Tire suas dúvidas sobre portabilidade numérica no Brasil

O meu amigo Denver do excelente Acid Pixel publicou um post muito útil sobre portabilidade numérica que vale muito a pena ser lido. O texto foi publicado originalmente no UOL e deve sanar todas as dúvidas sobre o assunto.

Depois de utilizar praticamente todos os serviços de várias operadoras na cidade de São Paulo, tenho a nítida impressão de que tudo é muito parecido, desde preços até a qualidade do serviço e o atendimento, logo, às vezes tenho que a impressão de que a portabilidade numérica somente servirá para trocar as moscas, já que o resto permanecerá igual. Todo caso, vamos torcer para que as coisas melhorem!!

Veja o post completo clicando neste link.

5 comentários em “Tire suas dúvidas sobre portabilidade numérica no Brasil

  1. Rodrigo,

    Esse é o meu primeiro post no seu blog. Gosto bastante de seus comentários e opiniões. Mas nesse em questão eu vou descordar.

    Infelizmente não existe uma operadora 100%, existe aquela que se adequa nas nossas necessidades na nossa paciência. Quantas vezes não pensamos n vezes em mudar de operadora, mas tenho aquele apego a única coisa que me liga a operadora: o número celular. Sempre ficando no limite da tolerância e do conformismo.

    Eu sou do Triângulo Mineiro (DDD 34), estudei em São Carlos (DDD 16) e moro em São Paulo (DDD 11). E como muitos colecionei números celulares por causa de bônus e planos, e principalmente por intolerância no atendimento.

    Agora com a portabilidade, o nível de tolerância cai ao chão, o padrão de atendimento terá que se adequar à esse novo modelo de negócio. E esse modelo será muito mais prático, já que não será mais preciso seduzir o cliente com aparelhos “high-techs” e todos os minutos do mundo, simplesmente ele terá que cobrir o plano do concorrente e ser “educado”, ser “carinhoso” com o seu novo cliente. Como se isso fosse o diferencial, e não a obrigação das operadoras.

    Eu torço muito por esse novo modelo. Não sou cliente Oi, e nunca usei os serviços deles, só que a propaganda deles marca, agora a liberdade na telefone móvel será absoluta, sem bloqueio de aparelho e de número.

    Abraço,

    Vinicius

  2. Caríssimo,
    Estou há dias tentando responder uma pergunta a mim mesmo e estou recorrendo a ti para me ajudar.
    Hoje tenho um plano empresa que me permite fazer ligações gratuitas ilimitadas para celulares da mesma operadora com o mesmo DDD de onde eu estiver (22, 21, 24, 27).
    Sei que posso fazer a ligação gratuita pelo prefixo do celular para o qual ligarei. Se for 88xx, 89xx, 87xx, 86xx, falo gratuitamente. Se for qualquer outro prefixo, indica que é de outra operadora e portanto não será gratuita a ligação.
    Pergunto, então, como saberei se o celular mudou ou não de operadora?
    Haverá um aviso sonoro, por exemplo?

    Agradeço quem puder responder.

    abraços

  3. Olá trabalho em uma prestadora de telefonia fixa no RJ e sobre portabilidade existe um grande gargalo que são as tecnologias incompativeis,ou seja,”uras e dgs” são completamente diferentes e disponibilizam tambem serviços
    diferentes, as uras não atendem velox se o cliente mudar para um bairro onde só é atendido por uras ele podar levar o número mas e o serviço não,no caso a banda larga vai ser cancelada pela operadora se ele leva o número tem que levar o serviço…
    Isso é que vai ser difiçil…..

  4. Olá! Adoraria ver os serviços de telefonia passarem a tratar clientes como CLIENTES e não mais do jeito que fazem! Mas fica a minha duvida a respeito da portabilidade, pois não acredito que os advogados acionista de certas empresas que agem, sim, de ma fé com os clientes estejam dormindo sossegados nos ultimos dias. Minha duvida é! Haveria a possibilidade de as operadoras empurrarem uma clausula no contrato que imposibilita os novos clientes (ou os migrados) de poderem levar o numero junto no caso de troca de operadora?? ou isso será automaticamente incostitucional?

    grato desde já!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.