Claro 3G: O curioso caso da alta velocidade

Depois de passar 12 meses com grandes dificuldades de conexão, sendo que durante aproximadamente 6 meses deste período com um excelente suporte e o mesmo tempo sem qualquer ajuda da operadora, decidi cancelar o meu contrato da internet móvel via rede 3G com a Claro. Pouco tempo depois da rescisão do contrato a operadora encaminhou um chip com conexão gratuita por dois meses para testes, e caso fosse de meu interesse, a assinatura de um novo contrato.

Na sexta-feira pela manhã eu recebi um telefonema da operadora que queria fazer uma visita em minha casa para verificar qual seria o problema existente em minha região, mas como eu estava de saída para a Campus Party, a avaliação de minha linha pela operadora ficou para segunda-feira. Hoje eu resolvi pela primeira vez testar o novo chip no meu modem para avaliar como estava o serviço antes do pessoal da engenharia da Claro chegar em minha casa, quando fui surpreendido com estes curiosos e incríveis resultados!!

Entretanto a alegria durou alguns poucos minutos, e logo minha conexão voltou ao resultado normalmente encontrado durante os últimos meses, como podemos ver nos testes abaixo:

Na verdade o problema é simples, são muitos usuários para cada uma das antenas disponíveis, e quando vários deles requisitam o serviço ao mesmo tempo a velocidade de todos cai e a rede fica instável. Infelizmente a expansão da rede 3G não está conseguindo acompanhar a venda do serviço, e com mais novos usuários a cada dia a velocidade e estabilidade da conexão deve piorar.

Hoje a rede 3G deve ser encarada como um serviço para ser utilizado em celulares para pequenas consultas, e-mail e twitter, e não como um substituto da internet via cabo, por mais que muitos vendedores demonstrem que a troca da internet fixa pela rede 3G é possível. Usando a rede 3G como backup de minha conexão principal e / ou na estrada, não tenho nenhuma decepção com o serviço, pois minhas espectativas são baixas e o uso é ocasional (somente em situações de emergência ou na falta de outra opção), e nestes casos, mesmo com o serviço lento, o que importa é ter a rede disponível.

Ainda tenho 2 meses de serviço para testar o máximo que puder, mas não acredito que neste prazo a operadora resolva um problema que já se arrasta por quase 12 meses, mas como dizem, a esperança é a última que morre!

2 comentários em “Claro 3G: O curioso caso da alta velocidade

  1. Simplismente uma sacanagem oq a claro fez com vc…e principalmente com os outros cliente que passam pelo que você passou e passa.
    Sabe por que lhe digo isso Rodrigo… pq oq ela lhe enviou não foi um sincard comum como igual ao que vc tinha antes, e sim um sincard com configuração de teste por isso você conseguiu essas taxas, caso contrario vc só conseguiria taxas medias de até 1.2mb.
    Agora como vc é uma pessoa de renome no mundo virtual lhe “presentearam” com o santo grau das comunicações um sincard de teste que pode baixar ao limite da rede, vamos supor que o site que chega na sua casa tenha um link de 4 ou 6 mb … se vocês estiver sozinho na rede vai sugar tudo pra vc desde q claro seu modem ou telefone 3G suporte.
    Seu modem não sei mas os nokias só pegam 3.5mb se não me falhe a memoria.
    Agora achei pura sacanagem eles terem mandado isso pora você pois só vai maquiar o problema pro resto de brasil… tipo se vc dizer que é bom vai influenciar muitas pessoas.. assim como vc ter dito que era ruim concerteza influenciou.
    Isso que eles estão fazendo de lhe enviar uma equipe de “drive test” (como é chamada a equipe que resolve os problemas de clientes deste tipo de caso) agora devia ter sido feita ainda naquela epoca q lhe disse que vc deveria questionar quantas pessoas estavam penduras no mesmo setor do site (antena da claro) que cobre a sua região. mas na epoca ninguém se importou com vc … foi só você falar mal que resolveram lhe dar atenção rapidinho e pior sem mesmo precisar passar pelo …disk 1….disk 34 …disk 34234… não foi possivel atender o senhor no momento…tu…tu..tu..tu….
    Agora vem a pergutna aderadora…será que para resolvermos algo nesse pais todos deveremos criar um blog também ???

  2. Oi Rodrigo, tudo bem? Vamos ver como as coisas vão andar, mas acredito que nem com o blog as coisas serão fáceis! Após um breve momento de alta velocidade a conexão voltou a apresentar graves problemas e o chip enviado pela operadora não fez diferença nenhuma. Como sempre temos espaço aqui no blog para ouvirmos as experiências dos outros usuários, se as coisas não melhoram todos indicam o problema, logo, não adianta resolver o problema de um único usuário.

    Vamos ver se as coisas melhoram, mas não me pareceu ser tão fácil chegar em uma solução definitiva, já que agora até o sinal do celular está apresentando quedas e falhas de sinal até para voz.

    Não vou ser um cliente muito fácil, pois tenho dois chips, e os problemas devem ser resolvidos de forma simultânea! Vamos esperar para ver!! Um Abraço!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.