Mobilidade e internet móvel: qual é realmente a melhor opção?

twotablets

No início do próximo mês estarei fora da cidade em um evento onde participarei de palestras durante o dia todo, deste modo, comecei a avaliar qual seria o melhor kit para trabalhar com a internet neste evento. O Macbook (ou qualquer outro Notebook) com sua autonomia de 2 horas e meia não seria suficiente para suportar o trabalho do dia inteiro, e provavelmente me deixaria na mão ainda na primeira parte da manhã, o que torna esta opção totalmente inviável, tendo em vista o fato de que não terei tomadas de energia por perto durante o evento.

Minha segunda opção pelo tamanho de sua tela seria a utilização do iPod Touch, entretanto a impossibilidade de navegar em alguns tipos de página e a dificuldade de copiar e colar imagens acabaram deixando esta opção fora de questão. Sem contar que, como não posso utilizar o teclado bluetooth neste dispositivo, nem transferir fotos do meu E71 e Canon SX10 IS, as coisas também ficam muito difíceis com o aparelho da Apple. Parece que com o iPod Touch eu teria que fazer muitas gambiarras e instalar um monte de programas, e mesmo assim ainda faltariam recursos básicos.

O E71 seria uma opção interessante pela grande durabilidade de sua bateria, teclado QWERTY ou bluetooth, entretanto também perde com a incompatibilidade com algumas páginas da internet (mesmo com o Skyfire) e sua tela reduzida, que em um dia inteiro de trabalho seria inviável.

No final das contas restaram apenas três equipamentos em minha lista, um Netbook Eee, que provavelmente sofreria do mesmo problema de energia do notebook, seu irmão mais velho, e os dois aparelhos da Nokia denominados como Internet Tablet, o N800 e o N810. O N800 está com um preço excelente (R$799,00) tem uma grande tela, um ótimo navegador web e muitos recursos interessantes, contando com dois slots para cartões de memória e uma bateria para 4 horas de trabalho com o WiFi ligado, ou seja, com bluetooth ou cabo com modem deve durar um tempo ainda maior! O segundo aparelho, o N810 tem como diferenças um tamanho um pouco mais compacto com acabamento em metal, uma memória interna de 2GB e um Slot para cartão de memória, um GPS (que provavelmente eu não vou usar – apesar da tela grande), um pequeno teclado QWERTY slider e uma tela que funciona muito melhor em ambientes ensolarados. Segundo as informações que eu encontrei até o momento a autonomia da bateria é a mesma do outro aparelho, e o preço pelo modelo mais moderno e com a dupla GPS + teclado fica em torno de R$ 1.499,00.

Veja as diferenças entre os aparelhos encontradas neste site:

Nokia N800:
– Cheaper ($250)
– Larger
– Half plastic design
– Tablet OS2007
– Opera-based web browser
– Swivel camera
– No built-in GPS
– No hardware keyboard
– Mini USB connector
– One internal SDHC card slot
– One external SDHC card slot

Nokia N810:
– Pricier ($450)
– Smaller
– Full metal über hotness
– Tablet OS2008
– Mozilla-based web browser
– Front camera
– Built-in GPS
– Sweet hardware keyboard
– Micro USB connector
– 2 GB of internal storage
– One external Mini SDHC card slot

Alguém tem alguma experiência ou ideia para ajudar na escolha? Preciso de um aparelho para navegar na internet por longos períodos (a tela não pode ser muito pequena) com uma grande autonomia de bateria pois não terei tomadas por perto, com slot para cartões de memória para transferir as fotos da câmera Canon para a Web , Bluetooth, WiFi , que seja compacto e com um preço inferior a 1.5oo,00 (preferencialmente até 1.000,00). Por hora vou continuar com as pesquisas!!

21 comentários em “Mobilidade e internet móvel: qual é realmente a melhor opção?

  1. Toledo,

    Eu estou com um N800 desde terça. Bom, primeiro que o preço Brasil do N800 é realmente excelente. 760, se pagar a vista.

    O hardware básico (entenda, processador, memória, frequência de operação) é idêntico. O teclado real é interessante, até porque o virtual (fácil e bom de usar) acaba encobrindo a tela. Mas, você já tem um teclado externo bluetooth, poderia usá-lo. O pouco que usei do teclado virtual me deu uma boa impressão. Não achei ruim.

    O GPS pode ser legal, mas não terá o software com mapas sem pagar por isso. Como vai ter que andar com o seu E71 (telefone!), ele pode prover o GPS, ou pode usar via bluetooth o GPS (extGPS).

    O OS2008 você instala após um download de 132MB. Tudo suportado pela Nokia e NSU.

    Pra fechar, você preferiria dois slots de cartão ou um slot mais 2GB fixo ? 😉

    No fundo, não vi muita vantagem real e resolvi pagar pouco. Ainda nem usei direito mas gostei muito de ele ser muito esperto no WiFi (conectou em tudo que precisei com poucas perguntas) e de ser Linux (encontro assim minhas coisas costumeiras de desktop Linux).

    Pra comprar fora, acho que compraria o N810, já que o preço ficaria perto do valor do N800 aqui. Pra comprar aqui, ficaria com o N800 mesmo, já que o N810 é previsto chegar com valores por volta de uns 1400.

    Abraços !

    Marcelo Barros

    Um review do meu amigo Mauro:
    http://mauromartins.wordpress.com/2009/02/02/n800-teclado-usb-mini-desktop/

  2. Oi Rodrigo,

    Achei baixa a altonomia de 4 horas do n800, para um equipamento com suas limitações, muito baixa. A minha sugestão é que vc use um netbook com bateria de 6 células. Tenho um acer aspire one A150 que vem com essa bateria, e a altonomia com o wifi ligado chega a ser superior a 5 horas. Alem disso ele vem com 160 gb de hd e pesa pouco mais de 1 quilo. O preço dele foi 1350 aqui em BH.

  3. Rodrigo, eu acho que um Asus Eee PC 1000H seria ideal. Ele tem tela de 10 polegadas, pesa 1.5 kg, Bluetooth, WiFi, entrada para cartão SD… O melhor de tudo: a bateria dura 4 horas e meia brincando, com o uso de WiFi. Você deve achar por menos de 1500 reais. Minha namorada comprou um aqui em BSB por 1350 na semana passada.

  4. Rodrigo, cara vc tá melhor ? Tenho a certeza que sim. Esta é a primeira vez que escrevo no teu site, mas quero que saibas que todos os dias navego nele desde a sua formação, para me actualizar, The Best parabens !! Estou em Portugal e ainda tenho um N80 ehehehe tem tudo que todos os outros têm e funciona 5 estrelas, mas está na hora de ir para o E71 sem dúvida. Agora em relação á tua pergunta, recomendo o Asus Eeepc 1000H sem pestanejar, tenho um e a bateria dura conforme é anunciado pela asus ! ou qualquer outro netbook com duas baterias ou seja uma extra … Abraço e continua … JSilva

  5. Tenho o N810 e é o meu equipamento favorito. Mas para o seu uso, cåmera de fotos, etc, acho que não irá te atender. Uso meu N810 para praticamente tudo: twitter, web, e.mail, podcast, docs, excel, fotos, videos (somente visualizacao, upload de youtube, RSS, upload de blog, müsicas, enfim, tudo para minha utilizaçäo pessoal e de lazer. E estou muito satisfeito.
    Abraço,
    Rodrigo Rezende

  6. Rodrigo,
    Tenho um notebook hp e um netbook aee, depois que comprei o N800 numa promoção da Telefônica, nunca mais sai com outro equipamento pra rua; que acaba formando um trio perfeito com meu N95 8GB e o teclado bluetooth da Nokia. Não tenho o que reclamar quanto a autonomia, pois vc pode usar a net através do BT e poupar mais tempo. Porém, vai uma advertência, apesar de possuir 2 slots de cartão (pelo eu até agora), não consigui instalar programa algum nos cartões, apenas na memória interna(que é pequena); sendo assim, se sua intenção é instalar bastante aplicativos deixo a dica, compre o N810 que possui 2GB de memória interna.
    Abraços…

  7. Pelo que eu tinha ouvido falar o N800 e o N810 sairam de linha nos EUA e Europa… por isso os bons preços locais. Sempre achei que estes aparelhos estivessem muito no meio do caminho… o que acaba não resolvendo uma questão como a sua.
    Eu pessoalmente trabalharia com um Notebook… mas se você quer mais portabilidade talvez um NETbook.
    Ainda não temos no Brasil, mas já que você considera usar um sistema Windows (a menos que usasse o Linux no Netbook), eu acredito que a melhor alternativa seja o VAIO P. – meu problema com ele seria deixar o OS X.

  8. Oi Rafael!! A minha intenção é um aparelho com um preço baixo e uma autonomia alta, somente para internet mesmo! A idéia de poder fazer os posts do blog em qualquer lugar subindo ou copiando fotos da net, ler rss e responder aos meus e-mails. Por isso pensei em comprar o N800 ou N810. O N800 está 799,00 de deve sair à vista até uns 650,00 o que faz valer mais a pena do que um Netbook, apesar das limitações, pois acaba ganhando na vida da bateria. Vou tentar testar os aparelhos hoje! Um Abraço!

  9. Bem que eu queria um Acer ou um Asus, mas acaba passando um pouco da minha ideia de gasto e dependendo do modelo fico com o problema do consumo da bateria. Mas também vou procurar um pouco! Um Abraço!!

  10. Obrigado por ler o blog e pela dica JSilva!! Eu queria gastar bem pouco, pois acabei de comprar a Canon SX10 IS, por este motivo comecei a pensar no N80o / N810. Hoje vou testar para ver se atende às minhas necesidades! Um Abração!!

  11. Eu creio que a melhor opção no seu caso, é o notebook Asus Eee PC 1000H.
    É claro que o N800 tem uma maior durabilidade na bateria, mas o que você demoraria 10 minutos para fazer no Asus, no N800 você iria gastar 15 minutos (por exemplo).

    Então eu axo que você será mais eficiente no Asus, e poderá alternar com o E71 e o teclado Bluetooth, para poder durar mais a bateria do Asus.

  12. Bom… eu acho que este aparelho vai ficar sobrando na sua prateleira depois. E digo isso por que eu já me encantei e desencatei várias vezes pelo N800/N810. Eu tenho o mesmo dilema com o iPod Touch. Estou pensando em guardar o dinheiro deste para incluir no VaioP (USD 900, lá fora).
    Mas ainda tem o E71 para ser comprado antes… abraço!

  13. Shalom, Rodrigo
    Tive uma ideia ! Tenta um patrocinio de uma marca de notebook ou de uma casa de venda de notebooks ou outra coisa que tenhas em mente e usa no dia D faz um review ao que usares e fica toda gente a ganhar, nós com o teu artigo, tu que acabas por ter algo para usar e a marca e a loja com a prespectiva de possiveis vendas ! Que tal !
    Abraço from Portugal
    jSilva

  14. Caro Rodrigo,

    Não sei se o N800 atenderia à todas suas necessidades, mas é um ótimo aparelho. Em meu blog, muitos posts são relacionados à ele e, agora que o Marcelo Barros também comprou, iremos ter muito material sobre ele em português.

    Bom, outros pontos positivos do N800:
    – A sua entrada USB pode ligar periféricos. Com um adaptador USB Macho-Macho, ou mesmo uma adaptação manual, como a que eu fiz, com um USB mini e um fêmea, você poderá ligar periféricos USB nele, inclusive leitor de cartões (caso a câmera tenha outro padrão não USB), teclados (como eu fiz no link que o Marcelo Barros colou aqui) e pendrives.
    – A autonomia é ótima, você pode usar a net pelo BT que vai aaumentar ainda mais a bateria, e o seu teclado Nokia BT também será compatível;
    – A bateria é a mesma de celulares como o E62 (BP-5L). A primeira vez que encontrei seu blog, a uns anos atrás, foi procurando dicas para este celular, e, se você ainda o tiver, poderá utilizar a sua bateria para duplicar a autonomia! E o carregador é o mesmo do E71, então é algo a menos a se carregar.

    Hoje este é o meu kit escolar (N800+E71+Teclado USB) e não sinto nenhuma falta de meu netbook. Até o OpenOffice eu consegui instalar no mesmo (é lento para abrir, mas depois funciona normalmente).

    Para o amigo Wlaudson Brito: É possível instalar programas no cartão. É necessário a clonagem do sistema operacional para um cartão de memória e depois o boot pelo mesmo. Hoje eu tenho 4gb para instalação de programas, suficiente para a instalação de todos os programas disponíveis no repositório do Maemo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.