Internet: São realmente todas iguais?

Hoje eu encontrei no excelente Querido Leitor da Rosana Hermann um post no qual ela comentava sobre problemas com a conexão da internet do Virtua, que deixaram a internet fora do ar em sua residência. O pequeno, mas verdadeiro post fechava com a frase, “Já tive outros provedores, todos dão problema.”

Pensando nisso comecei a lembrar do meu antigo Speedy 500, que nos horários de pico sofria uma queda absurda de velocidade, chegando próximo de uma linha discada, do modem Yiso da Vivo Zap 3G que apresentou  defeitos por duas vezes em um prazo de 12 meses (cada problema me custava mais de 30 dias sem o modem), e agora a Claro, com a sua rede instável e muitas vezes lenta.

Acho que a Rosana está certa, pois os serviços de internet no Brasil são todos iguais e sempre acabam dando algum tipo de problema. E você, está satisfeito com o seu serviço de internet móvel / fixa?

13 comentários em “Internet: São realmente todas iguais?

  1. Meu plano contratado é adsl 1mbps. Pela Brasil Telecom. Mas eu recebo apenas 880kbps, mas está velocidade se mantêm constante 24hrs por dia e não caí a conexão… No meu ponto de vista até q está bom, mas poderia ser mais barato neh! Pago 59,90 por mês. Abraços.

  2. Bom aqui no Rio é o seguinte. Por ser uma cidade com uma cabeçada de montanhas, vales, morros, picos etc… as operadoras só querem saber da zona sul (orla marítima do rio de janeiro) e nóis que mora nas comu dos morro, não temus velox, internet a cabo e chegou um tal de rádio e G3.. ou 3G que as operadoras estão tentando chegar com a conexão parcial lá.

    Bom, depois de 5 anos pedindo velox (banda larga da operadora oi) + 3 dias pra receber o modem + 4 dias esperando o sinal… 1 mega.. (ao invés de 2).

  3. Eu já sofri um bocado com as prestadoras. A NET foi a pior de todas, muito ruim pagava por 4 mb e a internet da minha namorada que por ironia também era da NET e de 500k de velocidade, era melhor. Mais o problema é que de repente o sinal sumia e os técnicos não descobriam o problema (que por sinal o modem era “desregistrado” do sistema de forma mágica), e o problema de desconexão eram muito freqüentes, acho também que eles tem algum problema no serviço de DNS onde alguns sites não podiam ser acessados, ou só podiam ser acessados depois de umas 20 tentativas, isso eu resolvi usando o Open DNS. A Brasil Telecom era um roubo tinha 800k que por sinal funcionava bem, só tinha o problema de desconexões frequentes. Mas pagava o preço de 4mb, fora ter que pagar pela autenticação de um provedor. Agora estou na GVT que até o momento está muito boa! Tem o detalhe que eles vendem 3mb mais você recebe mesmo é 2,7 ou 2,8mb mais funciona muito bem dentro desses parametros, não precisa de autenticação. Estou satisfeito com a GVT, até o momento. Meu pai e meu irmão usam a da Vivo, que vendem uma internet de 3ª geração mais só funciona na 1ª, com baixissima velocidade. Mais o que fico mais indignado é a capacidade das operadoras de atualizarem seus produtos e serviço mais não repassar isso ao cliente, muito menos atualizar o preço para algo equivalente. Como me aconteceu na NET e BRT, você começa com uma internet X pagando Y eles lançam uma internet 4X por Y mais você fica com sua internet de X pagando 1,5Y, é meus caros não é mentira não! Incrivel, começava pagando 99 de repente você estava pagando 120 sem saber o por que… A gente tem mesmo é que ficar de olho, algo que não fazia, por isso não posso reclamar totalmente. Tem que ligar reclamar e não ter medo de cancelar, o transtorno do cancelamento é inevitavel, mais acho que assim eles aprendem que quem manda é o cliente, quem paga é que manda. Viva a portabilidade numerica!!

  4. Concordo com a sua idéia, no Brasil tudo que temos de tecnologia esta atrasado e o serviço de internet tanto móvel quanto fixo não fica atras. No meu bairro ja se esgotou o limite de linhas com speedy (coisa que eu acho incrivel acontecer com uma empresa grande como a telefonica) me deixando de fora, a conexão claro 3G é muito instavel sem contar que é limitada. Enfim infelizmente os brasileiros ainda somente sonham com um serviço de internet decente!

  5. O meu está muito bom. Virtua 4mbps. Alta velocidade e confiabilidade… Houve apenas um periodo que desconectava do nada, mas foi rapidamente solucionado.

  6. HAHAHAHA, essa foi boa Rodrigo, satisfeitos com a internet no Brasil?! Tá bom, te dou seu Nokia E71 de presente se os posts satisfatórios forem majoritários. Abraço, hehehe.

    Kiko.

  7. Primeiramente nao me xinguem que nao tenhu nada a ver com isso em! rs
    mais vamus la
    Sou tecnico de suporte do speedy!
    trabalho na central, nao na rua!
    antes de trabalhar com isso ja tive NET e sei que todas daum problemas mesmo!!!
    Se formos comparar as que deveriam ser melhores eram as que nao utilizam de cabos no caso a NET e o Speedy pois esses sofrem fatores esternos (chuva, sol, fortes ventos e claro furto de cabo) no caso as formas 3G deveriam ser melhores na estabilidade do sinal!
    Ja no caso do speedy o maior problema é a distancia do assinante do DG (destribuidor geral) e os antigos cabos de cobre da epoca da telesp!
    No caso da NET nao sei falar pois nao trabalho la!
    eu atualmente tenhu 4 Megas em casa pagando apenas R$ 49,90
    como funcionario tenhu 50% em qualquer velocidade!
    nunca tive problemas, pois por sorte moro 3 quadras do DG!!
    concordo plenamente no quesito de desrespeito das empresas ao consumidor no Brasil, nao so de internet!
    um conselho que posso dar é o seguinte!
    “Nao foram atendidas as suas reclamacoes junto a empresas de internet?
    Liguem na Anatel em 5 dias uteis seram resolvidos!!!”

    Mesmo assim
    quem algum problema com Speedy aqui do site!
    postem seus Telefones mais o DDD que tentarei dar uma melhorada no serviço pra vcs!!
    aviso so amanha!

    abraço a todos!

  8. sei lá, tem a NET Virtua de 6MB em casa e faço downloads constantes a 600kbps! estou satisfeito… tenho também Claro dados, a conexão é de 1MB e downloads a 100kbps não tenho o que reclamar de ambos.. Acho que é sorte…

    Abs

  9. gente eu somente uso rede móvel pois onde passo a maior parte do tempo não existe uma rede que se preze lá só existe discada ou via rádio que é por sinal é de péssima qualidade e com um valor abusivo daí resolvi optar por rede móvel quando ainda não existia no brasil o 3g e tinha uma excelente conexão com a operadora telemig celular consiguindo com rede edge uma média de 120 kbps e ficava todo feliz por isso hoje eu tenho um cell 3g n95 e as coisas estão piores se eu falar pra vocês que não tem 3g e que a minha edge depois da entrada da vivo eu não consigo mais que 40kbps vocês acreditam? E que já fiquei mais de um mês sem net com esta que pode ser a maior operadora mais que em qualidade acredito ser uma das piores e é a que os atendentes tem feito descaso dos usuários eu desisto de querer qualidade com tudo isso estou desacreditado

  10. gente eu somente uso rede móvel pois onde passo a maior parte do tempo não existe uma rede que se preze lá só existe discada ou via rádio que é por sinal é de péssima qualidade e com um valor abusivo daí resolvi optar por rede móvel quando ainda não existia no brasil o 3g e tinha uma excelente conexão com a operadora telemig celular consiguindo com rede edge uma média de 120 kbps e ficava todo feliz por isso hoje eu tenho um cell 3g n95 e as coisas estão piores se eu falar pra vocês que não tem 3g e que a minha edge depois da entrada da vivo eu não consigo mais que 40kbps vocês acreditam? E que já fiquei mais de um mês sem net com esta que pode ser a maior operadora mais que em qualidade acredito ser uma das piores e é a que os atendentes tem feito descaso dos usuários eu desisto de querer qualidade com tudo isso estou desacreditado vocês são felizes e não sabem quem me dera ter 1 mb de conexão e vocês com 2,4,6,8 e ainda reclamando

  11. Bom eu não tenho muito do que reclamar.
    Sou de Uberlândia-MG e utilizo a banda larga ADSL da prestadora de telefonia fixa local, CTBC. Confesso que pago um valor um pouco salgado, R$ 87,90 por uma conexão de 800kbps, mas são raras as vezes que minha conexão fica indisponível ou mesmo abaixo do valor contratado.
    Acho que é só por enquanto.

  12. Caros Colegas,

    Sou responsável pela área de TI da minha empresa.
    E confirmo: “São todas iguais” ou se preferirem “meia boca”
    Isso não é apenas com a internet, vale para telefonia também.
    Ja trabalhei com quase todas e procuro me informar com outras empresas pra confirmar o serviço.
    Muitas vezes varia de região pra região, ou seja, pra uns a Speed pode ser a melhor, e pra outros a pior e vice-versa, porem todas são iguais.
    Existe uma lista de problemas, dês do atendimento até mesmo da qualidade do serviço. O principal ponto fica relacionado a administração desses serviços, já que a concorrência é meio que ilusória. Existe muita procura pelo serviço e pouca oferta.
    Como tudo se baseia no lucro, o serviço é vendido para mais usuários q a estrutura comporta e só quando a situação fica crítica é q eles fazem upgrades.
    Sito como exemplo da VIVOZAP, no seu início a velocidade de conexão era boa, com a exposição do serviço na mídia, ficou quase impossível conectar, tomo como base de exemplo o site ORKUT, antes alem de navegar, assistia os vídeos deixados nos scraps, porem depois, nem as fotos dos usuários chegavam a aparecer durante a navegação. Hoje a conexão ja melhorou, mas esta longe do perfeito.
    Mais um exemplo é relacionada a qualidade de conexão, uns 6 anos atrás possuía o maior pacote de conexão da NET (acho q era de 600 kbs), e fui visitar um primo meu no Colorado-US, o que me surpreendeu foi que alem de um computador bem mais inferior ele utilizava uma conexão discada, na qual eu acessava sites brasileiros mais rápidos do que aqui no Brasil em minha casa.

    Concluindo, precisamos exigir serviços melhores e de qualidade. Para isso procurem sempre verificar as especificações antes de contratar o serviço: Velocidade de download e upload, a faixa de conexão garantida (o quanto dessa velocidade de conexão eles garante, se não me engano a speed só garante 20% ou seja, vc contrata um mega e eles só garantem 200 kbs), tempo máximo para solucionar seu problema (existem caso q no contrato vc pode ficar até 7 dias sem internet) e não esqueçam dos valores cobrados tanto como reajustes ou excedentes (tem planos que o valor é x nos primeiros meses e depois dobram) (cuidado com excedentes, pois contrata um plano com limite para download, e acaba baixando arquivos pela net, no final paga um valor absurdo por essa quantidade a mais, oq sairia mais barato contratar um plano ilimitado)

  13. Acho que o grande problema é o fato de que as operadoras estão colocando mais usuários do que uma antena pode aguentar, ai o serviço fica ruim mesmo. Quando um grande número de pessoas tenta conectar ao mesmo tempo o serviço fica muito ruim. Um Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.