Apple iMac 20″ – Onde está o controle de qualidade?

imac20

Quando o preço dos equipamentos é reduzido e eles começam a vender bem, geralmente a produção aumenta e o controle de qualidade cai. Eu gosto muito de comprar equipamentos da Sony e da Apple pelo fato de que a taxa de retorno por defeito destes aparelhos é de apenas 1% segundo informações de vários lojistas.

Ao comprar o meu iMac de 20″, notei que o WiFi era consideravelmente mais fraco do que o do MacBook, ao ponto de não coseguir navegar nas redes amigas próximas, mas achei que fosse uma limitação do hardware, já que o alumínio poderia atrapalhar um pouco a captação dos sinais. A tela me pareceu boa e sem o degrade tão comentado pelos usuários, e apenas notei um aquecimento um pouco grande na parte superior esquerda da máquina, mas nada muito preocupante.

Após exatos 10 dias da compra, ao ligar o iMac, o HD começou a fazer um ruído estranho na parte que apresentava um aquecimento um pouco maior do que o normal, e preocupado com o problema, entrei em contato com a loja para verificar a possibilidade de troca. Inicialmente o SAC da Fast Shop negou a troca e solicitou o envio da máquina para a assistência técnica, mas depois de uma conversa com o vendedor da loja, o Gerente autorizou a troca.

Ao voltar para casa, recuperei o backup feito no Time Machine e em pouco mais de uma hora estava com a minha todos os aplicativos e configurações de minha máquina antiga instalados de forma perfeita! Com tudo perfeitamente instalado eu comecei a maratona de testes para verificar se o novo iMac estava em perfeitas condições, e acabei notando as seguintes diferenças:

– As cores da tela estão muito melhores do que na antiga;

– O WiFi continua um pouco mais fraco do que no MacBook, mas voltou a funcionar perfeitamente com várias redes WiFi;

– O super aquecimento na parte superior esquerda do iMac desapareceu, dando lugar a uma temperatura muito mais baixa e razoável;

– O desempenho da máquina está melhor, de forma realmente notável!

Apesar de provavelmente ter sido premiado com um aparelho que fazia parte do 1% de retorno com defeito, tive muita sorte de ter comprado em uma boa loja, com um vendedor disposto a ajudar o cliente e um gerente com boa vontade para resolver o problema. Agora estou muito satisfeito com o meu iMac, que provavelmente vai me acompanhar por um bom tempo neste período de crise!!

Para terminar, fica a pergunta, será que eu fui premiado com uma máquina defeituosa ou o controle de qualidade da Apple já não é mais o mesmo?

5 comentários em “Apple iMac 20″ – Onde está o controle de qualidade?

  1. Rodrigo,

    Em primeiro, parabens por sua sorte com a FastShop. Eu comprei um TV LCD LG 42″ TIME MACHINE que na época custou R$ 6.000,00 (quase 2 anos atrás), e depois de 8 dias descobri que tinha um defeito (a TV não gravava os programas agendados). A FastShop se recusou a trocar, mesmo com muita insistência. Acabei tendo que engolir um TV carissimo com 1 semana de uso, já remendado em uma assistência técnica fuleira da LG.

    Quanto ao 1% da Sony, ou esta informação está ERRADA ou eu sou muito azarado mesmo. Primeiro caso: dvd player sony, 3 aparelhos em sequencia com o mesmo defeito. Lote ruim, a loja trocou 3 vezes no mesmo dia, e na ultima vez eu desisti e levei de outra marca. Segundo caso: cd player sony automotivo, deixou de ler CD com 30 dias. Como tinha comprado no muambeiro, fiquei no prejuizo. Terceiro caso: alto falante sony xplod automotivo, roncando muito, a loja trocou de imediato. Em resumo, tive péssimas experiências com a Sony, mas não desisti da marca, tanto é que comprei recentemente uma camera DSLR Sony Alpha 300, vamos ver se esta vai durar.

    abraços do Popotron.

  2. Rodrigo,

    Eu estou adquirindo um MACBOOK com as seguintes configurações:

    APPLE
    MacBook MB403LL
    Core 2 duo – 2.4 ghz
    2 gb ram
    hd 160 gb
    Tela Wide 13.3
    Mac OSX

    Depois de muito pesquisar resolvi comprar um notebook da APPLE porque preciso do ambiente MAC-OS porque sou desenvolvedor e estou começando a estudar sobre aplicações para IPHONE e com a possibilidade de usar WINDOWS e MAC OS na mesma máquina a APPLE este fato pesou minha escolha.
    Você tem boas referências deste equipamento, na net vi muita gente elogiando.

    Abraços.

    Pierre

  3. Parabéns, Rodrigo!
    Se for lote novo existem VARIAS alterações no produto.
    Desde o fornecedor do HD, do wifi e da placa de som, até mesmo a fonte utilizada e…. a tela! 🙂
    Tomara tenha saído de um lote novo!

  4. Rodrigo, não resisti e comprei meu imac hoje na Fastshop. Agora é só aguardar a chegada do “brinquedo” uma vez que moro quase 4.000kms de distância de SP e eles me informaram que demora 13 dias em média a entrega. Fiquei um pouco preocupado com esse post pois se o meu Imac estiver dentro daquela zona de 1% a que te referiste, terei sérios problemas em razão da distância. Espero não ser “sorteado” com um presente de “grego”. Mas voltando ao Imac, gostaria de saber se a instalação do DualBoot com Windows Vista é tranqüila e se posso instalar aplicativos para Windows sem problemas. E quanto ao software nativo do Imac e mais o Ilife? eles são bons mesmo? Você poderia fazer um post contando mais detalhes sobre eles, pois iria ajudar muito gente na sua escolha pelo Imac.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.