O iPhone virou passado?

storm-vs-iphone

Hoje eu encontrei um interessante post publicado pelo Don Reisenger da CNET onde foram feitas algumas considerações a respeito do novo BlackBerry Storn, que hoje poderia ser considerado um novo iPhone Killer. Eu ainda não pude testar este novo modelo, mas pelas imagens posso dizer que acho ele realmente mais moderno e bonito do que o iPhone, mas claro que é uma questão de gosto pessoal. Todavia este novo modelo possui alguns diferenciais que podem fazer uma grande diferença, conforme o texto abaixo transcrito (traduzido e adaptado):

“O BlackBerry Storm oferece a função copy / past, o seu display conta com a funcionalidade de feedback tátil (que ao que parece é uma resposta física ao toque da tela que melhora muito o uso), pode funcionar como modem externo de forma nativa (uma grande vantagem para as empresas), permite a expansão da memória, grava vídeo e tem uma bateria removível.

Aparentemente o número de falhas encontradas no iPhone 3G superam muito as encontradas no Storn, o que poderá criar o primeiro competidos mais forte contra o iPhone no mercado Americano. Para finalizar o texto da CNET o editor comenta que o iPhone foi legal até ontem, mas hoje existe um novo aparelho no mercado capaz de superar o modelo da Apple.”

Pensando neste texto e em minha breve utilização do iPhone e iPod Touch eu percebi que apesar da grande vantagem da tela multi touch e do sistema operacional, depois da “fase da novidade” onde tudo é espetacular, o iPhone realmente é um aparelho muito limitado, e que no uso diário apesar de ganhar pontos em sua interface, perde muito em funcionalidades, sendo ainda muito amarrado à Apple. Usuários avançados ainda conseguem ter uma vida um pouco mais fácil com este modelo (ainda distante da perfeição), mas os pobres mortais (a grande maioria dos usuários) ficam com um aparelho com um hardware e software muito limitados.

Em meu Nokia E71 eu leio os meus emails, posso ler, criar e editar arquivos do Word, Excel e Power Point, tenho dicionário e tradutor, abro arquivos em Zip e PDF, uso vídeo conferência, GPS com navegação por voz, bateria removível de 1500 que dura bem mais do que 1 dia, utilizo fone de ouvido bluetooth stereo, tenho um excelente teclado QWERTY que ajuda muito na digitação e ainda posso usar o aparelho como modem, sendo que tudo isso é nativo do aparelho!! É abrir a caixa e ter tudo isso nas mãos, sem ter que fazer nenhum desbloqueio, usar programas de terceiros para permitir a liberação de funções ou seguir difíceis tutoriais.

Nesta semana eu conversei com alguns amigos que desistiram de usar o iPhone por conta destas limitações e compraram aparelhos da Nokia ou HTC, o que confirma que (pelo menos para estes usuários) um aparelho com mais funcionalidades nativas realmente faz falta!

Com estas observações fica a pergunta, onde está realmente a facilidade de uso? Será que o iPhone virou passado?

7 comentários em “O iPhone virou passado?

  1. Eu enquanto usuario de iPhone sei das limitações dele é claro. Ainda mais sendo o antigo usuario do N95 e tendo chegado praticamente no limite do que o aparelho era capaz de fazer. Mas mesmo com todas as limitações, o que o iPhone faz, ele faz melhor que nenhum outro na minha opinião. E é claro que vão sair novos aparelhos fazendo tudo que ele faz e mais um pouco, mas sem o ZELO que a Apple tem com as suas coisas, dificilmente vai pra frente tão rápido assim. A RIM na minha opinião é RUIM mesmo. Não acredito nela fazendo nada que preste e ainda que faça, não vejo ela conseguindo manter a coisa funcionando direito.

    Ninguém inventa nada nesse mercado.. todos copiam todos. A Apple também copia, mas quando o faz, geralmente melhora. A idéia de ter uma APP STORE não é nova, mas foi só com ela que a coisa pegou. Porque? Porque ela fez da maneira correta. Agora todos vão ter uma App Store, enfiando um monte de coisas que a da Apple não tem e que de fato não é preciso.

    Sei lá. É ver pra crer. Posso queimar minha língua mais pra frente e esse aparelho ser um enorme sucesso… mas pela minha experiência com outros aparelhos da RIM e a própria maneira como eles tratam os seus dispositivos, não acho que o iPhone seja passado… não para esse aparelho.

  2. Pena que o Storn não vem com Wi-Fi, o que nos dias de hoje é uma falha grande, mas fora isso é um cel perfeito! ainda sim vou esperar pelo HTC Touch HD.

  3. Eu acho os americanos muito engraçados, pois o Blackberry Storm com os recursos apresentados bate o iPhone, mas quanto ao Nokia 5800 que tem todos esses recursos (inclusive a tal resposta tátil, idéia lançada pela Nokia) e muito mais eles não comentam nada, já que nenhum dos dois foi lançado oficialmente. Não gosto nem do CNET nem do Phone Arena, acho ambos muito imparciais apesar de bastante técnicos.

  4. Comprei um HTC touch 3G, e comprei um cartão SD de 8Gb. Ontem, 24 horas depois devolvi-o e comprei finalmente o tão malfadado iphone 3G. Devo dizer que a experiência foi da noite para o dia. O HTC tinha mais funcionalidades, mas é como já se explicou, só experimentando um dia inteiro com ele. Na loja não dá para perceber a diferença. O Iphone implementa mesmo as coisas que faz da forma correcta e isso faz com que toda a experiência de utilização seja mesmo muito mais agradável. O HTC não é fluido, a sensibilidade é pessima. Já tinha tido um P3400 que despachei depois de 1 mês cheio de problemas. Depois mudei para o Nokia N95, que adorei, mas o iphone, não sendo melhor ou pior, é uma experiência muito própria que traz mesmo algo que nenhum outro ainda conseguiu.

  5. Sou usuário há mais de ano de um N95 e há 1 mês do Iphone. Ainda uso os dois pois tenho um Cel pessoal e outro da empresa. Na minha opinião não há comparacao a interface de uso do Iphone com qq outro aparelho. E realmente de impressionar e vejo isto com meu pai que sempre teve muita dificuldade para operar seus aparelhos e com o Iphone está usando o gps mail web sem dificuldade alguma.
    Confesso que o n95 hj só e usado como câmera pois para o meu uso diário o iphone vem me atendendo muito bem!
    Portanto não acho que um seja melhor que o outro e sim qual e o melhor para o seu uso. Mostrei o Iphone para uma amigavque usa o V3 até hj e segundo ela não trocaria nunca pois não usa nada além do telefone ! Outros virão ? Com certeza mas hj no quesito usabilidade ele e rei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.