Será que vale realmente a pena comprar um iPhone?

keynote-iphone

No decorrer dos anos eu utilizei praticamente todas as plataformas móveis, como Palm, Pocket PC, Symbian, e hoje tenho um Nokia N95, um E61i e um iPod Touch, e procuro sempre ler e fazer vários testes com os mais diversos aparelhos para poder entender melhor as diferenças e vantagens de cada um.

Pensando sempre de forma imparcial e procurando deixar um pouco a minha paixão e gosto pessoal de lado, eu encontrei um interessante post no Blog do iPhone que foi traduzido do blog Melamorsicata.it (”maçã mordida”, em italiano), e que tem um conteúdo muito interessante. Veja o texto:

Será que vale realmente a pena comprar um iPhone?”

“É uma das perguntas mais frequentes que me fazem. A minha resposta é sempre a mesma: “Depende do que você precisa“. Eu sei que ninguém teria dúvida se o telefone da Maçã custasse 100 reais. Eu mesmo não veria nenhum problema se uma Ferrari custasse 1.000 dólares. Mas a realidade é outra. Porque então comprar o iPhone e não um outro telefone?

Antes de tudo quero descartar toda e qualquer tentativa de defini-lo como um smartphone. Não é e provavelmente nunca será um. O iPhone faz parte de uma categoria nova a qual a Apple domina, que é a dos dispositivos com tela multitouch destinados ao consumidor comum. Um nicho de mercado que decretou o seu sucesso. Muitas vezes ouve-se definir o iPhone (principalmente por aqueles que nunca tocaram em um) como um celular feito para quem quer se aparecer, como um instrumento de status social.

É um raciocínio equivocado porque ele satisfaz sim algumas necessidades (mesmo que seja só elas). Como Steve Jobs disse durante a apresentação do iPhone ao mundo, em janeiro de 2007, “o iPhone é um iPod, um telefone e um dispositivo internet“. Em nenhum momento ele disse que é um dispositivo para tirar fotos, enviar mensagens MMS, fazer video-chamadas, trocar arquivos com outros. O iPhone é apenas um iPod, um telefone e um dispositivo internet, só. Sinceramente nunca mandei mais de 5 MMS em toda minha vida, nem devo ter feito mais que 2 video-chamadas e uma centena de fotos. Para mim, que trabalho muito com a internet por causa dos blogs e contatos, ele é um aparelho insuperável. Além de me facilitar a vida com a sua interface gráfica muito simples, permite-me ler emails a qualquer momento do dia, de gerir meu Facebook, meu Twitter, administrar o blog, ler notícias no RSS e muito mais.

Existe uma grande indignação no ar por parte de muitos que apontam os vários recursos que o iPhone poderia ter, mas poucos vêem um objeto que atenda às suas reais necessidades. Não sei quantos de vocês fazem uma utilização maciça de MMS, vídeo e fotos a partir de 10 Megapixels. Para mim são apenas funções dispensáveis, que só deixariam o telefone mais pesado e pouco prático.

Voltando à questão com a qual eu abri este artigo, se você tiver necessidades especiais que o iPhone não possa satisfazer, não o compre. Existem muitas outras empresas no mercado, procurem o que precisam em outro celular.”

O texto demonstra muito bem o que eu costumo dizer, não existe aparelho melhor ou pior, e sim gostos e necessidades diferentes. Se o aparelho lhe atende bem, seja feliz com ele, seja um iPhone, um N95 ou até um Palm!

P.S.: Só para constar, eu ainda não fiz nenhuma vídeo chamada com o meu N95, não enviei nenhum MMS, mas por outro lado perdi a conta do número de fotos e vídeos que fiz com o aparelho, que acabou substituindo minha câmera digital para a maior parte das ocasiões.

Fonte: Blog do iPhone.

24 comentários em “Será que vale realmente a pena comprar um iPhone?

  1. Caros leitores desse excelente blog, a reportagem define bem o que o iphone é e para que serve, sendo assim só gostaria de compartilhar uma experiência. Tinha um iphone 2g e havia uma viagem a fazer para o exterior, pensei, dou meu iphone para minha esposa e compro um 3g lá fora. Pois bem fui viajar com um n95, e fiquei 1 mês com o mesmo e qdo voltei acabei não trazendo o 3g que queria pq nesse meio tempo foi lançado no brasil. Assim pude concluir que no meu caso, apesar do nokia ter muitas funções e um bom hardware, eu estava regredindo na usabilidade no que mais uso: internet, e-mail e tamanho de tela. Não uso muito a câmera, pois acho que nenhum celular hoje no brasil substitui uma câmera digital, não edito no office em celular pq acho isso sofrível se podemos fazer melhor e mais rápido no note ou pc, e por fim um aparelho como o iphone que usa a net para quase tudo pode muito bem se virar sem troca de dados por blustooth ( apesar de ter como fazer isso por wi-fi com programa da apps).
    Assim deixo aí minha experiência para quem tem dúvida sobre comprar ou não um iphone, e se vc é um usuário como eu que preza por internet, e-mails, usabilidade e diversão, seu celular certamente é o iphone.

  2. “nunca mandei mais de 5 MMS em toda minha vida, nem devo ter feito mais que 2 video-chamadas e uma centena de fotos.”

    Essa parte matou o texto. Realmente videochamada é uma coisa bem questionável.Todas as que fiz foi só para mostrar para alguém e aproveitar os 10 minutos que tenho por mês.

    Mas questionar a utilidade de MMS e uma câmera digital de verdade no celular é entrar para o grupo de pessoas que simplesmente compra Apple, sem questionar.

    “Muitas vezes ouve-se definir o iPhone (principalmente por aqueles que nunca tocaram em um) como um celular feito para quem quer se aparecer, como um instrumento de status social.”

    Isso prova que até na Itália o iPhone É SIM um instrumento de status social. Já vi uma galera passando um trabalho, fazendo coisas mirabolantes para poder ter um iPhone, e nem ao menos sabiam o que poderia ou não fazer com ele. Não dá pra generalizar, mas as pessoas querem o iPhone, não importa o porque. É o status.

  3. Fiz video chamadas, achei muito interessante, mas é assustadoramente invasivo! 🙂

    Não é apenas o seu rosto (seu telefone toca e você pensa: “meu cabelo está penteado? kkk) mas também o local onde você se encontra (ou ninguém aí já atendeu a uma ligação comum no banheiro?)

    Fico imaginando se algum dia será realmente popular.
    A propósito, Rodrigo, se quiser testar, pode me ligar (passo o numero por email). Mas acho que você vai ficar algo decepcionado…

    Sobre o post: o iPhone é um maravilhoso TELEFONE. É como falar das modelos burras. Existem as que são realmente, mas e daí? Se você precisa de uma mulher bonita para uma campanha, ela não precisa ser inteligente, se você precisa de uma inteligente, não busque em agência de modelo. Se você precisa das duas coisas, procure numa faculdade de engenharia, computação, medicina, etc… Lá tem muitas… Ou use um n95!

  4. Rodrigo, concordo plenamente com você. Até hoje nunca mandei um mms, a camera do N95 tem sido extremamente util (juntamente com o recurso de geotagging) e o bluetooth (para mandar e receber arquivos) então, nem se fala.
    Os dois motivos que me fazem não comprar um iphone são exatamente esses: não gravar vídeo e ter bluetooth capado. É ridiculo tirar uma foto e não poder mandar para o celular de um amigo.
    E Marcelo, não acho que a utilidade de MMS esteja sendo questionada, mas para algumas pessoas (como eu), não faz sentido. Não sou do tipo que fica tirando fotos com o celular e mandando para amigos o tempo todo, etc. E quando eu quero mandar, eu uso uma conexao wifi e mando por email.

  5. No momento ainda prefiro meu Nokia N82 com 8Gb + meu iPod touch 32Gb 2nd gen. Mas quem sabe se o iPhone atualizar sua camera, eu venha a adquiriri-lo. Já tive um logo que saiu (rev. A) e não fiquei nem 3 meses com ele, voltei pro Nokia. Pra mim uma boa camera é essencial (e a do N82 com flash xenon é ótima), mas isso, é bem pessoal. 😉

  6. Caro amigo marcio picanha, gostei muito deste post e ele esta comentando um post italiano, se voce não gostou, sugiro que apenas não leia e também sugiro que compre um aiphone…

  7. Ri muito do comentario do Marcio eheheh… um pouco de senso de humor nao faz mal a ninguem.

    Faltou mais uma opcao na enquete, que podia comecar assim:

    “Atualmente o meu N95 e meu E61 tem servido muito bem aos propósitos aos quais foram designados. Em um eu tenho uma camera de 5 MP que já me salvou (??) de muitos apertos. No outro eu tenho a incrivel possibilidade de criar planilhas 24 horas por dia em uma tela do tamanho de uma caixa de fosforos com a facilidade de um teclado no corpo do aparelho que o deixa quase do tamanho de um ASUS Eee.

    Pergunto entao, leitor, como podemos falar mal do iPhone hoje?”

    😛

    eheheheh…

    Respondendo à pergunta: SIM! VALE! Se vc quer um aparelho com excelente usabilidade, navegacao web, ipod integrado, possibilidade de ver seus videos prediletos e que, de quebra, ainda faz ligacoes, entao esse é o seu aparelho.

  8. sobre os comentários acima:
    apple maniacos são phoda….
    e tenho dito.

    sobre o post:
    nem comento, pq o iPhone não serve para o que eu preciso, e não mudo minha opinião: será um futuro V3.. chegou caro, todo mundo comprou pra dar um UP na vida social, hoje qualquer pessoa tem… mas é uma discussão que não vai a lugar algum.. lembrando que tem quem precise dos recursos do iPhone, que estão satisfeitas com o mesmo.
    acho que os amigos acima poderiam ser menos “engraçados” e respeitar mais o trabalho alheio.

  9. Nao é examente o fato de usar e sim saber que pode uma hora precisar, não deixar um momento sem um bom registro, compartilhar com amigos, mostrar onde estar (por video chamada)..

    Já enviei várias mms qd estava de férias, fotos com boa qualidade qd estava sem minha Cybershot, passei as fotos para PCs (modo USB), usei como Modem, compartilhei toques com amigos….

    Hoje o celular é sinônimo de convergência, coisa que o iPhone não é. Espererei um N Series Touch ou o Tube

  10. Não é fácil agradar a todos, mas eu realmente achei o ponto de vista deste post interessante. Como um blog que fala de mobilidade, às vezes não é muito fácil escapar de assuntos como este, e como diria o Estádio 97, tenho também uma audiência rotativa que acaba caindo no blog e lendo estes textos.

    Em breve farei as enquetes sugerida pelo Márcio! Grande Abraço!!

    P.S.: Mas sem essa de abraço por trás!!

  11. Eu faço a linha odeio iphone, não tem jeito, eu tive o bichinho e não nos enganemos, assim como o problema que o Rodrigo teve posts depois com o ipod touch eu tive com o iphone, inclusive durante ligações.
    É status. Ou é coisa de quem não se liga em tecnologia e usualidade.

  12. Concordo com o texto,iPhone é para que precisa de um telefone, acesso a internet e ouvir música, por isso desisti de um iPhone.

  13. Discordo. Quem compra pensando em ‘dar um up’ ou em ‘status’ deve ter uma auto-estima da altura de uma gillete. Sério, ajuda profissional ja!

    Essa resistencia toda ao iPhone é no mínimo curiosa. O aparelho nao bate de frente com os smartphones, criou um nicho so pra ele e lancou uma tendencia que é copiada por todos.

    O lance todo é que a Apple com apenas um aparelho teve o terceiro maior faturamento dentre as grandes empresas de celular. Fez um barulho absurdo e gerou a ira dos fanboys da NOKIA (sabe Deus por que). Que seja, aguardo a resposta da empresa finlandesa. Depois da minha experiencia traumatica com o meu e65 vai demorar pra comprar outro Nokia…

  14. Tenho um iPhone 3G e já não aguento mais. Agora comprei um Nokia N85. O Nokia deixa o iPhone no chão. As fotos são excelentes e as gravações de vídeo também são muito boas.
    As fotos do iPhone são péssimas, nem o Photoshop resolve. Filmar, então, nem pensar.
    Além do mais, cansei de gastar dinheiro comprando aplicativos para o iPhone. A maioria dos aplicativos para o iPhone é um verdadeiro lixo, e o pior é que não se pode testá-los antes, nem conseguir o dinheiro de volta.
    A Apple se vangloria pela enorme quantidade de aplicativos para o iPhone. Tremenda enganação. Quase todos os aplicativos são um lixo puro.
    O truque da Apple é fazer você entrar no iTunes todos os dias para ver se há algum aplicativo novo para que você caia na tentação de comprar alguma coisa. Para mim chega. Cansei de ser enganado. Essa política da Apple me fez até desistir de usar meu Macbook. Voltei pro Windows. O problema agora vai ser vender o meu iPhone e o meu Macbook. Não aguento nem mais olhar para o símbolo da Apple.

  15. Comprei um iPhone 3G faz 2 meses e me arrempendi completamente. As fotos são horríveis, as cores da fotos não são naturais. Nem o Photoshop resolve. Filmar, então, nem pensar. Agora comprei um Nokia N85 que é muito superior ao iPhone. Devo dizer que não sou fã da Nokia e de nenhuma outra marca. Compro um celular que atenda as minhas necessidades.
    Para o meu gosto, o iPhone foi uma decepção. Os aplicativos vendidos na Apple são péssimos, um pior que o outro.

  16. Postei dois comentários por engano. É que o primeiro não foi enviado. Quando escrevi o segundo, os dois apareceram. Aproveito para dizer que digitei errado a palavra arrempendi, o certo é arrependi. De qualquer forma eu me arrependi de comprar o iPhone.

  17. Gostaria de alterar minha opinião sobre o Nokia N85 em relação ao iPhone. Depois de uma semana mexendo no Nokia N85 cheguei a conclusão de que a única coisa que o N85 é melhor em relação ao iPhone, é a qualidade das fotos e a possibilidade de filmar. No resto, o iPhone é muito superior, inclusive nos aplicativos, apesar de manter a minha opinião de que a maioria dos aplicativos disponíveis na iTunes Store são péssimos.

  18. O Iphone é um lixo! Maldito quem inventou essa porcaria que precisa de mil gambiarras pra simplesmente funcionar e conseguir fazer uma porcaria de ligaçao. É chip de desbloqueio, é jailbreaker, é a pqp! Corra desse inferno chamado iphone. To vendendo o meu (obviamente travado e sem chance de desbloqueio enqto nao sair OS3.0) por R$ 900,00

  19. Sem dúvida é uma questão de gosto e de necessidade. Só que tem ai alguns poréns… Acredito mesmo pela pouca experiência que o iPhone perto de um Nokia N97 por exemplo é um startac. Sou usuário de um Nokia N95 8G, não troco ele por um iPhone de maneira alguma, e estou como muitos esperando o lançamento do N97 no Brasil.

    Abraços a todos

  20. Iphone é a pior bomba que já tive na vida. Ganhei um de graça da operadora, em poucos dias deu um monte de problemas; Trocaram e no primeiro dia o novo aparelho já dava problemas… sic… Se “isso” é a Apple, jamais terei nada deles!!! Em resumo: o iphone é uma m… que tem menos recursos do que um celular comum, te obriga a assinar um pacote de dados porque a navegação tem um custo proibitivo. Tchau iphone! Joguei o meu de volta na caixa.

  21. eu odeio o iphone!!!e modinha,e caro(nao que nao seja bom),so que dizem que em portugal ele chega a 2 salarios minimos daki,que vergonha ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.