Nokia N95 – Review (1 ano depois)

http://www.rodrigostoledo.com/wp-content/uploads/2007/06/dsc05118.JPG

Há pouco mais de um ano em junho de 2007 eu estava publicando um review sobre o meu novo celular Nokia N95, que chegou para substituir o meu saudoso N80. Na época fiz um texto de certo modo apaixonado, com aquele ar de quem está feliz da vida com um brinquedo novo nas mãos que pode ser lido neste link.

Mas depois de passar do período de lua de mel com o aparelho, que já está a mais de 1 ano em minhas mãos em pleno uso, resolvi escrever algumas considerações de um usuário veterano do aparelho, que pode certamente ajudar alguns usuários, principalmente por conta do fato de que a intensa paixão do início do uso foi substituída pela razão de um usuário que gosta de tecnologia móvel e celulares sem ser um fã boy de qualquer marca ou modelo.

Vamos para uma pequena lista de pequenas considerações e experiências de uso!

Telefone – Como telefone continuo achando o Symbian um aparelho superior aos concorrentes disponíveis no mercado, não só pela excelente qualidade de sinal, mas pelos softwares de secretária eletrônica, black e white list, gravação de conversas, envio de SMS automáticos, alteração de profile por horário, dia e localização geográfica realizada pela utilização das antenas da rede entre outras funcionalidades. Ainda não encontrei nenhum Smartphone (mesmo considerando o iPhone ou Windows Mobile) tão bom no quesito telefonia. Acho o slider com folga muito ruim, mas não posso reclamar, pois o aparelho está suportando um uso intenso sem apresentar nenhum problema ou quebra há mais de um ano.

Câmera – A câmera é excelente, entretanto hoje ela perde um pouco para o Nokia N82 e seu flash xenon, mas ainda dá um banho no iPhone e nos modelos como sistema operacional Windows Mobile. As fotos e vídeos são recursos que eu não consigo abrir mão, e por este motivo não consigo ver um substituto tão bom entre os concorrentes. Na maioria das ocasiões eu acabei substituindo minha câmera digital pelo N95 sem o menor problema.

Multimídia / Games – Apesar da excelente capacidade para música e vídeos do aparelho o recurso que mais utilizei no N95 foi o rádio FM, que quebrou um bom galho em vários momentos, inclusive para ouvir jogos de futebol quando não havia uma TV por perto. Os games são muito mais utilizados no meu celular, pois tem uma qualidade excelente, que parece melhorar a cada dia. Não posso comparar com os games do meu PSP da Sony, mas certamente são muito melhores do que a maioria dos jogos encontrados em celulares atualmente.

Apesar de ser um interessante recurso, o cabo para ligar o aparelho na TV acabou sendo utilizado somente em algumas situações de emergência, não fazendo uma grande diferença para o meu dia a dia.

No escritório – O N95 continua excelente para criar e editar arquivos de word, excel, power point e PDF. Seu aplicativo para navegação na internet continua sendo um dos melhores do mercado, e agora com o teclado bluetooth as coisas melhoraram ainda mais. Vale lembrar que o T9 com o tempo se tornou um excelente e rápido recurso em meu aparelho.

Conectividade – O N95 pode ser conectado ao PC ou Mac por cabo mini USB ou bluetooth, e ainda conta com IR e WiFi. Fones de ouvido bleutooth também podem ser usados no aparelho, o que o torna um verdadeiro campeão em conectividade! Durante este período de uso troquei o meu PC pelo Mac e não enfrentei nenhum problema, pois o N95 se saiu muito bem nas duas plataformas.

GPS – Este recurso é uma das grandes vantagens do N95, mas também uma das maiores dores de cabeça aos usuários, pois ao formatar ou atualizar o firmware do aparelho ele simplesmente parece esquecer como encontrar os satélites e nos primeiros usos demora um longo período de tempo para funcionar. Com muita paciência, o slider aberto, um local ao ar livre e sem prédios e os mapas certos, o GPS acaba funcionando e com certeza é um excelente diferencial. Mas a paciência é mais do que necessária para fazer ele funcionar.

Memória –Com as atualizações de firmware mais recente o aparelho ficou muito melhor, mais rápido e ganhou a capacidade de abrir muitos aplicativos ao mesmo tempo sem derrubar nenhum programa. A evolução da performance do N95 com o passar do tempo e com as atualizações teve um ganho incrível, que acabou fazendo com que eu ficasse muito mais temo com este celular.

Bateria – A bateria obviamente não faz milagre, mas o carregador veicular ajudou a resolver qualquer problema de energia, pois qualquer pequeno trajeto já alimenta o N95 com uma boa carga para um bom tempo de uso. Até hoje não precisei de uma bateria extra, mas esta possibilidade também é muito interessante e pode ajudar muito!

A conclusão é que a Nokia fez no N95 um dos melhores smartphones do mercado, uma câmera de 5MP, um MP3, um vídeo player, games excelentes e um GPS que fazem uma grande diferença, fazendo com que o mesmo permaneça nas mãos dos usuários por muito mais tempo do que a maioria dos celulares disponíveis no mercado.

30 comentários em “Nokia N95 – Review (1 ano depois)

  1. Quando entrei na primeira vezes no site, já tinha o N80,e já peguei os bizus te todo o meu cel com vc, depois que vc comprou o N95, vi muitos elogios e pensei em comprar um pra mim tb, mas depois que vc comentou do N82, e mais elogios, comprei um pra mim, tenho ele há uns tres meses, mas achei queas propagandas iriam substituir o N95 pelo N82, mas o N95 tá na moda ainda e nunca vi um comercial do N82. Até vc parou de comentar do N82 e do N96, mas é show seu site ainda…
    Queria que vc me desse uma ajuda, meu N82 ñ conecta a internet mais, comprei no Paraguay e funcionou perfeito aqui em Curitiba, mas uso a claro, e esses dia tava com a internet de graça, mas do nada ela parou, isso depois que começou a ter 3G em Ctba, liguei para a operadora (mesmo sabendo que podem cobrar), fiz todas as configurações, e nada, pensei em alterar o firmware, mas tenho medo de perder meu cel, por favor, me ajude que quero ver como é usar ele como modem… Grato sevc leu me comentário.

  2. Já falei< Rodrigo, que tive um N95 8gb, tenho um N82 e Um N95 que tirei quase de graça na operadora e que infelizmente sofreu um acidente que o destruiu, e a primeira coisa que pensei após o acidente do N95 foi “por que o N95, por que não o N82?” apesar de ser mais antigo o telefone que mais gostei até hoje foi o N95 (o tradicional), acredito que ele seja o maior clássico da história da telefonia celular. Só um detalhe q: a qualidade do sinal do N95 e do N82 é mérito da Nokia, os outros Symbian nem chegam perto!

  3. Olá,

    li seus comentários a respeito do N95. Tenho um e adoro! Gostaria de saber se vc poderia me dar dicas de alguns aplicativos comentados no blog.
    Abs

    Liana

  4. Colega, tenho um N95-3 há 9 meses e posso dizer que de longe é o melhor celular que já tive.
    Concordo em quase tudo com seu artigo, exceto por dois itens:
    Bateria: Ao contrário de você que usa IPOD, eu utilizo intensamente o N95 para ouvir música, com isso a bateria dele não chega ao final do expediente. Se eu utilizar o fone bluetooth (que comprei mas tive que desistir de usar) a bateria não chega nem na hora do almoço (isso mesmo: duas cargas por dia!).
    GPS: Nunca funcionou direito, às vezes tento usar para ir em algum lugar que eu não conheço, mas se você passar por determinados lugares ele perde conexão e deixa de funcionar. Eu sou obrigado a olhar o Google Maps antes de sair, mas aí o GPS deixa de fazer sentido. Se é pra não funcionar melhor não tentar usar.

    De resto esse celular é impecável, só vou migrar para o IPhone por causa da bateria, senão continuava com ele mesmo!

    um abraço

  5. Realmente o N95 é show, mas seguindo teu review, surgiu uma questão, qual aplicativo office você usa? Pois o original da Nokia funciona, mas é bem lento.

    Grande abraço. Excelente review.

  6. Ola
    Comprei um N95 recentemente e li seu texto acima e fiquei curioso os os mapas que vc mencionou, baixei os mapas (Brasil)da Nokia mas só estão disponiveis das cidades de SP, RJ, BH e Campos de Jordão, vc saberia onde encontro mais mapas ? sem custos, apenas para uso pelo GPS, não tenho interesse em navegação assistida, somente os mapas

    Obrigado e parabens pelo Blog

    Um Abraço

  7. Ola Rodrigo
    Eu que agradeço as informações,farei como vc recomendou, masi uma coisa é possivel acessar a internet pelo n95 conectando ao PC ? se usar Wlan ou a prestadora de celular.
    Eu conectaria meu N95 (USB) ao meu PC que tem Banda Larga e baixaria mapas e aplicativos da internet direto para o celular, como se estivesse acessando do proprio celular ?

    Obrigado

  8. olá rodrigo. Parabens pelo trabalho e torço para uma ampla recuperação sua. Quanto ao n95 posso dizer que é o melhor que já tive. Lamento apenas pelo desgaste prematuro do teclado que começou a descascar após o uso que se faz normalmente ao navegarmos ou mesmo utilizar para teclar numeros. Não sei se as carcaças paralelas são uma saída. Vou tentar pois com o desgaste o aparelho ficou feio. Isto não aconteceu com você?
    Saúde

  9. Tenho um N95 há pouco mais de 2 meses,não sou expert r
    em cels., mas transferi do pc para o n95 uma planilha de controle de gasros e só consigo visualizar o mes de ja neiro sendo que a plainha é de todo o ano de 2008. como possofazer para passar para os outros meses?
    Obrigada

  10. Cassia, boa noite. Pelo jeito trata-se de uma planilha em excell. Pelo jeito que falou, também, você conseguiu chegar na guia Aplicativos–Trabalho–Quickoffice. Certo? Por favor, ao visualizar a planilha, abra-a normalmente. Os meses subsequentes podem ser vistos utilizando-se as teclas de navegacao que se encontra no centro do celular( cima, baixo, esquerda, direita). No seu caso, clique para baixo para ver os outros meses. Espero que consiga. Me dê um ok. Tá?

  11. Caro Rodrigo, o vidro do meu nokia N95 quebrou, gostaria de saber se tem como eu conseguir trocar apenas o vidro, ou realmente terei que comprar o display, continuo vendo tudo sem problemas, só o vidro que rachou. Agradeço a atenção. Um abraço

  12. Ola Rodrigo! Estava procurando dicas para o N95 e encontrei seu blog, muito bom! Eu tive um N80 que a autorizada da NOKIA danificou e a solução que deram foi a NOKIA me mandar um N95-1. Eu tenho algumas dúvidas sobre o N95 e se for possível, gostaria que você me ajudasse! Quando estou ouvindo música ou numa ligação com o fone de ouvido e o aparelho está bloqueado, o fone não responde ao comando para aumentar e diminuir o volume, isso é normal? No meu N80 mesmo quando o aparelho estava bloqueado era possível aumentar e diminuir o volume! Outra dúvida que tenho é sobre as ligações! Quando recebo uma ligação abro o slide do aparelho e converso normalmente, só que quando termino a ligação e fecho o slide a ligação não é encerrada, ela continua. Já tive problema por causa disso! O N80 encerrava as ligações quando o slide estava aberto e depois era fechado. Isso é normal no N95? Obrigado!

  13. Olá! Parabéns pelo review, bem esclarecedor!

    Estou com algumas dúvidas e gostaria que pudesse me ajudar.
    Bem, estou de olho no n95, mas não sei entre o preto e o prata..O prata é bem mais em conta, mas o preto tem um visual queme agrada mais.
    Outra coisa, li algumas coisas sobre o N81, invlusive vc falando não tão bem. Mas tem muitas funções boas tb e é mais em conta ainda.
    O que você me sugere?

    obrigado.

  14. puxa cara já tentei de tudo com meu gps (n95) ja instalei o cygic, ja tentei gps assistido (a-gps ), mas não consigo conectar só da a msg (sem conexão com o satélite), tenho duvida pois o cel do amigo meu (n95) diz aguardando conexão com o satélite, então pensei será que é problema com a antena ou não.

  15. Olá amigo.

    Você sabe me informar se existe diferença técnica entre esse modelo e o N95 preto 8GB.

    Há algo a mais nesse último além de uma memória maior?

    Agora, voltando ao N85 igual o seu. É um bom investimento comprá-lo por R$ 999,00 (americanas, ponto frio e outras lojas confiáveis estão vendendo por esse preço)?

    Abraços!

  16. Olá amigo. Me desculpe o equívoco. Eu vi o N95 prata de 1 GB igual ao seu por R$ 999,00. Desbloqueado. Algumas vendem com chip Oi DDD 11 de brinde. Seria uma boa? Se fosse o N85 por esse preço eu comprava na hora, hehehe.

    Mudando de assunto: também estou louco para comprar uma SX10!

  17. Olá pessoal! Alguém saberia me dizer se esse N95-1 vendido por R$999,00 é o que tem a bateria de 1200 mAh e 128 de memória ram?

    Agradeço se alguém souber dessa informação.

  18. Oi
    Tenho um N95 e não consigo encontrar um programa que edite os arquivos em Excel, só consigo visualizá-los.
    Você conhece algum?

  19. Ola Rodrigo, também tenho um N95, porém, antes de comprar ele eu havia comprado os nokia: E50, E61 e E51, eu sou louco por Symbian assim como vc e sei de uns truques bacanas…..
    eu cai de costas quando eu precisava editar e formatar um trabalho muito dificio e estava sem net..e sem cabo para conectar o N95 no meu note book…
    na epoca ainda existia o Nokia Mosh, eu baixei o app JoikuSpotlight e usei ele como host wi-fi…….
    foi de mais…

    Vc é 10 cara!!

    continue assim…

  20. oi gente! Ha 4meses comprei um n81 mas agora estou 1 pouco arrependido… A bateria e boa mas p ouvir musica ou navegar na net nao da pra nada Estou pensando comprar um n95 por causa da ram da camara do gps e tmb d um maior ecra… Vale a pena? Me informaram k o n81 dava para ler ficheiros office mas eu nao consigo algum d voces sabe como? Grato

  21. o seu review ta excelente… Fiquei 1 bocado preocupado com o desgaste das teclas… Isso acontece a tds os n95? Com que frequencia vou ter k mudar o teclado se o comprar? E q eu navego muito…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.