Mexicanos poderão pagar o taxi com o celular

Em breve os Mexicanos poderão pagar as contas de restaurantes e taxi utilizando apenas o telefone celular, pois as operadoras Telefonica SA e Lusacell em parceria com o Citigroup vão lançar um novo serviço que deverá estrear nos próximos meses.

O serviço permitirá que os usuários de telefones celulares utilizem seu saldo bancário para o pagamento de gastos com restaurantes, taxi entre outras despesas apenas com o envio de uma mensagem de texto. Inicialmente o foco deste serviço é o público adolescente, entretanto o mesmo ainda tem o grande desafio de ganhar o apoio da América Móvil  Telcel, que representa mais de 75% dos usuários de telefonia móvel do México.

Agora fica uma dúvida, como será o aspecto de segurança deste meio de pagamento? Teoricamente seria um pouco mais perigoso do que o cartão de crédito ou débito, já que é possível fazer a operação completa utilizando somente o aparelho celular, entretanto, acredito que todos os envolvidos no lançamento deste produto tenham um cuidado mais do que especial no quesito segurança, já quesito pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do projeto. É esperar para ver!!

Fonte: Pocket-lint.

3 comentários em “Mexicanos poderão pagar o taxi com o celular

  1. Rodrigo, mas isso já é possível aqui no Brasil também… a operadora Oi possui o serviço conhecido como Oi Paggo, onde você efetua os pagamentos através do celular. Certo que este srviço parece mais como um serviço de cartão de crédito, pois no final do mês chega o boleto para você pagar…

  2. De certo que sem a America Movil no consórcio uma solução como essa não pega. Vai rolar coisa semelhante ao que ocorreu com o MCash, que, em razão de ter sido lançado apenas para clientes do HSBC, acabou não vingando.

    Trabalho com desenvolvimento desse tipo de solução e uma premissa básica para qualquer sistema de mobile-micro-payment como esse é escala. O tipping point de uma indústria como essa é alto, essa, inclusive, é a única barreira de entrada. Uma solução como essa só vinga se já chegar com uma escala de estabelecimentos conveniados e usuários extremamente robusta.

    Essa, inclusive, é a razão que impediu que as bandeiras de cartão de crédito entrassem de cabeça nesse negócio. Eles têm tecnologia para tal (mesmo se não tivessem, já existem soluções de prateleira excelentes em Israel, Coréia e Japão), só não entram porque sabem que precisam já começar com escala para se estabelecer em um mercado tão jovem como esse.

    Sobre segurança Rodrigo, acho que você está enganado. Toda solução de mobile payment atualmente em operação ou em desenvolvimento trabalha com o conceito de autenticação-autorização. Isto é, antes de uma transação ser aprovada, ou autorizada pelo processador, o usuário precisa ter a senha aprovada, o que não ocorre com a maioria dos cartões de crédito, em que o processo de autorização ocorre sem qualquer autenticação.

    abraços,
    Flavio

  3. Flavio, boa tarde! Muito obrigado pelas informações!! Sabe que o problema de segurança a que me refiro é o risco de assalto mesmo, pois o valor dos celulares com esta possibilidade tende a aumentar significativamente. Um Grande Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.