Ônibus com WiFi

wonibus

A empresa Itapemirim está testando um Wi-Fi Bus, ou seja, um ônibus da linha São Paulo-Rio com Internet sem fio para os passageiros conectarem celulares, smartphones e notebooks à internet durante toda a viagem.

Se o teste der certo a empresa pretende expandir o serviço para outras linhas. O texto diz:”O objetivo das áreas de Marketing e Informática da empresa, em parceria com a empresa Vex Pointer Networks, é que o equipamento (instalado no serviço Golden, ônibus prefixo nº 45.809, identificado com o adesivo “Wi-Fi Zone”) permaneça em testes durante todo o mês de outubro para verificação de cobertura e qualidade do sinal.”

Agora eu realmente gostaria de saber como o serviço será implementado, já que uma conexão de banda larga móvel não é uma coisa fácil de fazer, ainda mais em um espaço tão grande entre duas cidades que não são muito próximas. Como manter a conexão boa e rápida? Será que é 3G? Um desafio tecnológico muito  interessante!!

Fonte: Querido Leitor.

9 comentários em “Ônibus com WiFi

  1. ótima idéia!
    pena que a bateria do notebook não dura 6 horas, como a viagem 🙂

    Será que a passagem vai ser mais cara?

  2. A idéia é realmente ótima, mas além do desafio tecnológico citado acima pelo Rodrigo eu vejo também um desafio em relação à segurança dos passageiros. Não quero ser pessimista, mas já pensaram se der certo e o serviço ficar conhecido? De cara os assaltantes vão cobiçar ainda mais essas viagens sabendo que tem a possibilidade dos passageiros estarem com notebooks e smartphones no ônibus.
    Novamente digo que a idéia é ótima, mas devemos considerar alguns desdobramentos que possam ocorrer.

  3. A idéia é perfeita, e se o sinal for realmente bom, existe a possibilidade de cameras serem instaladas no onibus e enviar as imagens em tempo real para a empresa. Assim deixando os passageiros com maior segurança.

  4. Rodrigo, em contato com a assessoria de imprensa da Itapemirim, me foi informado que a conexão é via 3G sim, porém o ônibus é dotado de equipamento com muito mais alcance que um celular normal. O projeto tem ainda parceria com a Vex.

  5. Rodrigo , como sempre matérias muito interessantes! parabéns pelo site muleke! acompanho tbm os seus tuto no orkut, continue assim.

    abraços.

  6. Muito boa esta idéia.
    Alguém tem o nome do fornecedor deste serviço?
    Tenho uma linha de fretado e estou interessado em fazer o mesmo.

    Abs,
    Sérgio Salles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.