Sobrecarga em ERBs da Claro em bairros de SP e RJ afeta rede 3G

O meu amigo Luiz Cláudio Eudes passou este link do Yahoo que merece ser reproduzido na íntegra. Veja o post:

“A Claro diz ter identificado “uma pequena sobrecarga” em duas de suas Estações Radiobase (ERBs) na região do Butantã, em São Paulo, gerada pela alta utilização dos serviços de terceira geração (3G).

Segundo a empresa, os usuários da rede de dados nesta localidade “poderão encontrar eventual redução na taxa de transmissão de dados dos serviços de terceira geração em determinados horários”.

Em nota, a Claro afirma que “já está trabalhando na expansão da capacidade de sua rede 3G para melhor atender os usuários da região, cuja expansão está prevista para ser concluída até 10 de outubro”. Ainda segundo a operadora, também foi registrada sobrecarga em seu site na região da Penha, no Rio de Janeiro.

Ao ser questionado, hoje, sobre a instabilidade em sua rede de dados 3G, tendo algumas localidades de São Paulo ficado sem o serviço, o presidente da Claro, João Cox, respondeu que qualquer mudança no planejamento urbano pode afetar, temporariamente, o serviço de comunicação móvel. Por isso, observou, é preciso monitorar “constantemente” a rede. “A rede é viva: se aparece um prédio do lado, muda a transmissão. Por isso estamos sempre atentos”, observou o executivo, que convocou coletiva de imprensa para comentar o ganho de participação de mercado em agosto.”

O mais curioso foi o fato de eu ter testado o serviço em vários bairros que não estão listados como “com uma pequena sobrecarga” e não consegui navegar de forma adequada em nenhum deles. A mencionada “encontrar eventual redução na taxa de transmissão de dados dos serviços de terceira geração em determinados horários” está durando 9 dias durante o dia todo em vários pontos diferentes da cidade, e a desculpa do planejamento urbano é uma das piores que eu já ouvi.

Agora eu fico imaginando como será o início da operação com o iPhone 3G sem a rede disponível de forma adequada. Não quero nem ver como as coisas vão ficar! Espero que até lá eu já tenha minha internet à cabo instalada, e a 3G da Claro seja utilizada somente para emergências e na estrada, quando funcionar….

Fonte Luiz Claudio Eudes.

7 comentários em “Sobrecarga em ERBs da Claro em bairros de SP e RJ afeta rede 3G

  1. Sempre o butantã, olha já pensei várias vezes em mudar de região justamente por problemas de internet que enfrento desde que me mudei pra ca.

    Bons tempos no bairro da Saúde onde tinha todos os tipos de conexão disponível facilmente.

    abs

  2. Caro Rodrigo, a alguns meses tenho acompanhado seu trabalho e venho te parabenizar pelo ótimo resultado. Eu também uso a Claro 3G no estado do Espírito Santo e tenho percebido o mesmo problema, conexão muito lenta, instabilidade do mesmo e um péssimo atendimento da operadora.

  3. @Sidney

    O problema não é a frequência. Como 3G demanda um tráfego grande de dados, em geral, as ERB têm de ter acesso direto ao backbone de fibra ótica ou linhas T1 para escoar esse tráfego diretamente para a Rede sem usar a tradicional estrutura de teia, em que uma ERB passa a comunicação para outra até chegar à Central.

    Quando os backbones não são bons (isto é, mais de 100 Mbis/s ou 1 Gb/s), a distribuição do acesso entre os usuários fica prejudicada.

    Esse, inclusive, é um desafio que não está presente só no Brasil, em todos os lugares operando em 3G existem problemas de sobrecarga e o acesso mobile, além do streaming de videos, está provocando todo o congestionamento na rede.

  4. Rodrigo, olhando os dados que você disponibilizou pelo speedtest, quando você estava com a velocidade de acesso normal e agora em que não passa dos 150kbps, parece que a sua velocidade foi limitada de propósito.
    O tempo de resposta ping e a velocidade de upload estão iguais. Não sei se você já ultrapassou os 1Gb de transferências e que após isso a velocidade é limitada a 128kbps. Pode ser que agora com o maior número de usuários, a Claro esteja aplicando esta regra. Talvez você tenha que aguardar o início do seu plano mensal.
    Se fosse congestionamento da ERB, o tempo de resposta ping iria ficar maior e instável.
    Isso também pode explicar o porquê você tem a mesma velocidade de download (150kbps) em outros locais da cidade.
    Boa sorte e um abraço!

  5. Daniel, dia! Na Claro não confirmaram se eu ultrapassei o meu limite, mas acredito que não, pois tenho 10GB de banda (um dos primeiros planos) e não consegui utilizar tudo isto neste mês. Mas pode ser algum engano deles com relação ao meu plano, já que ele é bem maior do que os comercializados atualmente. Vou voltar a ligar para a Claro!! Abraço!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.