Fairshare: Uma ferramenta para saber quem está utilizando o seu conteúdo do seu blog

Nesta semana eu recebi um e-mail do meu amigo virtual Cláudio Martinez do AllGSM informando que havia encontrado um blog que estava copiando o conteúdo de várias pessoas na internet, inclusive o meu. Com dois anos de blog já encontrei centenas de cópias do meu conteúdo, e no início eu realmente ficava muito chateado cm estas coisas. Uma pequena parcela do pessoal do Xerox de conteúdo não tem a menor ideia do que está fazendo e no primeiro contato já acertam as coisas e acabam virando amigos, mas a grande maioria acaba comprando briga e arrumando confusão, pois acham que podem fazer o que bem entender na internet.

Eu sinceramente não ligo mais para estas coisas, e acredito que hoje eu só entraria em uma briga por conteúdo se um grande site ou portal utilizasse meu conteúdo sem informar os devidos créditos. Na minha opinião este tipo de blog termina com poucos visitantes e na maioria das vezes é deletado pelo próprio autor por falta de estímulo para continuar escrevendo. Um leitor quando procura um determinado assunto na internet visita vários endereços, e geralmente as cópias ficam com uma posição muito pior do que os originais nos resultados dos buscadores, com pouca ou nenhuma relevância.

Por uma coincidência eu encontrei um post no blog do Tiago Dória sobre o Fairshare que ajuda você a rastrear o conteúdo do seu blog pela internet e saber como e por quem ele está sendo utilizado, sendo que o mais interessante é o fato de que o mesmo envia as informações sobre as cópias dos textos por meio de RSS.

Logo nas primeiras horas de uso apareceram os sites http://universonokia.blogspot.com/ e http://lifemobile.wordpress.com/. Será que ao lerem este post eles colocarão os links da fonte nos posts? Na verdade eu ainda prefiro ser copiado por um grande portal, pois ai sim a brincadeira seria muito mais interessante!!

16 comentários em “Fairshare: Uma ferramenta para saber quem está utilizando o seu conteúdo do seu blog

  1. Fala Rodrigo.
    Blz?

    Estou comentando no seu post apenas para deixar bem claro que não copio descaradamente o conteúdo do seu blog e jogo no meu.

    Pego informação no seu blog, e em vários outros. Seleciono o que há de melhor em cada blog e coloco no meu. Quando copio a informação na integra, sempre coloco a fonte.

    Tento sempre colocar mais conteúdo(vídeo/foto/site) nas informações que pego.

    Meu blog não tem a intenção de fazer frente ao seu e nem ao de ninguém. É apenas um trabalho de faculdade e não tem o intuito de ser um blog profissional.

    Abraço.
    Gustavo Espósito.

    1. Opa Gustavo!! Pelo visto então você faz parte do primeiro grupo de pessoas com boas intenções!! Na verdade o ideia é sempre colocar a fonte, mesmo que seja uma forma de inspiração para o texto escrito no blog. Veja que mesmo quando modifico o texto por completo e coloco vários comentários procuro sempre dizer de onde surgiu a informação que me levou a escrever o post. Obrigado pelo contato e um grande Abraço!!!

      P.S.: Se precisar de alguma ajuda é só falar!!

  2. Ola, este é o famoso pessoal do “control C control V” chega a ser ridículo, além do conteúdo, até as imagens são chupadas. As vezes até no meu comentário coloco a fonte…

    abraços

  3. Olá Rodrigo.

    Interessante seu post pois reflete bem a realidade desses verdadeiros “chopins” de conteúdo alheio.

    A propósito, coisa de um mes atrás, mandei um e-mail ao Ramalho perguntando o motivo dele estar de uns meses para cá postando pouco. Sabe a resposta? ” Prezado amigo, o blog é hobby, não vivo disso. Porém me recuso a copiar conteúdos e quando isso acontece o crédito vai junto. Procuro postar matérias inéditas, etc.”

    Infelizmente com raríssimas e honrosas exceções, como Ramalho e você, a net está entupida de blogs sanguesugas, um chupando o outro. Ponto para você e o Ramalho. Quanto à briga de conteúdo com um grande portal, hummm, interessante mesmo! Estamos aí, ‘colega’. Rsssss.

    Abração.

  4. Só falta eles copiarem até os nossos comentários… hehehehehe

    Se tiver algum “Diego Gama” comentando nesses blogs, não fui eu!!
    😀

  5. não seja por isso Diego, o cara do universonokia copia ate minha opinião particular e coloca como se fosse dele heheheh, fazer o que nê!

    O Outro é esse cara do lifemobile ai ta copiando minhas matérias e opiniões e depois vem com esse papo furado ai em cima, para de querer andar com as pernas dos outros e comece a criar meu camarada, e o pior de tudo é que ele nem pra colocar a fonte verdadeira de onde ele copiou ou seja do meu blog, do Rodrigo e de outros ele simplesmente coloca a fonte de onde nos tivemos todo o trabalho de traduzir a adaptar para português.

    toma vergonha na cara Gustavo se isso não é copiar descaradamente então não sei o que puff!!

  6. Rodrigo eu queria saber onde foi que ele colocou a fonte da noticia? pois pelo que eu vi la, a única fonte que ele cita é de onde nos traduzimos a matéria e não de onde ele copiou, no caso do nosso blog, então acho que ele faz parte é do segundo grupo mesmo

  7. Rodrigo peço que desconsidere as mensagens acima, pois falei com ele e como todo novato na arte de blogar, ele só precisa de uma orientação pois não fez por mal.
    Gustavo se leu os comentários acima peço que não leve em consideração pois eu estava meio exaltado com essa situação toda e respondi com a emoção ao invés da razão. Peço desculpas a você ao Rodrigo e aos outros leitores do blog.

  8. Muito boa essa dica!

    Já peguei um post meu em que eu falava da minha empresa e que o cara copiou tudo, inclusive isso. Queria saber se ele virou meu sócio. Quem sabe eu não tenho agora alguém para dividir os prejuízos, hahahahaha!

    Já estou acompanhando os peixes-piloto do meu blog também, hehehe.

    Valeu pela dica Rodrigo e Martinez!

  9. Primeiramente um abraço para meu amigo Kiko. Rodrigo, a você só tenho a agradecer. Uma das coisas que mais desmotiva qualquer blogueiro é a copy & paste. Motivo do qual me afastei de toda e qualquer comunidade do Orkut. Meu blog surgiu com a idéia de relembrar a programação em asp, tanto que acredito que você Rodrigo ainda lembra dele quando era na cor verde. Mesmo nesta época sempre cuidar em citar a fonte original do texto e respeitar o verdadeiro autor.
    Infelizmente é algo que não podemos evitar. Mas notei que 80% destes que só copiam, deixam de existir após 6 meses.

    Um abraço a todos.

  10. Rodrigo,

    Essa é adura realidade paea quem produz blog com material inédito e de qualidade. A sorte é que a maioria dos leitores acabam descobrindo quem pensa e quem copia. Até foto minh de qualidade inferior já foi copiada…

    Vamos seguindo nesse mar sem ética nem com o colega blogueiro nem com o leitor onde muitos só querem saber o que o adsense vai dar independente do que fazem…

    Um abraço

  11. Caro Rodrigo,

    Leio (na medida do possível) o seu, e vários outros Blogs que falam sobre tecnologia, smartphones, Nokia e etc.
    E sempre que uma matéria é interessante, (como na maioria das vezes, as matérias do seu blog) eu adiciono ao meu, porém SEMPRE coloco as fontes, pois não fui eu quem escreveu a matéria. Me baseio no mesmo princípio de um trabalho escolar ou de uma faculdade, o final da pesquisa deve-se colocar as fontes consultadas.
    A internet é uma ferramenta de trabalho para muitos, e um terrítório livre, porém deve ser usado com respeito e os créditos sempre devem ser dados ás pessoas que postam as informações.
    Por isto continuarei a copiar seu conteúdo e de outros blogs, e continuarei também a colocar as fontes de consulta, pesquisa e etc.
    Sem xupim é uma coisa, e ser pesquisador e compartilhador é outra.
    Abs.
    Júlio Saggiomo

  12. Eu que após muito tempo só lendo e aprendendo, e as vezes ajudando em alguns blogs, como o extinto Nlog95, nesse ano resolvi criar coragem e criar o meu…. não nego, pra uso próprio mesmo, pra reunir em um só lugar, o que acho de interessante, e tb pra colocar minhas opniões, minhas vivências, e como eu disse o que eu “garimpo” pela NET… mas nunca, quis tomar uma idéia de alguem e estufar o peito e dizer: FUI EU QUE CRIEI!!!, as vezes refaço o mesmo post 2 ou 4 vezes pra ter certeza que ficou claro de onde veio a inspiração… e pra falar a verdade tenho é orgulho de citar a fonte… pois sei que é de um grande amigo virtual, que é assim que cosidero os blogs que mais visito, que sem puxar o saco de ninguem é o do Rodrigo e o do Ramalho…. se procurarem sempre irão ver um comentário meu nesses 2 blogs, acho até que escrevo mais neles do que no meu mesmo kkkkk…
    Um grande abraço a todos e vamos que vamos remando contra a maré nesse mar citado pelo outro Rodrigo 2 post’s acima…

  13. Muito legal este “dedo-duro”!! Descobri que tem blogs chupinhando conteúdo do meu blog… é ruim e bom… O ruim é que copiam e não dão o crédito… o bom é que se estão copiando, é porque acharam o conteúdo bom… hehehhe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.