iPhone – Pequeno teste comparativo com o iPod Touch / N95 e E61i

2779972438_a305dc15a0

Hoje passei novamente uma tarde inteira com um iPhone nas mãos testando todas as funções imagináveis do aparelho e comparando com o meu Nokia N95 e com o o iPod Touch. Fiquei surpreso em descobrir que vários aplicativos e games não puderam ser instalados adequadamente no aparelho, e ao contrário do que eu pensava, o aparelho por muitas vezes não respondeu tão rapidamente quanto deveria, chegando a travar por alguns instantes em várias oportunidades.

A câmera do aparelho é uma das mais fracas que eu testei nos últimos tempos, perdendo para a câmera do meu E61i, e a captação do sinal da operadora parece ser inferior aos meus celulares Nokia. Também não gostei da impossibilidade de abrir, criar e editar arquivos de Word, Excel, Power Point e PDF, bem como do extremamente limitado bluetooth do aparelho, que nos Nokias permitem desde a transferência de qualquer tipo de arquivo até a utilização de fones de ouvido stereo.

O iPhone é consideravelmente mais grosso do que o iPod Touch, um pouco mais estreito e aparentemente mais pesado, entretanto tem como uma interessante vantagem o acabamento da parte traseira do aparelho, que ao contrário do iPod Touch é feita de um metal fosco e muito mais resistente aos riscos.

Depois de algumas horas brincando com o iPhone cheguei mais uma vez às seguintes conclusões:

– A compra do iPod Touch foi uma decisão acertada, pois o aparelho atende às minhas principais necessidades sem precisar pagar mais ou ficar preso com um plano de uma operadora.

– As fotos e vídeos no N95 ou N82 são absurdamente superiores, e com certeza eu prefiro muito mais andar com dois aparelhos do que perder totalmente a qualidade das minhas imagens e filmes.

– Adoro ter a liberdade de transferir qualquer tipo de arquivo ou ligar o acessório que eu imaginar (fones, teclados e etc) quando eu bem entender sem qualquer limitação.

– Não abro mão de poder abrir, criar e editar qualquer documento nos formatos Word, Excel e Power Point diretamente no meu celular.

Acho que o iPod Touch está de bom tamanho para a maioria dos usuários, e certamente faz uma dupla de respeito com o N95, N82, E71 (por conta do GPS) ou até o E61i com sua bateria altamente durável.

16 comentários em “iPhone – Pequeno teste comparativo com o iPod Touch / N95 e E61i

  1. Rodrigo, não tenho nada com isso… mas eu já tive o N95 (que comprei e vendi), o E62 (que comprei e vendi), o 8310 Curve (que me roubaram) e o iphone (meu atual).

    O 8310 Blackberry é sem duvida alguma o mais prático e best buy. Nao adianta vir falar em camera de 5mpx… isso nao serve pra nada… Quer uma boa camera, compra uma camera de verdade. GPS? o 8310 é melhor… de resto, tirando a camera… o iphone é much better, very much better… pra mim, o unico competidor serio do iphone é o 8310… ou o blackberrybold… que nao testei, mas deve ser muito superior… pq evoluiu em todos os sentidos.

    Defender o uso do n95 combinado com o E62 me faz pensar que tu leva bola da nokia. É só uma opinião, numa boa.

  2. O IPhone do teste pelo que vc descreve é um modelo 2G correto ?
    Pq vc não falou do uso dele como celular? Qualidade do audio nas chamadas facilidade para fazer ligaçoes, usar a agenda etc?
    Senti falta desta parte.

  3. Concordo em gênero, número e grau. Já tenho um iTouch há uns 6 meses e comprei um N95 na semana passada. Sem dúvida a combinação é matadora! O N95 até é legal pra música, vídeo e navegação WiFi, mas nesses quesitos eu ainda prefiro o dispositivo da Apple. Mas pra fazer ligações, câmera fotográfica, rádio FM (que uso bastante!) e principalmente GPS, o N95 arrebenta.
    Só falta eu comprar um transmissor bluetooth pro iTouch e pegar um fone que possa sincronizar com dois dispositivos ao mesmo tempo. Aí sim, com um em cada bolso e só um fone no ouvido, a dupla vai ficar mais do que perfeita!

  4. felipe, bom dia! Acho que a questão é de gosto / necessidade. Vou te dar um exemplo. Na semana passada fui até o Photo Image Brasil como convidado na coletiva da Kodak, e precisei tirar fotos e mandar emails e redigir alguns pequenos textos. O Nokia N95 me ajudou a tirar fotos com qualidade suficiente para poder publicar no site tranquilamente sem precisar levar uma câmera “de verdade”, e os textos foram digitados no E61i. Outro exemplo, há algum tempo fui para o interior e o meu modem da Claro não funcionou e eu precisava atualizar o blog e fazer alguns outros trabalhos, utilizei o E61i como modem, coisa que eu não conseguiria fazer com um iPhone.

    Há muito tempo trabalho com dispositivos móveis, e já escrevi bastante em listas de Palm, PocketPC e agora Symbian, e faço por gosto e opinião mesmo, já que até hoje além de não ter ganho um tostão da Nokia, eles não enviam nem aparelhos para reviews. Eu comprei o iPod Touch e tenho utilizado o iPhone para poder ter uma opinião mais bem formada sobre as principais diferenças entre os aparelhose plataformas, e apesar de estar em queda, ainda gosto mais do Windows Mobile do que do Blackberry.

    Eu gosto muito dos produtos da Nokia, mas como não sou radical em defender uma ou outra plataforma, estou fazendo o possível dentro dos meus recursos disponíveis, para poder comprar e experimentar outras opções disponíveis, e quem sabe, em um destes testes acabo com outra marca / plataforma nas mãos?

    Entendo e respeito sua opinião, mas pode ter certeza que eu não estou ganhando nada da empresa Nokia por isto (infelizmente). Um Abraço!

  5. Concordo com você, Rodrigo, mas tudo isso depende de preferências, por exemplo, para mim um celular tem que ter indispensavelmente Qualidade de sinal (antes de tudo), Wlan (indispensável), Bluetooth Estéreo, Filmadora de qualidade (640 x 480 c/30fps – pois eu filmo mais do que fotografo), Boa Câmera (5mpx para não ter que carregar uma além do celular), GPS (o do N82 é muito bom) e de quebra um Office editor e 3G. Quanto ao sinal, Rodrigo, nem com toda a tecnologia da Sony e das antenas da Ericsson os Sonyericsson tem um sinal comparável aos N82/N95, não vai ser a Apple que recém entrou no ramo que vai conseguir se comparar.
    Realmente me agrada muito o multitouch do iPhone, mas depois da declaração do S.Jobs que a Apple pode realmente manipular aplicativos no seu iPhone, eu não uso o iPhone nem que me paguem. O iPode Touch é uma boa pedida enquanto não sai o suposto Nokia Aeon.

  6. É amigos, opinião é opinião… Também já pude testar o Iphone ha tempos e hoje tenho a certeza de que não o compraria. As questões vão muito além da câmera ruim do Iphone, da falta de um bluetooth de verdade e da “blindagem” da Apple contra softwares de terceiros. Já havia comentado outros posts do Rodrigo e é interessante ver que ele está encontrando os mesmos problemas pelo qual passei. Sempre teremos pessoas defendendo o Iphone, umas baseando-se em dados técnicos; outras por desconhecerem os demais modelos como o EXCELENTE N95. Outros ainda jamais darão o braço a torcer pois simplesmente investiram alto no Iphone. Se não podemos sequer contar com uma boa câmera, e bluetooth, porque pagaríamos tanto por este aparelho?

  7. Ja havia comentado em outro post sobre isso, mas uma vez que minha opiniao foi estranhamente deletada, vou postar de novo.

    Ainda acho os celulares da NOKIA os melhores. Tenho um e65 (irmao mais pobre do N95, sem camera de 5mp, acelerometro ou GPS) e gosto muito dos recursos que ele traz. Apesar de raramente ter que EDITAR arquivos do Word, Powerpoint ou Excel, o fato de saber que eu POSSO fazer isso no celular já conta pontos pro sistema operacional escolhido pela empresa finlandesa.

    Uso bastante a conexao wi-fi e, com um Fring da vida consigo fazer ligacoes voIP de graca. Tb estao na minha lista de aplicacoes top o Handy Blacklist, o iRemote e o fantastico y-Browser.

    Apesar de estar satisfeito com o meu aparelho, estou cada vez mais inclinado a comprar um iPhone. Nos testes que eu já fiz pude constatar que praticamente TODOS os aplicativos que eu costumo usar no meu e65 nao só existem para o iPhone como sao muito mais interessantes e, porque nao, divertidos de se usar.

    Cheguei a cogitar a adocao desta sua estrategia (celular + iPod touch) mas a idéia de carregar dois aparelhos me desanimou.

    Sendo assim, provavelmente serei um dos clientes da VIVO com um iPhone tao logo ele chegue ao país. Apesar de nao ver nele a perfeicao que muitos pregam, acredito muito no potencial do aparelho e, principalmente, nos modelo de desenvolvimento de aplicacoes adotado pela Apple.

    Sem duvida, mais importante do que o lancamento do modelo 3G, a ‘inauguracao’ da Apple Store foi o evento do ano para a empresa da maça.

  8. Sou usuário fiel da Aplm há muito tempo.
    Possuo tb um N95, para uso exclusivo nos fins de semana, pois ainda acho que meu Palm Treo 680 velho de guerra ainda é mais útil no dia a dia de trabalho.

    Recente mente pude experimentar um Iphone 2g, por um tempo.
    Como telefone sua funcinalidae foi agradável.

    O sitema multi Touch me supreendeu, é muito bom mesmo. Eu que já estava acostumado a usar a tela para teclar (a palm faz isso tem anos e anos), me supreendi com a facilidade.

    Relamnente senti falta de uma câmera de qualidade (é muito fraquinha) e da possibilidade de filmar (pq diabos ele não filma?).

    No mais é um bom aparelho sim, bem consttruído e fácil de usar. Para os heavy users como eu ele realmente deixa a desejar, mas é um excelente aparelho para a maioria da população.

  9. Paulo, Boa tarde! Obrigado por expressar sua opinião! Desculpe se o comentário foi apagado, acredito que tenha entrado na caixa de spam. Depois de alguns problemas com comentários estou ficando mais atento aos comentários e tomei algumas medidas que bloqueiam comentários com links, por exemplo. Um Abraço!

    P.S.: Depois que comprar o seu iPhone passe as suas impressões que eu publico no blog!

  10. Fala Rodrigo,
    concordo demais com sua análise. Minha esposa tem um iphone 2g e eu acho ele o brinquedo mais engana bobo feito nos últimos tempos. É preciso entender tecnologia para não comprá-la por causa de seus design. Aliados Design e tecnologia temos o paraíso (Nintendo Wii por exemplo).
    Como eu já disse por aqui, tenho um N82 e ando em processo de compra do meu E71, o N82 tem um GPS impecável, estou usando o Garmin nele, em BH e ele é próximo da perfeição. As fotos do N82 descarreguei hoje no meu PC e fiquei boquiaberto. Estou comparando-as com uma Cybershot DSC w55, com lente Carl Zeiss e ele perde por muito pouco e só em algumas poses.
    Enfim. Acho que a Nokia anda sim no caminho certo e que a Apple vende design por lebre.
    E que me venha o E71, pq sei que só ele bate fácil o Iphone.

  11. Boa tarde Rodrigo, tudo bem? Você poderia me ensinar como editar texto de word no n95 8gb? Eu tenho um ipod touch mas não consigo instalar nenhum aplicativo para que ele funcione como um poderoso leitor de livros e de artigos e, em função disso, baixei o isilo no n95 mas não consigo ler nenhum arquivo ou livro no mesmo. Você poderia me ajudar? muito obrigado

  12. Oi Lucas, tudo bem? Você vai precisar do Programa QuickOffice para editar os textos, mas tem que ser uma versão completa, pois a que vem no aparelho só permite a visualização dos arquivos. Quanto ao iSilo, o problema deve estar na pasta onde você salva os documentos. Tente salvar na pasta criada pelo programa para ver se funciona. Um Agraço!

  13. QUESTÃO DE GOSTO!!!

    O E61i PRA QUER FAZ USO MAIS PROFISSIONAL VISANDO EMAILS E USA BASTANTE O QUICKOFFICE SEM DÚVIDAS É O MELHOR PARA O PERFIL, POREM QUEM USA O CELULAR PARA FOTOS E MUSICA O N95 PODE SER CONSIDERADO MELHOR… AMBOS APARELHOS TEM CONEXÕES RÁPIDAS E EFICAZES E UM GRANDE LEQUE DE APLICATIVOS A SER INSTALADOS SEM NENHUM PROBLEMA. JA O IPHONE EU ESPERAVA MAIS, MUITO MAIS, PARA O APARELHO QUE É E A CATEGORIA QUE COMPETE DEVERIA TER MAIS RECURSOS E MENOS BLOQUEIOS, PORÉM AINDA SIM É UM BOM APARELHO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.