Livros eletrônicos em dispositivos móveis

kindle2009_01

Eu encontrei um post no site do IDG sobre a falta de interesse da Apple no mercado de livros eletrônicos no iPhone / iPod Touch, e pensando um pouco melhor sobre o assunto percebi que os únicos livros eletrônicos que eu coloquei nos meus dispositivos móveis desde os tempos em que utilizava um Palm Pro até hoje foram a legislação brasileira completa.

Será que realmente vale a pena investir neste mercado de livros eletrônicos? Acho que em telas pequenas a leitura não é muito agradável, e não deve passar de algumas consultas rápidas, já em um aparelho como o Kindle da Amazon as coisas podem ser muito melhores!! O que você
acha dos livros eletrônicos no iPhone / iPod Touch, Nokia 5800 e N95?

14 comentários em “Livros eletrônicos em dispositivos móveis

  1. Olá Rodrigo!!!

    Concordo com você, é complicado ler continuamente pelo celular ou PDA…qual o tamanho da tela do Kindle?

    Ah, e você pode indicar onde conseguiu a legislação em e-book? É atualizado, fonte oficial?

    Outra coisa, tenho um teclado bluetooth da MSI, o BK100 (comprado no ebay). Você poderia me ajudar informando como faço para instalar os drivers dele no meu N810?

    Muito obrigado desde já, desculpe por tantas perguntas, hehe…Abração!!

  2. Boa Tarde!
    Eu particularmente não gosto não pelo motivo exposto.
    A tela muito pequena e a luz apagando toda hora(N95) é um saco.Bem mais interessante e eu já experimentei são os A.book,cito os do Carlos Morimoto do GHD press blog.
    São excelentes experimente e faça um post a respeito.
    Um abraço!

  3. Rodrigo, há anos uso o Mobipocket ebook Reader (http://www.mobipocket.com/en/downloadsoft/productdetailsreader.asp) no meu celular. Primeiro no N80 e, agora, no N82. Eu não só uso o celular como e-book, mas uso muito! Fiel escudeiro nas minhas idas e vindas do trabalho, milhares de páginas já foram lidas nos trilhos do metrô carioca. Eu acho que há mercado sim. Só não sei se é para todo mundo ou para quem, como eu, adora livros, adora tecnologia, e acha que todos os meios valem a pena. Não deixo de comprar os livros em papel, principalmente os que quero ter para revisitar. A televisão de papel, ou seja, best-sellers, livros de jornada nas estrelas e afins, esses eu guardo em bytes. Se assim não fosse, não haveria lugar no mundo para arquivar tanto papel.
    Abraços!

  4. Pelo tamanho e preço do Kindle, eu prefiro ler o livro no formato tradicional mesmo, já nos aparelhos citados a tele pequena me cansaria a visão bem rápido, se ainda fosse no N810 vá la.

  5. Claudio, estes aparelhos não cansam a vista pois não emitem luz. Usam a tecnologia e-ink.

    Rodrigo, recentemente a Amazon lançou toda a biblioteca do Kindle na appStore. Infelizmente, como não tenho uma conta americana, eu não pude verificar este lançamento.

  6. Eu tenho um ipod touch e uso um programa chamado Stanza o qual eu baixei da apple store de graça.Através desse programa vc baixa livros grátis ou pagos que podem ser lidos no Ipod touch.O Stanza tem vários recursos.Ele lê vários formatos,pdf pdb,etc.Vc pode até transferir seus arquivos em pdf para ler no Ipod Touch usando o Stanza.Para mim a leitura na tela é confortável.Eu recomendo.

  7. Eu adquiri recentemente um Nokia E61 e instalei o QReader nele. Só depois de uns dias, descobri que posso selecionar a cor de fundo no padrão RGB. Ele deve rodar em todos os SmartPhones da Nokia. Quando preciso de um livro, eu baixo ele, converto em .txt e envio ele via cabo USB para o celular. O QReader permite que eu configure tudo, até o tempo de desligar o backlight.

    Antes eu colocava num Zire21 que nem backlight tinha.

    Pra leitura ficar boa, só com bons softwares, como o QReader, que permitem que você escolha cores de fundo, fontes, etc.

  8. De fato, eu sou um caso à parte!
    Li livros da Agatha Christie mês passado e 90% da leitura foi no celular! Qual? E71 usando o QuickOffice ainda!

    Sei lá… talvez o livro é tão bom que a gente esquece que ta lendo naquela telinha! haha

    Mas, não! Não vejo problemas pra ler em um iPhone ou similares ;D

  9. Olá Rodrigo.

    Leio diversos livros de ficção científica na telinha do N95. Acho muito prático, mas para isso tenho que estar parado em um local movel, serve mesa do trabalho, banheiro, cama e até no metro. No ônibus, não é possível pois em certos momentos a tremedeira do carro não deixa vc compreender o que está escrito, e muito menos aquele “mano” encarando o celular.

    Abraços

  10. Minha linha de evolução: antes gastava tubos de grana em livros; depois passei a gastar com impressão dos livros que baixava pela internet; agora: simplesmente leio direto no celular.
    E ainda é infinitamente melhor de manusear enquanto leio na cama. Viro as páginas num toquezinho. Nâo tem posição desconfortável…
    Como consegui sobreviver até hj sem ele?!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.