Internet Banking no celular: Você confia?

Nesta semana o site Unwiredview abordou uma interessante questão sobre a segurança nas operações bancárias feitas nos aparelhos celulares e a desconfiança dos consumidores neste tipo de serviço. De acordo com um relatório recentemente publicado os consumidores estão tem muito receio de utilizar os celulares para operações bancárias, sendo que 73% dos consumidores que fizeram parte do estudo temiam que hackers pudessem acessar remotamente seus aparelhos. Os consumidores também apresentaram uma grande preocupação com relação ao acesso de informações por terceiros via WiFi, bem como na perda ou roubo do aparelho.

Aparentemente a conveniência do uso do celular parece não valer o risco que as operações podem trazer aos consumidores. Eu particularmente nunca passei de algumas pequenas consultas em meu banco, e normalmente me sinto mais seguro com as soluções desenvolvidas para a utilização nos celulares e notebooks. Será que realmente vale a pena utilizar o internet banking com o celular? Você confia neste tipo de serviço? Mande sua opinião e comente sobre suas experiências de uso!

Powered by Qumana

16 comentários em “Internet Banking no celular: Você confia?

  1. Eu sinceramente já precisei acessar minha conta pelo celular e nunca consegui. E confio sim. Faço 90% do meu serviço bancário pela internet e com o celular seria um pouco mais de conforto.

    Quando tento acessar o site do HSBC pelo browser padrão do N95 ele fala que o browser é muito antigo e não-compatível com o site, uma pena.

    Pelo menu da Claro não há opção para o HSBC. Então estou no aguardo.

  2. Confio sim, utilizo celular pra pagar contas, consultar o extrato da conta, fazer transferencias. Só vou ao banco qnd preciso sacar dinheiro mesmo. Axo o serviço mto confiavel, tanto que aqui em casa meu pai tb utiliza o celular para efetuar todas as operações.

    Abraços e feliz ano novo

    Aahh utilizamos o Banco do Brasil

  3. Olá Rodrigo, blz?
    Sou analista de sistemas do Banco Itaù, e tanto por ser um desenvolvedor como por ser usuário assíduo de serviços móveis, sei que no Brasil, dificilmente teriamos hj em dia alguem apto a cometer um crime deste nivel, devido ao sistema elevado de segurança tanto do ambiente bancário nacional quanto dos dispositivos que utilizamos. Utilizo um N95 para fazer muitas operações pelo bankline do Itaú, o site é totalmente compátivel com o dispositivo e oferece os mesmos serviços que a versão completa.
    Acaba sendo mais economico que o bankfone, devido ao plano dados ilimitado, e tão útil quanto a versão web comum.

  4. Uso direto o meu N82 para acessar o Banco Do Brasil pelo Menu da Oi. Celular na verdade apenas vejo o saldo em conta. Pagamentos, recargas, transferências eu costumo fazer pelo meu computador devido ao teclado. Confio totalmente e acho muito mais perigoso ser abordado e seguido na porta de um banco.

  5. Eu confio,
    No meu antigo N73 fazia quase tudo no internet bank do BB, mas agora estou estranhando as limitações que foram impostas para o iPhone.

    Abraços..

  6. Náo só confio, como uso e muito.

    Acesso minha conta do Banco Real utilizando um aplicativo client Java disponibilizado pelo banco.

    Faço consultas, transferências, DOC e já fiz até empréstimo pelo celular.

    Também trabalho nesta área, estou em uma área de Mobile Payment, e posso assegurar que o celular é tão seguro quanto a Internet, em ambos os casos, só depende de quem está usando tomar as precauções necessárias.

  7. Ola, utilizo a mais de um ano, faço várias transferências por dia com o N95 no Banco Itaú, confio bastante no sistema e acho o celular mais seguro que o PC.
    Abraços

  8. Uso muito o do bradesco. Sou cliente do itau mas nao uso. O pessoal ai de cima que usa o Itau no n95 acessa por qual endereço ?

  9. Sou Analista de Sistemas e já utilizei o do Banco Real e confio.
    A segurança do aplicativo é boa. Agora se fosse usar pelo browser do celular eu já não sei, mas de qualquer forma seria mais seguro do que no PC.
    Abraços.

  10. Olá pessoal,

    Utilizo o mobile banking do Real (Java) e Bradesco (WAP) mas somente em casos onde não posso ir ao PC em casa.
    Por precaução.

  11. Eu confio, mas recentemente tive de resolver um problema no computador de um amigo e no meu com certificados falsos para o Banco Real e Banco do Brasil. As formas de adquirir dados estão se tornando muito sofisticados. Não uso o celular pois não saberia ainda identificar o que é falso e o que é verdadeiro num site pelo celular. Aquela história do cadeado, já era, pois se realmente existe um certificado, vamos ter de analisar cuidadosamente os dados do certificado. Fiquem atentos e sigam a premissa de que banco não pede senha do cartão ou todas as senhas possíveis.
    Abraço,
    Juliano

  12. Não, através do menu da Tim o Unibanco indica que a operadora não tem acordo com o banco, só a Tim, Vivo, BrT e Claro (Sim, eu não escrevi errado)

    E o BB não dá por que minha conta é CNPJ então nada feito. O negócio é AcerOne + Bluetooth + 3G

  13. Pessoal

    Sou pesquisadora na área de comportamento do consumidor e estou procurando usuários do mobile banking para uma entrevista que compõem minha dissertação de mestrado, se puderem me ajudar, meu e-mail é sara.pavarini@hotmail.com

    Desde já agradeço a colaboração.
    Sara

  14. Oi,
    Alguém sabe se é perigoso, ao acessar o bankfone, que alguém da operadora de celular veja os caracteres que você digitou e descubra a senha da sua conta?
    E em telefones comuns, na empresa por exemplo? A área de tecnologia, consegue verificar na lista de chamadas do seu ramal que você ligou para o bankfone e pegar a senha que você digitou em seguida, apos o número de agência e conta?
    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.