, mas a autonomia da bateria é igual à de um notebook normal, cerca de 2 horas, então não acho que vale à pena.

    []

  7. Asus eee. Tá R$ 750 no Carrefour. Uma tentação! Inde ???????
    Que carrefour ????
    Fui ontem no carrefour aqui de minha cidade e tava 999 !!!!
    se tive-se 750 eu tinha comprado um na hora !

  8. SP, Carrefour Jardim Paulista (Pamplona). A promoção só era válida no sábado, nas compras com Cartão Carrefour, mas o vendedor falou que enquanto tivessem estoque na loja iam continuar vendendo a esse preço. Ele disse que achava que o estoque não duraria até o fim da tarde de domingo.

  9. Oi! Saudades daqui, tenho andado totalmente sem tempo. Sempre leio o blog, mas não tenho comentado pela correria…
    Eu acho ótimo a sua idéia do Imac. Também tenho vontade de comprar um, apesar de não sentir tanto desconforto no uso do macbook. Quanto ao novo “queridinho” da galera: o asus, não tenho nenhuma vontade!!! Não me seduz de forma alguma, acho que sentiria falta dos recursos do mac (não acho que ele tenha competência para me acompanhar, rsrsrs). Para viajar levo o n95 (em breve o Iphone tb) e/ou macbook.
    Beijos,
    Pat

  10. eu uso o note como maquina principal… meu desk acabou virando servidor aqui em casa..rs
    Para melhorar a ergonomia, uso tablet e uma tela de 20″. Assim, a telinha de 14,1 fica somente pros momentos que estou fora da base. Tambem passo por uma fase de pouca estrada e tenho pensado em trocar para um desk novamente. Inclusive estava orçando um. MAs, queimou um pente de memoria do meu note e quando fui comprar um novo, acabei pegando 2 x 2gb e… fiquei novamente apaixonado pelo meu note! kkkkk Acho que agora, ele vai completar um ano de uso! Em transito, uso mais o N95 mesmo. MAs, realmente o teclado limita. num sei se me adaptaria a um teclado externo… tenho pensado muito, num E61i… ou algo semelhante. o que mata é a camera. como viver sem a camera do N95?!?!

  11. Fala rodrigão blza??? parece q vai ter outro encontro da galera lá no Viena.. dia 14 agora… vê se aparece por lá… etambém, para que já crackearam os jogos do n-gage.. instalei 2 aqui que estão uma blza…depois confirmo se todos estão rodando 100%.. abraços

  12. Ola Rodrigo blz?
    Bem gostei do post, até mesmo pq estou querendo comprar um Macbook pra mim, só estou tentando vender meu PC pra poder comprar. Por tds os pontos positivos e negativos que vc disse no post, ainda sim quero trocar meu desktop por um notebook, até mesmo pq estou no ultimo ano de faculdade e um notebook vai ser mto util para fazer meus trabalhos em casa, na faculdade e no trabalho mesmo. Axo q pelo fato da tela do notebook ser mto pequena, em casa vc pode usar teclado e mouse wireless ou usb, e um monitor de 15″ ou 17″. Seria uma boa nao? Se bem q um Imac com tela de 20″ é um tesão.

    Abraços

  13. No meu caso, tenho um laptop normal (15′) para uso no trabalho e nos fins de semana em casa.
    Nas viagens, reuniões e eventuais noites durante a semana uso o Eee PC. A bateria dele está durando bem (quase 4 horas), e agora estou com uma extra também, o que dá uma autonomia maior.
    Abcs

  14. Uso um notebook sti (toshiba nacional) de 12 polegadas, que tem um teclado excepcional. Mas em casa uso o desktop PC mesmo, pela conveniencia da tela maior.

    Uma pergunta: alem de pagar pela internet ilimitada pra usar via modem, na Claro 3G, voce ainda assina um pacote de dados para usar com o celular ou tem como unir as duas coisas?

    abraco

  15. Ola Rodrigo!
    Eu uso aqui um IMAC de 20″, HD de 250 GB e 3 GB de RAM (coloquei mais 2GB por 150 reais). Comprei pela Tecmania, uma loja aki de BH que estava com uma promoção ótima ano passado (jah tenho ele a um ano) R$3990.. acredito que o preço com eles ainda é o mesmo. Com ele não vejo necessidade de nenhum outro aparelho em casa.. até meu dvd que estragou não comprei um novo.. assisto filmes aqui mesmo.
    Quanto aos aparelhos móveis, uso um N95 mas estou pensando seriamente em comprar um Iphone.. Tudo bem que em questão de funcionalidade não se compara ao N95… mas Iphone é Iphone né? ehehehhee

    Abraços! Prabéns pelo ótimo Blog e site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.