A proteção da lente das câmeras dos celulares é realmente necessária?

Quando comprei meu Nokia 6600 fiquei um pouco preocupado com a falta da proteção da lente da câmera, mas com pequenos cuidados como não colocar o aparelho com chaves ou outros objetos metálicos no bolso e procurar deixar sempre o celular longe de superfícies ásperas fizeram com que o mesmo não sofresse um risco sequer em muito tempo de uso. Com o N80 foi a mesma coisa, pequenos cuidados deram uma boa vida para a lente, já no N95 a proteção da lente, que nunca havia sido realmente necessária passou a ser um ítem obrigatório no meu ponto de vista.

Entretanto, após a aquisição do E61i, voltei a ficar sem a proteção da lente, mas com os pequenos cuidados acima descritos consegui deixar o aparelho em perfeitas condições, sem um risco em sua lente até o momento, logo, comecei a pensar, será que a proteção da lente é realmente necessária? Há algum tempo eu encontrei um post sobre este assunto, no qual o All About Symbian fez uma análise sobre os efeitos de pequenos riscos no vidro que protege as lentes das câmeras de um celular Nokia N95 8GB comparado ao um celular N95 Clássico que possui a proteção na lente, chegando a conclusão que na maioria dos casos, eles não interferem na qualidade da imagem.

As minhas lentes nunca chegaram a riscar, mas é muito interessante ver que os riscos não são tão prejudiciais quanto parecem!! E você, acha a proteção da lente da câmera do celular um item necessário?

Fonte: Oriental na Família.

14 comentários em “A proteção da lente das câmeras dos celulares é realmente necessária?

  1. “E você, acha a proteção da lente da câmera do celular um item necessário?”

    N95 N95 N95 N95 N95 N95 N95 N95…

    Eu acho que a proteção da lente da câmera do N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 N82 QUE TEM FLASH XENON se faz necessária sim.

  2. nem faz diferença, tenho um n73 e um n95-3 não tem um risco na lente, uso um protetor de tela que recortei no tamanho da lente e uso ele sem medo de riscar, até mesmo pq para riscar é muuuuito dificel de acontecer, resumindo, vai de uso… nego relaxado risca até lente com proteção kkk

  3. Quando vi o lançamento do N95 8GB e notei que ele não tinha proteção de lente me desesperei (Como minhas lentes Carl Zeiss podem não ter proteção?). Mas após algum tempo de adquirido um, semanalmente eu dou uma verificada na lente e sempre esteve em perfeito estado… mas nunca se sabe, acidentes podem ocorrer e uma proteção sempre é uma boa!
    Gostaria que Nokia implatasse em seu aparelhos (pelo menos os Nseries) o mesmo sistema encontrado no Sony Ericsson K850i onde a câmera (de 5 MP) conta com uma abertura e fechamento automáticos de proteção de lente, flash de xenon e triplo led para filmagem. Aí sim estaria um completo aparelho na câmera! 😉

  4. Acredito que um protetor de lentes não se faz necessário se a lente for funda como no N82 ou, por exemplo, no Treo. Já no caso dos N95 ou N80 se faz sim, no entanto, não acredito que boas máquinas protetoras de lentes como a do N82 não devem dar problemas, porém, máquinas como a do N95, que não deslizam com suavidade, devem dar problemas com o uso. Aí está mais uma das inúúúúúmeras vantagens do N82.

  5. Depois de usar por mais de 15 meses alguns N95, sendo que o primeiro tinha a proteção, acho que ela serve mais para proteger do pó e dos toques com o dedo e consequente gordura. Nos aparelhos sem proteção sempre que vou tirar uma foto ou filmar limpo bem a lente.

    Edu

  6. Acho importante sim Rodrigo, imagina senão tivesse ia começar a juntar poeira nas beiradas da lente e futuramente poderia dar uma zica de emperrar a janela que abre e fecha da câmera, e tambem teria a preocupação de ficar limpando toda hora a lente, tipo dando sopradas ou algo do gênero. 🙂

  7. O meu 8GB desde que comprei (a 1 ano atráz) recortei um teco dessas peliculas q eu uso no visor dele e coloquei na lente… num atrapalhou em nada até hj pra tirar as fotos e na qualidade delas, e nem nos videos e a lente tá zerinha…

  8. Opa, essa pergunta já foi feita há algum tempo atrás aqui no blog hein Rodrigo!

    Inclusive respondi falando sobre alguns cuidados que as pessoas não tem com as lentes!

    Mas de qualquer forma, mantenho minha posição: Não há utilidade desde que você seja cuidadoso com os seus gadgets!

    Abraço.

  9. Opa! Claro! Tive um Motorola que passou a ter fotos estranhas, um tanto embaçadas… POEIRA NA LENTE! Mas muita mesmo… limpei com um cotonete e como mágica as fotos ficaram com cores mais vivas…
    A proteção de lente tem utilidade sim… acho uma falha um celular com camera (boa) não tê-la…
    T+

  10. Olha não é tão necessario, na verdade a lente original esta dentro de um vidro acho que de cristal, o meu N95-8Gb já esta com um risco mas não influenciou na foto, mas o que mais me encomoda é a sujeira que fica na lente, se vc esquece de limpar antes de fazer uma foto sai orrivel, sempre temos que ficar tendo que lembrar de limpar antes de fazer uma foto, isso me encomoda em muito.

  11. sim acho super útil deveria ter tanto no 8 gb quanto no 3 e também acho que as fotos tiradas no classic sao melhores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.